TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Líderes

Casos: Gestão Líderes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  6.179 Palavras (25 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 25

A NECESSIDADE DO MERCADO DE GESTORES LIDERES

¹

RESUMO

A competitividade tem imposto às organizações uma busca incessante de melhores resultados, a fim de garantir o crescimento e a perpetuação do mercado. Este fato tem levado as empresas a buscar a melhoria da gestão de pessoal e da identificação / formação de líderes proativas. Liderança é uma notável e muito importante para os líderes e gestores das empresas no desenvolvimento de suas habilidades de atividades diárias. Nos últimos anos, o conceito de liderança sofreu mudanças significativas, evoluindo junto com as mudanças tecnológicas que se submetem organizações. As últimas décadas têm sido caracterizadas pela aplicação de liderança e gestão e liderança para que isso aconteça. A ideia do líder autoritário (chefe) foi posta de lado. Liderança é intrínseco a cada um, e deve ser aplicada em toda a sua carreira, é claro, cada um dentro de suas responsabilidades. Liderança para uma vida sustentável deve ser eficiente, organizada e de acordo com o ambiente social em questão. Liderança como uma forma de aplicação da experiência prática e experiência de gestão é um fator essencial e determinante para os gestores para obter sucesso e consequente sucesso dentro das organizações.

PALAVRAS-CHAVE: Liderança. Líder proativo. Gestores e líderes.

¹

1 INTRODUÇÃO

Numa época de constante mudança tecnológica e transformações crescentes, a liderança nas organizações se torna um processo cada vez mais crucial, na medida em que representa o elemento propulsor muitas dessas mudanças.

A liderança não pode mais ser exercida a partir de uma posição no jogo de uma hierarquia de comando e controle. O líder moderno tem que saber lidar com as pessoas, pois é através das pessoas que são realizadas as ações e consequentemente os resultados são ou não atingidos, uma vez que são elas que fazem as coisas acontecer dentro e fora da empresa.

Torna-se portanto imperativo cuidar da sua motivação, que deve abranger desde a satisfação pessoal até melhoria das condições de trabalho, tanto no sentido do ambiente quanto do conteúdo do trabalho em si.

As empresas excelentes são aquelas que, além de cuidar de recursos, processo e desenvolvimentos das pessoas, também conseguem trabalhar as competências básicas dos ambientes de negócios. Isso, contudo, leva-nos a ressaltar a importância de se ter em mente que cada nível vai exigir das pessoas habilidade diferentes.

Saber lidar com as novas informações, estar comprometido com o auto desenvolvimento e com a constante captação de técnicas, são as bases de uma empresa que valoriza o aprendizado – das empresas que aprendem. Este é um processo de mudanças com a perspectiva da identidade, de onde vêm as transformações mais profundas.

A introdução de novos conceitos de gestão surge como exigência de renovação das técnicas de realização e controle sobre o trabalho em um contexto em crise de eficiência, evidenciada por conflitos de modernidade em alguns aspectos (por exemplo: uso intenso de tecnologias modernas de processo de produção) e de atraso em outros (por exemplo: sistema de gestão de recursos humanos criados há meio século).

Neste sentido, o sucesso e a sobrevivência das organizações, são funções de seu comportamento em relação às mais diversas forças, tanto de seu ambiente interno quanto externo e, para ajudá-las a serem bem sucedidas nestas relações, a gestão eficaz de pessoas torna-se imprescindível.

A competitividade exige a preparação organizacional para o novo cenário global. Depois das últimas duas décadas de desenvolvimento do potencial da informática e de ferramentas técnicas, desfrutamos de todas as vantagens e recursos.

A agilidade ou maior eficiência de um equipamento não traz mais mudanças como já fizeram e as próximas grandes diferenças irão ficar sob responsabilidade dos profissionais.

Além disso, hoje os consumidores têm fácil acesso aos produtos e opções ilimitadas de escolha e alternativas. Avaliam-se facilmente vantagens e desvantagens dos produtos num mercado aberto e transparente.

A Gestão do conhecimento, ou como algumas Empresas preferem a Gestão de Talentos Humanos, inclui gerir as competências, a motivação, criatividade, posturas e atitudes, educação e todas as outras questões organizacionais.

Cabe a essa liderança desenvolver ambientes em que haja clareza de expectativas, acesso aos recursos necessários para a realização do trabalho, uso das melhores habilidades de cada profissional, reconhecimento, estimulo ao desenvolvimento, sintonia com a missão de Empresa, compromisso com a qualidade, espaço aberto ao crescimento e aprendizado.

Os líderes devem ser como consultores que facilitam o acesso às metodologias de aprendizado e não ao conteúdo. Lideram, na verdade, o processo do aprender a aprender, dando ênfase aos aspectos comportamentais e disponibilizando as pessoas para as mudanças, o que é em si mais importante do que as soluções técnicas.

O cerne da questão do conhecimento organizacional é que ele deve ser compartilhado e institucionalizado. O importante é atrair, reter e maximizar a equidade intelectual disponível dentro da Empresa como acredita Boog (1999).

À liderança cabe identificar os elementos que geram conhecimento, incentivar a criar valores. Cabe ainda multiplicar estas práticas, criando um ambiente aberto ao desenvolvimento de ideias ou a reorganização das que já se tem há tempo.

A inovação é um empreendimento, e como tal, demanda ser inspirada, protegida, nutrida com autonomia e recursos como: tempo, pessoas e capital. Uma forma alternativa de exercer, indiretamente o poder é a detenção de conhecimentos técnicos necessários à operação e à administração do empreendimento.

O exercício de poder pela detenção de conhecimentos técnicos não requer que o indivíduo receba qualquer tipo de delegação pelos que controlam os meios de produção.

2 DESENVOLVIMENTO

Os modelos de Organizações mudaram pouco em um século, os indivíduos eram anteriormente vistos como peças de engenharia passíveis de perfeição, exatidão e eficiência total. Administração implicava no controle respaldado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com