TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pública

Exames: Gestão Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIAL DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Pública da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Prof. Marcia Goulart Macedo

Teresópolis

2014

INTRODUÇÃO

• O que é Gestão Pública? Gestão Pública é uma área do conhecimento dedicada ao estudo das atividades relacionadas à gerência de instituições públicas, cabe ao profissional coordenar, planejar e executar processos em departamento estaduais e federais, concentrando a maior importância na área municipal. Para isso, utiliza noções gerais de direito e economia, além de conhecimentos específicos em políticas públicas, legislação regulamentadora e teorias clássicas da administração.

• Como Surgiu? Na evolução da gestão pública no Brasil tivemos três fases: a administração patrimonialista, a administração burocrática e a administração gerencial. Esses modelos de administração evoluíram ao longo do histórico político-social brasileiro sem que nenhuma dessas tenha sido totalmente desconsiderada. O objetivo do presente artigo é apresentar a evolução dos modelos de gestão pública, considerando esses três modelos básicos, mas também apresentando um breve relato da Reforma do Estado –1995. Para tanto, o artigo foi elaborado a partir de um levantamento das características de cada período de gestão mencionado e também apresenta conceito e ideais sobre a nova gestão pública.

• A quem serve? O gestor público pode atuar em todos os setores da esfera pública, seja ele municipal, estadual ou federal; e nos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Sua função é planejar o espaço urbano e rural e avaliar impactos resultantes da implementação de políticas públicas.

• Qual a função da Gestão Pública na Contemporaniedade? Na contemporaneidade, as Relações Públicas devem desenvolver nas organizações sua função estratégica. O exercício dessa função só é possível por meio do planejamento.

O profissional tem que se valer dos ensinamentos das teorias de gerenciamento ou Administração. Suas aplicações são claras em todo o processo de planejamento, pois lidam com as incertezas, com tarefas e responsabilidades para tomada de decisões e para implantação dos planos de ação.

• Como um sistema informatizado poderá auxiliar para melhorar o trabalho na gestão pública considerando os tipos de sistemas e os sistemas empresariais, ou seja, a importancia de um sistema integrado para gerar informações?

• Como a gestão pública tem impacto direto no desenvolvimento econõmico no país? O relato sobre mudanças na administração pública federal brasileira terá início nos anos 1990, época em que movimentos novos e significativos começaram a acontecer no setor público, acompanhando os movimentos que também aconteciam em outros países latino-americanos e no mundo. Esse relato não pretende ser exaustivo e nem contempla todos os aspectos envolvidos na complexidade que é contextualizar o desenrolar da história política, econômica e administrativa de um país.

• Quais são os aspectos relevantes a considerar da gestão pública no desenvolvimento social de uma população? A primeira, a gestão eficiente, é aquela que permite transformar os recursos em produtos e serviços de forma mais produtiva e ao menor custo; a segunda, a gestão eficaz, é aquela que permite atingir os objetivos e metas previstos em um programa ou atividade; e a terceira, a gestão econômica, é aquela que estabelece a relação mais favorável entre os recursos empregados e os recursos orçados. Por outro lado, gestão efetiva é aquela que atinge os objetivos internos e externos da entidade. Da mesma forma que nas empresas do setor privado, as entidades públicas têm objetivos internos e externos.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »