TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização - Desenvolvimento Econômico AVA

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito e definições de globalização, bem como seus campos; econômico, cultural e político. Também no capitalismo contemporâneo.

Definição sobre o fenômeno de Outsourcing, apresentar exemplos de empresas que utilizam desse processo.

Escolher uma empresa e explicar sobre a mesma e os fenômenos da globalização nela.

Descrição das definições de globalização

O termo globalização ocorreu em meados de 1980. De acordou com Arnaud “a globalização começou a ser debatida na década de 80 pelos anglo-saxões”. Tem um conceito muito amplo e abrangente. Dentro, há o conjunto de integração social, política e econômica que vem acontecendo nos últimos tempos entre países, onde governos e empresas debatem ideias. Além de realizarem transações financeiras e comerciais, e espalham aspectos culturais pelo mundo. É um fenômeno gerado pela necessidade de formar uma aldeia global, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, deixando assim as distâncias curtas, e facilitam a comunicação de forma mais rápida e eficiente.

Uma matéria-prima é extraída da natureza para a globalização, porém os seres humanos estão extraindo de uma forma descontrolada, prejudicando assim o meio ambiente. A cada dia aumenta mais a poluição em nosso planeta, seja pelas empresas e fábricas que produzem gases poluentes e lixos, até o consumidor que está cada vez mais consumista, se apegando as coisas novas e descartando seus materiais antigos em nosso meio ambiente. A globalização econômica consiste no consumo de produtos e serviços, fazendo com que tenha uma restrição para a moderação dos gastos pessoais.

Geralmente é dividida em dois ramos; microeconomia, estuda os comportamentos individuais e macroeconomia estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. A economia observa como a sociedade utiliza de meios escassos para produzir bens e para a distribuição do mesmo, ou seja, como o ser humano satisfaz suas necessidades com os recursos disponíveis.

As sociedades capitalistas industrializadas, criam produtos e comércios globais sem existir um lugar especifico para a produção. Milton Friedman teve como observação o fato de que “é possível produzir um produto em qualquer lugar, usando recursos de qualquer lugar, para ser vendido em qualquer lugar”. Esse processo teve início pelos países socialistas a partir da queda do muro de Berlim. Já a África e América Latina iniciaram a partir do comercio e da privatização das instituições.

Fatores políticos da globalização: O fim da Guerra Fria e o consequente colapso dos regimes comunistas de tipo soviético, com a aproximação dos países do ex-bloco soviético ao modelo das economias de mercado de tipo ocidental, democracia liberal. Processos de democratização que se seguiram um pouco por todo o mundo: Angola, Moçambique, Indonésia. A "globalização da democracia" persiste como uma tendência política à escala mundial. Incremento de mecanismos internacionais e regionais de governo: ONU - Organização das Nações Unidas e a União Europeia desempenham um papel fundamental na regulação dos conflitos internacionais e na manutenção da paz.

No século XIX, surge o Estado Providencia ou “Welfare State”, que tinha como função promover o crescimento econômico e politico, mas ao mesmo tempo certificando a proteção dos cidadãos e dos direitos sociais, tendo seu apogeu entre 1950 e 1960.

Com a crise do petróleo entre 1973 e 1979, houve uma enorme recessão econômica, abrindo caminho para a revolução tecnológica, reduzindo o custo de energia e do trabalho no preço final dos produtos e serviços.

Os governos fomentaram a modernização de suas economias para adaptá-las a competitividade internacional e isso acabou agravando a crise social e a marginalização das pessoas, a par da sociedade, construirão uma classe miserável.

Em termos culturais, a globalização pode ser vista como a ocidentalização do mundo. Refere-se como ocidente principal os Estados Unidos e a Euroupa, levando assim a cultura desse ocidente para todo o planeta, recriando hábitos, costumes, necessidades, novas formas de se pensar, agir e trabalhar. A universalização da língua inglesa após a Segunda Guerra Mundial devido ao imperialismo dos Estados Unidos, desenvolvimento da tecnologia e das finanças anglo-saxônicas e, também as suas próprias características, constitui-se em um excelente exemplo deste fato. Simultaneamente, ressurgem religiões, línguas, nacionalidades, o que abre espaço para os particularismos, regionalismos e singularidades.

A cultura das novas estruturas mundiais não está completa, e a tradição dos conceitos também não são suficientes para trazer a realidade de hoje. A globalização ressurge a sociedade, ideias e bens. Podem ser nacionais e globais. Nesse sentido, se desenvolve a desterritorialização, que se refere à descentralização das estruturas de poder político, econômico, social, cultural, étnico e ideológico, sem qualquer localização em uma região específica, a um modo de ser isento de tempo e espaço, favorecendo a universalização de valores e a mudança de tudo o que permanece territorializado.

A globalização e o capitalismo contemporâneo: mudança na economia mundial e na sociedade, vem interferindo na vida da social da população, através da produção e custos de outros países na segunda metade do século XX.

De acordo com livro “A globalização e o capitalismo contemporâneo” de Edmilson Costa, o mesmo afirma que: “Com a globalização, o sistema capitalista se transformou num sistema completo, uma vez que este modo de produção só era completo no período anterior no que se refere a duas variáveis da órbita da circulação – o comércio mundial e a exportação de capitais. Ao se transformar num sistema ma¬duro internacionalmente o capitalismo unificou globalmente o ciclo econômico mundial, possibilitando, dessa forma, o surgimento de crises mundiais completas.

Definição de outsourcing

Outsourcing é um termo em inglês, que traduzido significa terceirização. Nos negócios é um processo em que uma empresa contrata outra organização para desenvolver algumas áreas da empresa. Ela procura de fora, uma fonte que possa trabalhar com alguma devida área de forma eficiente, fazendo com que a empresa tenha mais tempo para ter foco em outros aspectos importantes.

Em outras palavras, outsourcing é a contratação de serviços externos, que na maioria das vezes, torna a empresa mais produtiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com