TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Humanos

Projeto de pesquisa: Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.748 Palavras (15 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Desafio de Aprendizagem

Gestão de Pessoas

Nome: Adrielly Lopes RA:7118515608 – Tecnologia em Recursos Humanos

Nome: Fernanda Souza RA: 7117508262 – Tecnologia em Recursos Humanos

Nome: Letricia Estevam RA: 6950489521 – Tecnologia em Recursos Humanos

Nome: Adrielly Lopes RA: 7118515608

Nome: Fernanda Souza RA: 7117508262

Nome: Letricia Silva RA: 6950489521

Desafio de Aprendizagem

Gestão de Pessoas

Professora EAD: Karem Grubert Rojas

Professora tutora presencial: Naia Gargitter Caetano

Professora tutora a distância: Joice Santa Vicca Huber

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Gestão de Pessoas.

TAGUATINGA / DF

2014

INDICE

INTRODUÇÃO ..........................................................................................01

ETAPA 1.....................................................................................02, 03, 04,05

ETAPA 2.............................................................................,06,07,08,09,10,11

ETAPA 3.................................................................................... ..12,13,14,15

CONCLUSÃO.............................................................................................16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................17

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por finalidade analisar as técnicas de Gestão de Pessoas utilizadas dentro das organizações atualmente.

No momento em que vivemos o contexto de Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações, pois as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando.

O mundo esta em constantes mudanças. Mas a intensidade que isso acontece é incrível.

Estas mudanças sempre existiram na história da humanidade, mas não com o volume, rapidez e impacto que ocorre nos dias de hoje.

Muitos fatores contribuem para isso: as mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, Culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas que atuam de forma sistêmica e produz resultados eficazes, mas que trazem a incerteza e a imprevisibilidade para as organizações.

01

ETAPA 1

PASSO 1

Gestão de Pessoas e Mudanças Organizacionais.

As mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas vem trazendo para as organizações resultados que nunca poderiam imaginar. Fazendo com que haja incertezas nas organizações.

Tendo como base essas mudanças, a área de Recursos Humanos vem sofrendo algumas transformações. Tudo porque, organizações bem sucedidas entendem que devem investir em pessoas para melhor desenvolvimento e produtividade da empresa.

Gestão de pessoas é um contexto formado por organização e pessoas. Entende-se que, um depende do outro para alcançar seus objetivos. Os objetivos das organizações basicamente são: Sobrevivência, crescimento sustentado, lucratividade, produtividade, qualidade nos produtos e serviços, redução de custos, participação no mercado, novos mercados, novos clientes, competitividade e imagem no mercado. As organizações são constituídas de pessoas e precisam dessas para atingir suas metas.

Fica clara a necessidade das pessoas para as organizações, mas também há um interesse pela parte das pessoas. A maioria considera o trabalho importante e de grande impacto para alcançar vários objetivos pessoais, tais como: Melhores salários, melhores benefícios, estabilidade no emprego, segurança no trabalho, qualidade de vida no trabalho, satisfação no trabalho, consideração e respeito, oportunidade de crescimento, liberdade para trabalhar, liderança liberal e orgulho da organização.

A mesma necessidade vista pelas as organizações em relação a pessoas é vista das pessoas em relação às organizações.

Dessa maneira é certo afirmar que a Gestão de Pessoas depende de pessoas e organizações, sem uma das partes seria inconcebível a gestão de pessoas.

A gestão de pessoas é contingencial e situacional, porque depende de vários aspectos culturais, contexto ambiental, negocio da organização e de muitas outras variáveis importantes.

O processo produtivo das organizações funciona graças à participação conjunta dos parceiros, que em geral são: Fornecedores (contribuem com matéria prima), acionistas e investidores (contribuem com capital), empregados (contribuem com conhecimentos e habilidades) e por fim, mas não menos importante os clientes e consumidores (contribuem adquirindo o que a organização disponibiliza no mercado).

Todos os parceiros são recompensados, mas em geral as organizações procuram privilegiar os parceiros mais importantes, em um contexto antigo esses parceiros a serem privilegiados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com