TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Suprimentos

Artigo: Gestão De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

Estratégia x Fórmula Habib´s

Este trabalho tem como foco demonstrar o que é Estratégia,

com base no artigo de Michael Porter, condensado de What is Strategy?,

Harvard Business Review, Novembro/Dezembro de 1996.

Analisar a estratégia do Habib´s através do artigo

“A fórmula do Habib's” (Isto É Dinheiro Nº edição: 812 | 03.MAI.13),

e traçar um paralelo entre eles.

São Paulo

2014

Índice

1. Estratégia (Michael Porter)

1.1 Eficiência Operacional não é estratégia

1.2 A estratégia depende das atividades únicas

1.3 Uma posição estratégica sustentável requer trade-offs

1.4 O que é estratégia

2. Fórmula Habib´s

2.1 Empresário Alberto Saraiva

2.2 O Habib´s

2.3 Os sete mandamentos do Habib´s

3. Traçando um paralelo entre a Estratégia (Michael Porter) e a Fórmula Habib´s

4. Conclusão

5. Referências

1. Estratégia (Michael Porter)

1.1 Eficiência Operacional não é estratégia

A eficiência operacional e a estratégia são ambas essenciais ao desempenho excelente que é, afinal, o objetivo principal de qualquer empresa. Mas ambas funcionam de maneira diferente. Para uma empresa ultrapassar os rivais deve preservar uma característica única. Terá de proporcionar maior valor aos consumidores ou criar valor a custos mais

baixos; ou fazer as duas coisas. O fato de proporcionar maior valor permite- lhe cobrar preços mais elevados. Uma maior eficiência significa custos unitários mais baixos.

Eficiência operacional significa exercer atividades semelhantes melhor do que os rivais.

1.2 A estratégia depende das atividades únicas

Estratégia significa escolher deliberadamente um conjunto diferente de atividades para fornecer uma combinação única de valor. a essência da estratégia está nas atividades.

A estratégia é criada de três fontes diferentes, do posicionamento baseado na variedade, baseado em necessidades e segmentar clientes que de maneiras diferentes.

1.3 Uma posição estratégica sustentável requer trade-offs

Não basta ter um posicionamento único para ter uma vantagem sustentável. Os trade-offs criam a necessidade de escolha e protegem a empresa contra imitadores.

Embasado em três motivos, inconsistências na imagem e reputação, surgir das próprias atividades e criar a necessidade de escolha e impor limites.

1.4 O que é estratégia

Com base no artigo de Porter estratégia “trata-se de integrar o conjunto de atividades de uma empresa. O sucesso da estratégia depende de se conseguir fazer muitas coisas bem e em saber integrá-las. Se não houver adaptação entre as atividades, não há estratégia distintiva nem sustentabilidade. Mais uma vez, os resultados dependeriam da eficiência operacional”.

2. Fórmula Habib´s

2.1 Empresário Alberto Saraiva

Português, médico formado pela Santa Casa aos 19 anos perdeu seu pai assassinado durante um assalto a sua padaria, no centro de São Paulo. Se viu obrigado a assumir os negócios de seu pai para sustentar sua filha. Decidiu colocar a mão na massa assumindo o lugar do padeiro e abaixando os preços dos pães em 30%, com isso conseguiu conquistar novos clientes. Anos depois decidiu vender a padaria e abrir sua rede de fast-food.

2.2 O Habib´s

Empresa de fast-food especializada em culinária Árabe, com produtos de preços relativamente baixos com grande fatia do mercado atual e diversas franquias espalhadas pelo Brasil.

2.3 Os sete mandamentos do Habib´s

Estratégia definida em sete mandamentos que une controle, eficiência e o mínimo possível de serviços e produtos terceirizados.

Administrar o negócio “de perto”, acompanhando todos os indicadores e despesas, manter todas as contas em dia, gastar pouco com serviços terceirizados, premiar funcionários, buscar profissionais eficientes para agregar ao negócio e servir o cliente da melhor maneira possível com menores preços são peças dos sete mandamentos Habib´s.

3. Traçando um paralelo entre a Estratégia (Michael Porter) e a Fórmula Habib´s

Michael Porter fala que uma das formas estratégia, “As empresas procuram ser mais independentes e ágeis.”, isso confirma o jeito de negocio do Alberto Saraiva, que o grupo Habib’s consiste com sua verticalização.

Para Michael Porter os trade-offs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com