TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades básicas de negociadores

Seminário: Habilidades básicas de negociadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Seminário  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 03: Aula-Tema: As habilidades essenciais dos negociadores.

Passo 1

Anotações das habilidades que o artigo apresenta e comparar com o que você tinha estudado no livro texto, apenas para confirmar as habilidades necessárias para o negociador.

* Ter a capacidade de buscar e aproveitar as oportunidades.

* Comunicar-se facilmente com as partes envolvidas.

* Capacidade de liderar e contribuir para um acordo ganha-ganha.

* Aceitar desafios e detectar riscos, sem prejudicar os objetivos.

* Conhecer suas limitações e superá-las.

* Ser flexível, adaptando-se as situações encontradas.

* Ser paciente, e estarconstantemente se auto avaliando.

* Concentrar-se nos interesses.

* Buscar o maior número possível de alternativas.

* Separar as pessoas dos problemas.

* Comunicar-se.

* Saber falar e saber ouvir.

* Saber interpretar o comportamento humano.

* Buscar relacionamento duradouro.

* Usar o silêncio adequadamente.

Passo 2

Membros do nosso grupo fizeram o teste, como resultado obtido podemos considerar uma média, que foi de 87 pontos, na qual me foi atribuído ao grupo que possuímos habilidades razoáveis de negociação, mas em certas áreas, ainda precisamos trabalhar mais para melhorar a habilidade como negociadores.

Passo 3

Como grupo pode-se chegar a conclusão do pontos mais importantes:

* O vídeo mostra que a melhor maneira de pedir um aumento, é chegar em seu chefe, olhar olho-no-olho, e dizer que você quer, precisa e merece um aumento.

Neste caso, o chefe poderá ter uma de três versões:

* Que o funcionário deseja um aumento, e ele não pode conceder por que quer comprar ou investir em outra coisa.

* O Chefe dirá: “Veja bem”, e dará uma longa explicação.

* E a outra reação, seria de ele perguntar, porque você não pede mais, do que aquilo que você precisa, apesar de que essa reação praticamente nunca aconteceu na vida real, só ficou na teoria.

Aparentemente é difícil conseguir um aumento, porque quem pede vê a situação por um ângulo, e quem pode conceder, enxerga a situação de outra maneira. Duas coisas em comum, com relação ao aumento são que:

* O empregado ganha menos do que merecia estar ganhando, ou seja, seu salário é pouco.

* E a empresa acha que o empregado deveria estar produzindo mais, ou seja, seu desempenho deveria ser mais acentuado.

Contudo, é preciso encontrar uma maneira de que faça a empresa escutar o pedido, pois um termo muito evitado dentro da organização é o termo “Aumento”.

Os problemas pessoais dos empregados, não são problemas da empresa.

E quando o problema passa a ser da empresa, é quando o empregado recebe uma proposta para mudar de emprego, e com isso, a empresa pode acabar fornecendo algum tipo de aumento, para que seu colaborador não deixe a empresa, e se por acaso o salário que o empregado está recebendo não for reajustado com a proposta, significa que seu salário está sendo padrão ao salário que o mercado está pagando para desempenhar tal função, mas se caso o empregado não conseguir o aumento que ele tanto deseja, ele não deve desistir, e sim, ir para a opção de que ele irá sim, conseguir o aumento, mas não imediatamente, sentando com seu chefe, e estabelecer junto com ele, um programa de objetivos e metas que deverão estar sendo atingidas e cumpridas á um tempo determinado.

Chefes normalmente não gostam quando seus funcionários pedem aumento, mas começam a observar mais com outros olhos, para quem pede uma “oportunidade”.

E se caso o chefe não querer ouvir em aumento ou em oportunidade, ainda existe a opção de aumento á longo prazo.

Segundo pesquisas, geralmente as pessoas que possuem ensino superior, recebem um salário de até 30% á mais do que o colaborador que não possui tal grau de ensino.

Outro aspecto importante também, é que quem é capaz de falar mais de dois idiomas, ganha mais do que quem só fala o português.

Aumentos estão sendo vistos como necessidade imediata, e eles precisam ser encarados como “investimentos”, e deve-se começar á partir de agora.

Passo 4

Acredito que depois deste teste, o grupo de estudos pode compreender melhor seus pontos fortes e fracos, e como estão as habilidades de negociação, e também pode fazer uma análise dos pontos fortes e fracos tanto pessoais como profissionais de cada individuo, e com essa análise, pode-se perceber um pouco mais claramente para alguns sobre o que deve ser feito para melhorar os pontos fracos e estar buscando cada vez mais, aprimorar as técnicas e habilidades tanto dentro de minhas negociações, como no lado pessoal e profissional, individualmente.

Etapa N° 4 – O Planejamento da Negociação e a Ética nas Negociações

Passo 2 –

a) Qual é a importância do planejamento da negociação?

O primeiro passo consiste em reunir todas as informações possíveis, separando os fatos das suposições. A preparação adequada para a negociação pode proporcionar uma boa vantagem ao negociador, ao permitir a construção de uma base sólida para o processo de negociação e ao gerar a confiança necessária para se obter um bom resultado. Em um processo de negociação, é necessário estabelecer um relacionamento duradouro entre os agentes envolvidos, por meios da credibilidade, confiança e honestidade nos negócios. Dessa forma, os pontos convergentes só são obtidos por meio da negociação, não pela utilização de condutas antiéticas.

b) Quais são os principais passos ou procedimentos que devem ser seguidos durante o processo de planejamento da negociação?

Identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com