TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gol Linhas Aéreas - Marketing

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

A Gol é uma empresa de transporte aéreo brasileira, sediada no Rio de Janeiro, fundada em 2001 e há dezoito anos é a companhia aérea que mais inova no mercado brasileiro de inovação, tendo como missão aproximar pessoas com segurança e inteligência.

A missão inicialmente traçada para a empresa Gol foi oferecer transporte aéreo de pessoas e cargas com rapidez, pontualidade e, sobretudo segurança, utilizando-se de inovações e atuando de uma forma inteligente e confiável, com forte integração entre os seus próprios objetivos, dos cotistas, dos clientes, funcionários e da própria sociedade. (Site,2019). Atuando em uma filosofia diferenciada em relação às suas concorrentes no setor, operando no low cost, low fare, cortando gastos considerados desnecessários para voos domésticos.

Definida como estratégia a conquista do mercado doméstico brasileiro, objetivando ser reconhecida como pioneira na introdução de novos conceitos e tecnologias. Os serviços oferecidos eram simples e informais, diferentes das outras companhias, atingindo um público sensível ao preço, que procurava por rapidez, segurança e conforto nas viagens.

A Gol identificou que havia espaço para operar no transporte aéreo em um setor econômico formado por importantes cidades brasileiras, tais como: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Florianópolis e Campinas, faixa que concentra uma grande fatia do mercado brasileiro de aviação.

A Gol possui uma fatia significativa do mercado aéreo, sendo 36,0% de participação do mercado doméstico no ano de 2018, superando a TAM e Azul, além de ser a terceira maior em frotas de aeronaves, operando em 60 aeroportos. (ANAC,2019).

O plano de desenvolvimento de marketing para a empresa Gol, aborda uma analise ambiental de assuntos ligados a economia apresentada para o ano de 2018, um analise competitiva de novos entrantes no mercado, sobre poderes de barganha. Pesquisas de mercado e resultados e proposta de comunicação de marketing.

Desenvolvimento do Plano de Marketing

  1. Analise ambiental da empresa;
  2. Uma análise competitiva;
  3. Pesquisa de Mercado e Resultados;
  4. Proposta de Comunicação de Marketing;

  1. Analise ambiental da empresa Gol.

Há dois ambientes que exercem grande influência nas atividades da empresa e, por conseguinte, do marketing: o macroambiente e o microambiente. Kotler (2008).

Em muitos casos podemos identificar em empresas fatores que influenciam em assuntos ligados à economia, à demografia, ao avanço tecnológico, à política e à cultura, mas que sofrem diretamente os efeitos. Em um mundo globalizado, como se apresenta hoje, a competição de mercado tornasse acirrada para empresas que não se adaptam rapidamente a novas tecnologias, se a empresa não for flexível e adaptável, provavelmente sucumbirá aos trágicos transtornos do mercado. Por isso a melhor maneira de se proteger das ameaças é se planejar e se preparar. Além disso, a análise minuciosa desse ambiente pode apontar para mudanças que surpreendam o cliente e façam a empresa se distinguir pela inovação. (E-Book, 2018).

Abaixo temos uma analise de oportunidades de ameaças para em empresa Gol, e seus possíveis impactos.

VARIÁVEL

TENDÊNCIAS:

OPORTUNIDADES OU AMEAÇAS?

IMPACTOS

Demográfica

Oportunidade. Grandes parcerias com empresas aéreas do mundo.

Ameaça. Fortes concorrentes no mercado.

Valorização e aumento das vendas, aumento do público alvo com opções e facilidades e vendas.

Queda na demanda de viagens aéreas do mercado internacional.

Cultural

Oportunidade. Preservação da Cultura, permanência no estilo de venda e atendimento ao cliente, “low cost, low fare”.

Oportunidade. Crescimento do Turismo.

Crescimento da confiabilidade e fidelização de clientes.

Aquisição de novos clientes devido ao crescimento do setor de turismo no ano de 2018.

Legal-Política

Ameaça. Mudança governamental e política do país, grande renovação no ambiente político nacional.

Incertezas na política econômica, mudanças que podem afetar o crescimento mercado e tarifas.

Tecnológica

Oportunidade. Rápido avanço tecnológico no sistema de vendas.

Oportunidade. Terceira maior frota.

Ponto positivo, impacta na não adaptação rápida da evolução do mercado e melhorias em seu atendimento.

Ganho na confiabilidade e agregando mais vendas.

Econômica

Oportunidade. Aumento na capacidade de oferta no mercado global.

Oportunidade. Expansão na taxa de ocupação.

Crescimento da demanda de vendas.

Aumento de 4,1% da capacidade no mês.

Em resumo, a análise da empresa Gol aponta que em julho de 2017 demostra um crescimento na demanda de voos domésticos com oferta domesticas de assentos, avançando 7,43% em relação ao mês anterior. Com isso podemos concluir que a Gol desde 2017, tem um crescimento na econômico ao agregar novas parcerias. Em abril de 2018 a Gol apresentou 34,0% da participação no RPK doméstico.

A Gol apresenta uma deficiência no crescimento na demanda do mercado internacional, comparada empresas como Latam e Azul que obtiveram um crescimento no setor no mês de abril de 2018.

Um ponto favorável ao crescimento da empresa é o investimento no setor tecnológico, buscando dar mais vida ao tempo dos clientes, criando um aplicativo que alertam o cliente de todas as etapas do viajante e as possibilidades de check-in. Juntamente com novas rotas internacionais, possibilidade adquirida pela grande frota de aeronaves modernas e equipadas de tecnologias de última geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (322.2 Kb)   docx (577.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com