TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Operações E Logística I UNISUL

Monografias: Gestão De Operações E Logística I UNISUL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão de Operações e Logística I

Curso: Gestão Financeira

Professor:

Nome do aluno: Bibiane Haag

Data: 27/03/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

1. Faça uma pesquisa sobre embalagens de marketing e embalagem logística e leia o artigo "Logística reversa - Conceitos e componentes do sistema" encontrado em http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR11_0543.pdf. O artigo também está na Midiateca da disciplina. Após isso, produza um texto único, de, uma página, no qual você deverá atender aos seguintes objetivos: (3,0 pontos)

1. Identificar as características e funções das embalagens logísticas;

2. Identificar os três elementos do nível de serviços logísticos segundo Ballou;

3. Identificar as características do canal de distribuição reverso;

4. Apresente uma conclusão abordando a relação Marketing e Logística e como os programas de Gestão da Qualidade podem contribuir com as políticas ambientais.

Elabore uma dissertação com quatro parágrafos.

* No primeiro parágrafo apresente uma abordagem referente às características e funções das embalagens de marketing e das embalagens logísticas e o impacto destas últimas nos custos logísticos;

* No segundo parágrafo, apresente uma abordagem com os componentes da qualidade em serviços logísticos relacionados com o canal de distribuição reverso;

* No terceiro parágrafo, identifique os ganhos que a empresa pode obter no momento em que o Marketing interage com a Logística reversa;

* No quarto parágrafo, apresente a sua conclusão abordando a relação Marketing e Logística e como os programas de Gestão da Qualidade podem contribuir com as políticas ambientais.

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm e veja como realizar citações e referências.

Como características, as embalagens de marketing devem ter apelo de mercado, já que estão em contato direto com o consumidor final, trazer informações sobre o produto, utilizando-se de símbolos, impressões, cores, e oferecer boa acomodação nas prateleiras dos varejistas. Possuem como função proteger e conservar os produtos, além de promover e estimular sua venda, trazendo informações a respeito das características e atributos do produto assim como transmitir a imagem da empresa. Já as embalagens de logística, têm como características a facilidade de identificação do conteúdo, a facilidade de manuseio e unitização, além de resistência mecânica que seja compatível com as operações logísticas. Possuem como função a proteção, possibilitando o manuseio do produto até o consumidor final sem que ocorram danos na embalagem e/ou produto, além de aperfeiçoar a operação de movimentação e armazenamento. Embalagens de logística através da unitização ou agrupamento, diminuem o espaço físico necessário para a armazenagem, além de otimizar a operação de movimentação e transporte, diminuindo dessa forma os custos logísticos.

A qualidade em logística, ajustada pelo nível de serviço, está intimamente relacionada à logística reversa, pois o nível de serviço será medido principalmente através dos elementos de pós-transação, que irão prestar serviços de atendimento à produtos após a venda provenientes da logística reversa (principalmente aqueles ligados ao canal da logística reversa de bens de pós-vendas), que retornam para o suporte pós-vendas com defeito, para recall ou devolução, ou em forma de embalagens retornáveis.

No momento em que o marketing e a logística reversa interagem, tendo o marketing principalmente o papel de divulgação das ações da empresa em relação a logística reversa, a empresa só tem a ganhar, pois alcançará uma imagem diferenciada (imagem positiva) de ser ecologicamente correta, perante o consumidor e a sociedade, ou seja, isto trará um ganho de imagem corporativa, que por consequência trará maior aceitação de seus produtos/marca e com isso mais vendas.

A relação entre marketing e logística é uma relação de interdependência, já que o marketing depende da logística para fazer com que o produto por ele “desenvolvido” chegue a condições de uso até o consumidor, e por outro lado sem o produto do marketing, não há o que ser “entregue” pela logística. Programas de gestão da qualidade, através da norma ISSO 14000 (conjunto de normas voltadas para a gestão ambiental) podem contribuir com as políticas ambientais, já que, entre outros, a implantação da norma ISSO 14000 implica em um comprometimento da empresa em relação a legislação específica, assim como o comprometimento com a melhoria continua na área ambiental.

Referencias bibliográficas

www2.videolivraria.com.br/pdfs/20610.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/embalagens

2. Leia com atenção o estudo de caso "Indústria de confecções Zara" e em seguida responda as questões referentes ao texto.

INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES ZARA

A Zara é uma das mais dinâmicas e avançadas Empresas do ramo de vestuário na Espanha atuando na faixa dos 18-35 anos. Nos mais de vinte anos desde que foi fundada, estabeleceu instalações de tamanho ajustável na Espanha e obtenção no sudeste da Ásia e no Caribe, uma financeira na Holanda e cerca de 200 lojas na Europa e nas Américas. A posição da Zara no mercado internacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com