TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governo Juscelino Kubistech

Dissertações: Governo Juscelino Kubistech. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  3.265 Palavras (14 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho apresentaremos os fatos relevantes de um personagem que marcou a história brasileira e foi considerado por muitos o melhor presidente da república além de também ser denominado como o ‘’Homem do Século’’, Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Juscelino nasceu na cidade de Diamantina, 12 de Setembro de 1902, filho de um caixeiro-viajante e uma professora, e também tinha duas irmãs, uma falecida com poucos meses de vida. Sua mãe de origem Checa ficou viúva aos 28 anos, e preferiu não casar-se novamente, dando preferência a dedicar-se integralmente a criação do futuro presidente e a sua irmã Maria Conceição, carinhosamente apelidada de Nana.

JK teve uma origem bem humilde, e foi educado no seminário de diocesano, dirigido por padres Vicentinos. Ele no período em que esteve nesse seminário por relatos de historiadores, não era um aluno brilhante, porém mesmo assim foi capaz de se formar em medicina na Universidade Federal de Minas Gerais.

A vida política começou para Juscelino em 1933, quando foi nomeado Chefe de Gabinete pelo governador Benedito Valadares, entretanto a principio Kubitschek não tinha interesse no cargo, porém com muita insistência do governador, ele acabou por aceitar.

Já em 1934, com um ano passado ele começou a notar que tinha potencial político e acabou sendo o deputado federal mais votado em Minas Gerais, filiado ao Partido Progressista. Exerceu o papel de deputado até o ano de 1937, quando o Congresso Nacional foi fechado em consequência do Estado novo, com esse fato Juscelino pensou de fato em sair da política.

Mesmo analisando a hipótese de sair da política, essa opção foi deixada de lado, e em 1940 o Governador Benedito Valadares novamente o nomeia a um cargo e dessa vez seria o de Prefeito de Belo Horizonte.

Em 1940, o então governador Benedito Valadares o nomeia prefeito da cidade de Belo horizonte, foi então que Juscelino ganhou o apelido de Prefeito Furacão, devido às grandes mudanças realizadas na Capital Mineira. Kubitschek sempre visou muito a infraestrutura, construindo muitas ruas, avenidas, terraplanando a cidade com intuito de facilitar o caminho do centro às áreas suburbanas. Não podemos deixar de citar que ele também canalizou vários córregos a fim de trazer saneamento básico à cidade além de ter desenvolvido a rede subterrânea de luz e telefone.

Em tal época, um dos mais relevantes feitos foi à construção da Pampulha, um centro de lazer. Esta foi arquitetada por Oscar Niemayer e a obra se fez um marco cultural nacional. No período, a construção tinha como objetivo atração de turistas à capital mineira.

Em relação acultura, se criou o Museu de Belo Horizonte, o Instituto de Belas Artes e o Curso de Extensão Musical. Deu-se inicio a construções como a do Teatro Municipal, oficializou a Orquestra Sinfônica. Com esses feitos, estimulou-se a construção de novas habitações residenciais. O Prefeito também criou benefícios sociais como, por exemplo, um leito hospitalar com mais de trezentos leitos, o chamado hospital Municipal.

Saindo da Prefeitura de Belo Horizonte, JK percebe que a política realmente fazia parte de sua vida, então decide entrar nela de vez, e se elege a deputado federal mudando para a capital federal (Rio de Janeiro) com sua esposa e filha.

Depois da candidatura como deputado federal, JK decide se candidatar a governador do estado de Minas Gerais, percorrendo cerca de 160 cidades Mineiras. O aspirante a governador usou como slogan de campanha ‘’Transporte e Energia’’

O recém-eleito governador assumiu o cargo em 1951, já no ano seguinte criou a CEMIG (central energética de Minas Gerais) e depois construiu em torno de cinco hidroelétricas. Com a eletrificação foi possível começar a industrialização de Minas, possibilitando os planos de Juscelino em deixar de ser um estado agropastoril.

Juscelino investiu seu tempo arduamente para melhorara infraestrutura do estado, melhorando a malha rodoviária, aumentando o numero de pontes e também melhorando a rede de educação publica, aumentando e muito o numero de alunos matriculados.

Em março de 55, JK renuncia ao cargo de Governador para se eleger ao Cargo de presidente da republica.

Com uma aliança política formada por seis partidos, Juscelino foi eleito presidente da republica em três de outubro de 1955. Sendo que nessa época as eleições eram realizadas em turno único.

RESUMO

Esse resumo tem como intuito esclarecer de maneira resumida e de fácil compreensão quem foi Juscelino, seus pontos relevantes, a genialidade de seus atos, o que pode ser um pouco complicado devido à magnitude do personagem em questão. Como esse resumo tem caráter explicativo, decidi resumir por partes, ou seja, de acordo com o que julgo mais relevante da brilhante trajetória de Jk.

Juscelino nasceu em uma cidade pequena do interior de Minas Gerais, sendo filho de um caixeiro-viajante e de uma professora, ficando órfão muito cedo após a morte de seu pai, após essa trágica perda, sua mãe decidiu por dedicar-se integralmente a criação do jovem prodígio e de sua irmã.

Para Kubitschek, a vida politica começou em 1933, não por seu próprio interesse e sim pela nomeação quase que forçada do então governador Benedito Valadares, então no momento o jovem futuro presidente ser chefe de gabinete. Mesmo sem muito interesse pela carreira politica, aos pouco JK se rendeu a inerência que havia entre sua personalidade e a politica.

Um ponto chave para conhecer JK pode ser dito não como presidente da republica, mas sim como prefeito, ele foi apelidado de Prefeito Furacão, já que por característica própria gostava muito de tirar projetos do papel e rapidamente torná-los factível. Como prefeito fez muitas coisas de suma importância por os cidadãos de Belo Horizonte, como diversas vias públicas ligando o subúrbio ao centro, criou bairros, hospitais, melhorou a educação tanto quantitativamente como qualitativamente, para um bom entendedor isso representava que o futuro presidente sim primava e muito pela melhora da nossa infraestrutura.

No período da Revolução Constitucionalista, Juscelino foi convocado para servir ao lado das tropas mineiras, que lutavam contra os Paulistas na Serra da Mantiqueira. Atuando como médico das tropas, Juscelino salvou a vida de um paciente que estava em estado grave, porém o fato de maior relevância foi que JK o salvou mesmo com a negligência de um coronel médico. Após o ocorrido, recebeu a visita de um capitão do quartel que havia vindo abrir inquérito; JK pediu que o inquérito não fosse aberto, e assim ganhou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com