TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Humanos

Tese: Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  3.139 Palavras (13 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Empreendedorismo

Tutor à distância:

MONTES CLAROS / MG

2013

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Empreendedorismo

Tutor à distância:

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Empreendedorismo”, sob orientação do professor-tutor à distância Renata Nates

MONTES CLAROS / MG

2013

SUMÁRIO

1 - Introdução 4

2 - Plano de negócios 4

2.1 - Creche Infantil Pedacinho do Céu 4

2.2 - Sala de Atividades 5

2.3 - Administração do Negócio 5

2.4 - Estrutura Organizacional 7

3 - Roteiro de Execução 11

4 - Empreendedorismo no Brasil 12

5 - Apresentação do Negócio 14

6 - Referências 16

INTRODUÇÃO

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. Designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.

A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização. Nesta Atps apresentaremos a criação de uma empresa fictícia com um plano de negócios fundamentando todos os gastos e receitas.

PLANO DE NEGÓCIOS

A Creche Infantil Pedacinho do céu

Escola Infantil ou Creche é um negócio relacionado ao ato de responder pelos cuidados integrais da criança na ausência da família, promovendo acesso aos conhecimentos necessários à sua atuação na sociedade.

Uma escola infantil pode atender a várias necessidades, como por exemplo: de aprendizagem da criança incluindo aulas de artes, línguas e informática, e a necessidade de educação e socialização com pequenas viagens e passeios, espaços variados para diversos tipos de brincadeiras e esportes coletivos. Nessas ofertas de serviços é que a creche ou escola infantil pode estabelecer os diferenciais competitivos em relação às outras instituições. A creche Pedacinho do Céu apresenta uma estrutura pensada para tornar a vida dos pais das nossas crianças mais simples, libertando-os de preocupações com acessórios indispensáveis para a higiene, alimentação e bem estar de cada criança.

Salas de atividades:

Berçário: a partir dos 3 meses de idade. Camas (uma para cada bebe) com uma Educadora Responsável e duas auxiliares. A zona dos berçários dispõe de três zonas: Sala de berços, sala parque e copa de leites. Tem, ao todo, 70m2. Salas de aquisição da marcha: Com um máximo de 10 bebes por sala, com uma educadora e uma auxiliar. Salas de 24 a 36 meses: Com um máximo 15 bebes por sala, também com uma educadora e uma auxiliar. Sala de acolhimento ocasional: Conte conosco para deixar o seu filho com toda a confiança e segurança por algumas horas ou por um período de alguns dias, manhãs ou tardes.

Os serviços prestados vão desde o absoluto cuidado e carinho com a criança passando pelo comprometimento com a educação do mesmo realizando trabalho de inserção de uma educação de qualidade e bem estar para os menores.

Administração do negócio

A creche Pedacinho do Céu será administrada pelas sócias Jayne Nayara Lopes Pereira, Lucinéia Lopes da Silva Vieira, Maria Andreia Lopes Pereira, Maria dos Reis Santos Lima e Vânia Aparecida Dias Pereira, pessoas responsáveis e com formação técnica que garante total compromisso com o bem maior da empresa que são as crianças. A equipe gestora da escolinha Pedacinho do Céu busca a todo o momento se qualificar com cursos para uma gestão de qualidade e compromisso.

A Escola Pedacinho do Céu dispõe do seguinte quadro de pessoal:

 05 diretores coordenadores com salário fixado em 1.400,00 que ficarão responsáveis pela gestão e organização da escola.

 06 professores com salário fixado em 910,00 que ficarão responsáveis pela educação e disciplina das crianças.

 01 auxiliar de enfermagem com salário fixado em 1300,00 que ficará responsável pelo atendimento de primeiros socorros e cuidados como medicação e atenção às crianças que necessitem.

 01 auxiliar de lactário com salário fixado em 700,00 que ficará responsável pela alimentação de recém-nascidos e bebes.

 02 auxiliares de serviços e atividades com salário fixado em 720,00 que ficarão responsáveis por serviços administrativos internos e externos.

 01 auxiliar de serviços de limpeza com salário fixado em 678,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com