TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HAVAIANAS

Por:   •  26/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.181 Palavras (13 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Sumário

PARTE I - MARCAS E COMPETITIVIDADE        

INTRODUÇÃO        

História da empresa e marca        

ESTRATÉGIA DE SEGMENTAÇÃO E MERCADO ALVO        

PRINCIPAIS CONCORRENTES        

Grandene        

ELEMENTOS DA MARCA        

PESQUISA        

PONTOS DE DIFERENÇA        

PONTOS DE PARIDADE        

MAPA DE POSICIONAMENTO DA MARCA        

DINÂMICA COMPETITIVA        

PARTE II - PRODUTO E SERVIÇO        

ESTRATÉGIAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS        

Níveis e Classificação do Produto        

Diferenciação do Produto e Serviço        

Design        

Embalagem e Rotulagem        

Extenção de Profundidade        

A Serviços Prestados ao Cliente        PARTE III – PREÇO        

Estratégias de Preço        

Estratégias de Adequação do Preço        

REFERÊNCIAS        

PARTE I - MARCAS E COMPETITIVIDADE

INTRODUÇÃO

História da empresa e marca

Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzidas pela Alpargatas S.A., uma empresa do Grupo Camargo Corrêa, foi fundada em 1907 e hoje é uma das maiores industrias calçadistas do Brasil. Além das Havaianas, a organização possui outras marcas e produtos conhecidos como: Topper, Rainha, Mizuno, Timberland, Osklen, Dupé e Sete Léguas.

[pic 1]. A primeira Havaianas surgiu em 1962. Foi inspirada em uma sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz. O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e laterais da base azuis, com o solado de borracha que possui uma textura que reproduz grãos de arroz. Em 1970, num combate as imitações da sandália, o famoso slogan “Havaianas, as legítimas” foi lançado, com propagandas estreladas por humoristas como Chico Anysio (primeiro garoto propaganda das havaianas), Jô Soares e Ronald Golias, os comerciais focavam em mostrar a sandália havaianas como única, inimitável e melhor que qualquer outra, sandálias que “não têm cheiro, não deformam e não soltam as tiras”.

Na década de 80, eram vendidos mais de 80 milhões de pares de havaianas por ano, ter uma havaiana nessa época era imprescindível para grande parte da população brasileira, que tinha como público alvo uma classe financeiramente desfavorecida que a comprava em mercados de bairro. “Mas, nos anos 90, quando o modelo tradicional ainda era visto como um produto de caráter utilitário, usado principalmente pelas empregadas domésticas, a empresa viu que estava perdendo lucratividade e lançou as sandálias coloridas” Diz Rui Porto, consultor de comunicação da Alpargatas, dona das Havaianas.  Então as havaianas passam por uma grande transformação, é lançado o modelo monocromático, inicialmente com quatro cores, famosos como Daniella Cicarelli foram chamados para suas propagandas, com o slogan “Havaianas. Tudo mundo usa”. Para Rui, esse foi o impulso para “democratizar” a marca. “A empregada pode usar e a patroa também, o mesmo modelo, sem problemas”, afirma ele. A partir daí então as havaianas apostam na inovação, com modelos novos, novas estampas e cores para todas as idades.

Em meio a Copa do Mundo de 98, as havaianas viram a oportunidade de lançar um novo modelo de sandália, com uma pequena bandeira do Brasil na tira, que logo se tornou objeto de desejo não só dos brasileiros, mas também no exterior, e atualmente é um das mais vendidas aqui e fora do país. [pic 2]

Inicialmente, turistas de todo o mundo ao visitar o Brasil, compravam as sandálias e levavam para seus países, assim as havaianas ganharam espaço em grandes revistas e jornais do mundo e conquistaram algumas das vitrines mais concorridas do planeta, hoje, podem ser encontradas em mais de 60 países.

Em 2006 foi lançada umas das havaianas mais vendidas hoje em dia, focada no mercado feminino, foram criadas as havaianas slim, com tiras mais finas e delicadas, se tornou um ícone da marca.

O ano de 2009 é marcado com a abertura do Espaço Havaianas em São Paulo. Uma loja que reúne uma linha completa de sandálias, produtos exclusivos para o mercado internacional, customização e novos produtos.

As Havaianas hoje, além de comercializar o seu produto principal, que são as sandálias, possui uma outra variedade de produtos com da marca, de biquínis e sungas a vestidos e suéteres.

[pic 3]

ESTRATÉGIA DE SEGMENTAÇÃO E MERCADO ALVO

 As Havaianas é uma marca que tenta mostrar-se com “espírito nacional” aqui, no Brasil, e no exterior, que busca sempre se adaptar às novas demandas do mercado alvo: um público habituado com um clima tropical que faz bastante uso de acessórios arejados. A marca está em constante inovação, e sempre  procura estar em dia com as questões que envolvam o que é conhecido como estilo de vida brasileiro, por isso seus produtos são criados com fortes traços nacionais, mas com variedades de cores, modelos e estilos..

Outra forma de se igualar ao estilo de vida do brasileiro é a forma que a havaianas busca a comunicação com seus consumidores, sempre de forma despojada, humorística e descontraída. Os comerciais da marca ficam na memória durante anos por gerações pelo brasileiro se identificar com a forma de comunicação.

Para Havaianas atingir o patamar de ser uma das grandes representantes das industriais nacionais do Brasil ao redor do mundo, se deu pela forma estratégica de segmentação de mercado. Ela soube identificar seu mercado alvo e assim traçar estratégias de se igualar aos consumidores e inovar de acordo com a evolução do mercado, fazendo com que os clientes se identificassem com a marca e sempre optar por ela e não buscar outro produto semelhante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (823.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com