TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Riponga

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Riponga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DE PESSOAS I

Tema: Gestão Riponga

Este novo modelo de gestão tem o objetivo de diminuir o excesso de hierarquia dentro das organizações a fim de organizar a estrutura de trabalho e torná-las mais produtivas, com uma estratégia diferente que acaba com o papel dos chefes, de tarefas individuais e até o fim dos cargos. Esse sistema surgiu no inicio da década passada em empresas de tecnologia que procuravam formas de facilitar o desenvolvimento de softwares e os departamentos técnicos passaram a se auto-gerenciar, isso foi possível depois que alguns executivos e consultores do setor de tecnologia perceberam o aumento da produtividade quando esses departamentos se organizavam sozinhos, porque nem sempre os diretores e gerentes não conheciam os detalhes técnicos e acabavam atrasando os projetos.

Então foi adotada a holocracia, que significa “o poder do todo”, os departamentos podem funcionar como grupos colaborativos onde todos trabalham a fim de alcançar um objetivo comum.

Algumas multinacionais já estão adotando modelo parecido, em uma determinada área da empresa, quem recebe um novo projeto e distribui as tarefas entre seus funcionários e depois cobra os resultados são os próprios funcionários que decidem como vão trabalhar e não o diretor ou o gerente. Existe na empresa somente um corpo executivo para definir a estratégia e os projetos e as demais áreas (marketing, produção, vendas, tecnologia) se auto-organizam para cumprir os prazos e entregar o prometido.

A holocracia esta sendo testada em uma empresa americana chamada Zappos, que tem 1500 funcionários, desde Agosto do ano passado. Seu presidente, Tony Hsieh, disse que a inspiração veio do livro Triunfo da Cidade, do economista Edward Glaeser, da Universidade Harvard. O livro cita que cidades que aumentam rápido ficam 15% mais produtivas, porque recebem grandes empresas e profissionais mais qualificados, já as empresas se tornam ineficientes por ficarem mais burocráticas.

Embora alguns especialistas em gestão estejam defendendo a ideia após ter concluído que este sistema pode funcionar em qualquer área ou empresa, o sistema é interessante na teoria, mas na prática ainda é cedo para tirar conclusões, mesmo que dê certo em algumas empresas não é garantido que tenha bons resultados em outras.

Atualmente a maioria das empresas tem adotado modelos intermediários entre a tradicional hierarquia e a holocracia. Pode-se citar o caso da Odebrecht, no Brasil, que tem o objetivo de formar empresas ágeis, dentro da organização elas representam seus principais negócios e áreas de suporte, com certa autonomia para criar, que funcionam de forma independente da matriz, porém em cada uma das áreas tem um executivo responsável pela gestão. É possível que quando a moda da gestão Riponga passar seja esse o meio-termo que vai sobreviver nas organizações.

A tendência é de o RH Estratégico estar adotando as novas filosofias que surgirão nas empresas e adaptando suas estratégias, destruindo barreiras, promovendo a aprendizagem como sendo uma tarefa de todos os trabalhadores, com o objetivo de tornar-se ainda mais competitivo e ativo no mercado.

Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1070/noticias/nasce-a-gestao-riponga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com