TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas: aprendizagem e desenvolvimento

Seminário: Gestão de pessoas: aprendizagem e desenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  2.648 Palavras (11 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 11

Bacharelado em Administração

Gestão de Pessoas: Treinamento e Desenvolvimento

Florianópolis - SC

Outubro - 2012

Bruna Portella Amaro

Danielly Santos da Costa

Elaine Eli da Silva

Mislaine Edna Pereira

Roberta Lemos Sabino

Rosilei Nascimento

Samanta Cardoso Abreu

Gestão de Pessoas: Treinamento e Desenvolvimento

Trabalho bimestral para obtenção de nota na disciplina de Psicologia Organizacional do Curso de Administração das Faculdades Borges de Mendonça.

Professora: Gislei Mocelin Polli

Florianópolis - SC

Outubro – 2012

RESUMO

Com base no artigo desenvolvido por Ana Maria Oliveira De Souza, buscamos como referência para introduzir e tomar como exemplo a importância que o treinamento possui nas Organizações, mais precisamente no Pólo Industrial de Manaus. E como este qualifica tendendo sempre há um desenvolvimento positivo, aprimorando cada vez mais as ideias e o desempenho eficiente de uma série de tarefas. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar as necessidades dos trabalhadores da Zona Franca de Manaus a fim de qualificá-los de forma adequada, motivando-os a se desenvolver através de treinamentos.

Viemos através deste também explicar a importância do treinamento para as organizações e sua intensa ligação com a gestão de pessoas; identificar a relação existente entre treinamento e desenvolvimento como fatores essenciais no processo de qualificação dos funcionários em uma organização; os dados foram tratados de maneira qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados aos funcionários da empresa em estudo

Palavras-chave: Treinamento, Desenvolvimento, Qualificação e Gestão de Pessoas

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 REFERENCIAL TEÓRICO 6

2.1 Treinamento 6

2.2 Conceito de Treinamento 6

2.3 Etapas do Treinamento 7

2.4 Gestão de Pessoas 8

2.5 Características do Trabalhador da ZFM 9

2.5.1 Fatores que influenciam na qualificação do trabalho 10

3 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 10

3.1 Caracterizações da Organização, Setor ou Área. 11

3.2 População e Amostra ou Participantes do Estudo 11

3.3 Instrumentos de Pesquisa 12

3.4 Procedimentos de Coleta e de Análise de Dados 12

4 RESULTADOS 12

4.1 Áreas de Atuação 12

4.2 Remuneração 13

4.3 Periodicidades do Treinamento na Empresa 14

4.4 Influências do Treinamento no Clima Organizacional 15

4.5 Grau de Instrução dos Colaboradores da AB Norte 15

5 CONCLUSÃO 17

6 REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, prepara o potencial humano frente as inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total. O treinamento começa com uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional. Estabelecer o valor faz com que o círculo completo do processo seja cumprido, pois enfoca as necessidades, os problemas e as oportunidades que ele originalmente visava a atender.

Um treinamento adequado promove um objetivo superior que integra os esforços dos indivíduos e de grupos. Mão de obra qualificada é boa para o individuo para a empresa e para o crescimento e desenvolvimento de um País. Portanto este trabalho visa mostrar a importância da qualificação dos trabalhadores da Zona Franca de Manaus, pois uma vez qualificados, bem treinados, eles estarão prontos não tão somente para gerar lucro, mas como também para solidificar a organização no mercado.

Apresentaremos um pouco sobre o que é o treinamento e quais são suas etapas , mostrando como exemplo o estudo de casa da Empresa AB Norte.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Treinamento

Pode-se dizer que Treinamento refere-se à aquisição de conhecimento, habilidades e competências, o tão falado CHA, direcionando-se sempre para a otimização das tarefas, ou seja, a otimização do trabalho.

A maioria das empresas já percebeu a importância de se investir em treinamento, treinam os novos e fazem uma espécie de treinamento contínuo para os mais antigos, aliando a experiência obtida com o conhecimento adquirido, visando aumentara produtividade, consequentemente a lucratividade e também o desenvolvimento do funcionário motivando-o. Com essa espécie de treinamento o funcionário aperfeiçoa sua capacidade em perceber um produto ou uma linha de produtos, expondo seus benefícios e suas desvantagens antes não reconhecidos.

Segundo Chiavenato (2006) o treinamento fornece meios que além de facilitar a aprendizagem, orienta de maneira positiva para que as pessoas desenvolvam seus conhecimentos, atitudes e habilidades beneficiando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com