TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Negócios: Análise de Oportunidade

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 8

Análise de Oportunidade

A relação entre o homem e o animal vem passando por alterações ao longo da evolução. Com o crescente envolvimento do animal de estimação nas famílias, o mercado pet vem encontrando oportunidades de expansão. A relação de fundo emocional fez com que o animal deixasse o status de somente companheiro para se tornar também um membro da família. Essa relação tão próxima favoreceu o mercado pet, elevando o padrão destinado aos animais. De acordo com a pesquisa, o novo status que os animais de estimação estão assumindo tem pelo menos três razões sociais distintas (ABINPET, IBGE): famílias cada vez menores, número de pessoas morando sozinhas e envelhecimento da população. Conforme dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a densidade domiciliar no Brasil apresentou uma queda de 13,2% no último censo. E, de acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), o percentual de pessoas que residem sozinhas aumentou de 8,6% em 2000 para 12,1% em 2010. A mesma pesquisa mostra que de 2009 a 2011, 800 mil brasileiros se somaram aos 7 milhões que já moravam sozinhos. Além do envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida do brasileiro vem contribuindo para e influenciando o processo de expansão do mercado pet.

O mercado pet tem ganhado espaço na economia do país, e tudo indica que o sucesso de empreendedores nessa área depende muito de uma boa colocação no mercado, pois percebe-se a importância que cada vez mais os consumidores tem dado aos artigos e serviços disponibilizados para o cuidado com o seu animal de estimação. Assim, como é característico em todo processo de expansão, o mercado pet tem atraído novos investidores e consequentemente, há aqueles que estão vendo uma oportunidade de inovação provinda desse crescimento e atenção dada ao pet.

A esse panorama une-se a aposta de novos empresários em produtos e serviços humanizados, respondendo a preocupação do consumidor final em proporcionar ao seu animal de estimação maior prolongamento e qualidade de vida e, encontrando um mercado promissor aberto a serviços exclusivos e inovadores, como a comida personalizada e saudável para cachorros.

Conceito do Negócio

Um novo jeito do seu pet se alimentar: Comida natural orgânica de alta qualidade, personalizada para as necessidades caninas.

Assim o dono poderá escolher entre as seleções, as que mais se adequam às necessidades do seu cão: menor teor de gordura, alto valor de proteínas, focado para problemas de pele e pelo, focados para fase de crescimento de filhotes, entre outras necessidades específicas. Em todas as seleções o alto nível de nutrição e qualidade está garantindo.

Em parceria com veterinários, estes poderão indicar a melhor seleção para o momento de vida do seu cliente pet, indicando uma ou mais seleções para o cão consumir de acordo com suas atuais questões clínicas.

Assim, as necessidade especiais de cada cachorro será atendida de forma a oferecer para o animal mais nutrientes do que as rações vendidas do mercado. Os ingredientes naturais e orgânicos selecionados, além de ajudar nos problemas de saúde já existentes, previnem o aparecimento de novos problemas e auxilia a retardar o envelhecimento, uma vez que os ingredientes crús, naturais e orgânicos contém propriedades nutricionais que as rações não contém. O dono poderá adquirir os produtos congelados nas principais lojas de animais e ainda terá a opção de receber em domicílio.

Mercado e Competidores

O crescimento de marcas regionais focadas em comida natural para animais, tanto congleada quanto enlatada, destaca as preocupações dos donos de cães com relação à saúde de seus animais de estimação, buscando por alimentos de maior qualidade.

Ainda há forte presença de brasileiros que optam por alimentar seus animais com restos de comida para humanos, porém um grupo de consumidores de maior renda já está migrando de alimentos premium/super premium para alimentos naturais que são preparados especificamente para cada pet. Estes alimentos são elaborados sem conservantes, sem adição de temperos artificiais e balanceadas de acordo com indicações dos veterinários.

Embora “comida premium congelada para cães” seja algo recente, já existem algumas poucas marcas como La Pet Cuisine que preparam alimentos congelados com base nas indicações dos veterinários. Essa tendência é precebida em areas mais urbanas como São Paulo e Rio de Janeiro, e ainda não representa uma preferência pelo país todo devido à sua baixa oferta e preço mais elevado.

Não se espera que a demanda por marcas premium seja alterada, uma vez que os consumidores de maior renda não são tão afetados pela crise econômica. Algo que deve ser notado, no entanto, é que empresas como Nestlé, com Purina Revena e Mars com Dentastix, Rodeo e Jumbone decidiram fazer alimentos para cães que ficam no meio termo: não são naturais, porém apresentam alguns benefícios funcionais quando comparado com ração normal. São produtos mais competitivos por oferecerem melhor qualidade do que a ração tradicional, no entanto preço menor do que comida natural (embora este possua mais benefícios funcionais) e isso mais a crise econômica tornam estes produtos atraentes para as classes afetadas.

Os alimentos para cães são divididos em duas categorias: dry dog food (alimentos secos para), como rações, e wet dog food (alimentos úmidos). Pesquisas do Euromonitor indicam que a maior penetração de mercado é claramente dos dry food, e o principal motivo é a diferença de preço. Por ser mais caro, o consumidor brasileiro entende que wet dog food é um alimento para se dar apenas ocasionalmente aos pets, como recompensa de um bom comportamento, por exemplo. No entanto, com o surgimento de uma nova categoria, que é a de comida natural para cães, essa percepção pode ser mudada. Os consumidores acreditam que alimentos úmidos são menos saudáveis, mais caros, porém mais saborosos e por isso o dão como recompensa. Já os alimentos naturais mudam isso devido ao grande atrativo que é a qualidade e saúde. Isso pode ser mais bem aceito pelo consumidor ao comunicar que estes alimentos naturais vão ajudar na prevenção de doenças e consquentemente evitará idas à veterinários, que muitas vezes cobram um preço maior. Além disso, indicação do alimento por um veterinário é mais bem aceito.

O foco, então, são consumidores de classe A e B, uma vez que estes reconhecem a necessidade de produtos de melhor qualidade aos seus pets e estão dispostos a pagar mais por estes atributos. No entanto, como citado acima, este produto poderá facilmente atingir classes mais baixas em um futuro próximo devido à essa crescente tendência.

Mercado-alvo: regiões nobres de São Paulo

* Moema (83.368 habitantes), Itaim Bibi (92.570 habitantes) e Vila Mariana (130.484 habitantes)

* Renda media familiar: acima de R$7.800,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com