TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Operações E Logística

Trabalho Universitário: Gestão De Operações E Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2013  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  1.683 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1

1)Quatro características nos permitem diferenciar os serviços dos produtos: intangibilidade, inseparabilidade, heterogeneidade e simultaneidade. Explique o que significa cada uma destas características.

Intangibilidade: A intangibilidade não é um modificador, é um estado. Um serviço é uma experiência, não pode ser tocado, nem saboreado e tampouco testado. Por isso, o serviço é uma entidade que não pode ser facilmente definida, formulada ou alcançada mentalmente;

Inseparabilidade: Não há independência entre servidores (quem fornece o serviço) e o serviço prestado, sendo eles pessoas ou equipamentos. A presença do fornecedor do serviço é inevitável. Por exemplo, um corte de cabelo exige a presença do(a) cabeleireiro(a);

Heterogeneidade: A heterogeneidade do serviço resulta no alto grau de variabilidade que o caracteriza. Isto ocorre em virtude da ligação à pessoa do fornecedor, bem como à pessoa do cliente, ao local e tempo. Depende de quem, quando, onde e como são providos os serviços. A ideia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes.

Simultaneidade: são os serviços criados e consumidos no mesmo momento, podem ter variações de um consumidor para o outro, mas mantém esta característica durante todo o processo de execução. Os serviços são criados e consumidos simultaneamente.

2)O que é o “pacote de serviços”? Cite e explique as característica/fatores que o definem.

O pacote de serviços pode ser definido como um conjunto de bens e serviços que são oferecidos por uma empresa, observando que, qualquer empresa, industrial ou prestadora de serviços, produz um composto de bens e serviços que resulta um pacote oferecido pelo cliente em uma empresa de serviços.

3)A respeito das estratégias competitivas em serviço: liderança global em custos, diferenciação e focalização; responda:

a) Explique cada uma das estratégias.

Liderança global em custos – Instalações com eficiência em escala, rígido controle sobre custos e despesas gerais e de uma tecnologia inovadora.

Diferenciação – Não ignora custos, reside na criação de um serviço que é percebido como único.

Focalização – É construído a partir da ideia de satisfazer um mercado-alvo particular, tão bem quanto às necessidades especificas daqueles.

b) Cite um serviço público oferecido à sociedade e diga em qual dos tipos de estratégia ele pode se encaixar.

Cito o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, creio que a o tipo de estratégia que melhor se encaixa é Liderança global em custos.

4)Percebeu-se que o setor de serviços tem crescido na economia em função de uma série de alterações sociais. Em relação às tendências sociais em serviços, explique as mudanças ocorridas na sociedade abaixo listadas e como isso afeta o setor de serviços:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com