TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS Treinamento, desenvolvimento e saúde do trabalho

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.258 Palavras (14 Páginas)  •  1.431 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 4

2.1.1 TIPOS DE TREINAMENTO 5

2.2 DINÂMICAS E JOGOS VIVENCIAIS 7

2.3 QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO 8

2.3.1 ACIDENTES DE TRABALHO E RESPONSABILIDADES 8

2.3.2 PLANO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 8

2.3.3 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROGAMA DE SEGURANÇA 9

2.3.4 PPRA PCMSO 10

2.4 LIDERANÇA 11

2.5 INTEGRAÇÃO DE MÉTODOS 12

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

A gestão de pessoas em empresas e organizações tem se tornado mais dinâmica e pode ser o diferencial para a obtenção dos resultados esperados. A concorrência do mercado obriga as organizações a investirem em seu quadro de funcionários de modo que estes possam executar suas tarefas de forma satisfatória, trazendo vantagens e benefícios tanto para os próprios quanto para a empresa.

Para alcança-los são e devem ser realizados treinamentos e investimento no desenvolvimento dos funcionários, bem como são e devem ser oferecidas condições saudáveis de trabalho, através da adoção e implantação de normas e técnicas exigidas pela legislação vigente, estabelecidas pela CLT.

Neste trabalho serão desenvolvidos e abordados estes assuntos. O que é e como se realizam treinamentos e o desenvolvimento dos trabalhadores, gerencia, motivação e liderança, bem como saúde e segurança do trabalho e procedimentos a serem adotados no caso da ocorrência de eventual acidente de trabalho.

O trabalho foi realizado com base em pesquisa da literatura recomendada nas disciplinas abordadas.

2 DESENVOLVIMENTO

Dentro de qualquer empresa ou organização existe trânsito de funcionários. Contratações e demissões são parte do cotidiano. Este fato pode acarretar em transtornos para a organização ou empresa, dependendo da função que desempenhava o funcionário em razão de haver, em alguns casos, dificuldade para substituir o mesmo por outro igualmente qualificado e capacitado.

Além desta dificuldade, antes de poder desempenhar e desenvolver satisfatoriamente suas respectivas funções, um novo funcionário precisa conhecer o seu trabalho e a organização como um todo, inteirando-se de seus objetivos e interesses.

Por esta razão, torna-se mais eficiente para a própria organização buscar dentro do seu próprio quadro de funcionários alguém que possa desempenhar uma nova função, ser adaptado para realizar novas e diferentes tarefas.

Para tanto é importante que a organização tenha um programa ou processo de treinamento e desenvolvimento, que venha a abranger tanto novos quanto antigos funcionários.

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Se o treinamento é importante para a adaptação de novos funcionários ou a readaptação de antigos a novas funções, o mesmo é correto afirmar para otimizar o desempenho dos funcionários nas próprias funções. Isto possibilitará à própria empresa ou organização melhorar seus resultados. Possibilitará ao funcionário melhorar seu desempenho na realização das tarefas, o que poderá trazer maior satisfação ao mesmo.

Por treinamento entende-se “todo o esforço que as organizações fazem para estimular o aprendizado dos funcionários, objetivando a mudança de comportamento permanente, sendo focado em objetivos de curto prazo”. (BACCARO, 2013).

Treinamento é, então, o que é feito para aumentar o conhecimento e a perícia do funcionário para realização das suas tarefas. Como também aponta BACCARO (2013 apud CHIAVENATO 2006), “é um processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos”.

O treinamento, entretanto, não encerra o processo educacional do funcionário na organização. Este é complementado com o que se define como desenvolvimento, que está relacionado com o crescimento individual, utilizado para ampliar as habilidades dos funcionários, que fornece subsídios para o aumento da responsabilidade e tomada de decisão.

O objetivo do desenvolvimento deve ser o estímulo e a promoção das pessoas no que são mais fortes individualmente. Os programas desenvolvidos nesse sentido devem permitir a atualização do potencial intrínseco de cada participante do mesmo. O objetivo não é mudar as pessoas, mas sim, orientar e promover as características individuais e inatas de cada indivíduo (BACCARO, 2013).

2.1.1 TIPOS DE TREINAMENTO

Para a realização de treinamentos, existem basicamente dois tipos diferentes, conforme BACCARO, 2013. Podem ser classificados como “on the job” ou “out the job”.

Os treinamentos “on the job”, dentro do ambiente de trabalho, são os treinamentos realizados no próprio serviço, com conteúdos profissionalizantes. São frequentemente usados para cargos não gerenciais, e possui a vantagem de permitir experiências práticas sob as condições do trabalho e propiciar a construção de relacionamentos entre os funcionários. Estes geralmente englobam:

• Treinamento introdutório: é feito quando da contratação de novos funcionários ou quando existe a mudança de cargo ou função. Tem como objetivo ambientar o novo funcionário ao trabalho; é feita a apresentação da empresa, dos funcionários, da estrutura organizacional, das normas e procedimentos. São realizados programas básicos de treinamento para o exercício do cargo.

• Rotação de cargos: a rotação de cargos é aconselhável para empresas nas quais o trabalho é muito repetitivo, onde há excesso de rotina, a fim de diminuir a rotina e promover a motivação para outras atividades. Também é chamada de rodízio de tarefas e tem como finalidade capacitar o empregado a ocupar cargos diferentes de mesmo nível hierárquico na empresa.

• Programas de estágio e trainee: os estágios e programas de trainee permitem a vivência empresarial, conciliando a teoria com a prática. Não há vinculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com