TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HOME-OFFICE E A CRIATIVIDADE

Por:   •  20/9/2015  •  Artigo  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: A gestão de competências nas organizações

Competências individuais e organizacionais: no que se diz respeito à competência individual, pode ser definido como conjunto de conhecimentos, habilidades, e que relacionam com o desempenho no trabalho esta intimamente ligada com as tarefas desempenhadas pelo indivíduo e com o conceito de qualificação, a qualificação se relaciona aos requisitos da posição ou cargo do indivíduo ou, ainda, ao conhecimento adquirido ao longo de sua vida profissional. O conceito de qualificação é amplo referindo a capacidade de a pessoa assumir iniciativas, ir além das atividades prescritas, ser capaz de fazer além do esperado, a teoria por si só não e valida e não estiver alinhado com a prática. A competência no  plano das organizações é preciso considerar duas dimensões que  esta diretamente ligada às transformações que o mundo dos negócios vem sofrendo: Âmbito  de atuação da organização (local, regional, nacional ou global) e  visão estratégica.

Diferencia- se uma competência essencial de uma habilidade através do valor percebido pelos clientes, competências é um grupo de habilidades que permitem as empresas entregarem um beneficio fundamental aos seus clientes. A competência básica, por sua vez, é formada por todas as capacidades necessárias de uma organização, mas que não são suficientes para se manter competitivo no mercado.

Indicadores de competências: os investimentos realizados com os recursos humanos sempre terá um retorno positivo para as organizações. Os indicadores  são divididos em dois grupos: Indicadores com foco na unidade organizacional,  nesse grupo há a necessidade em excesso de conhecimento tem por finalidade  as análises comparativas da situação de conhecimento de cada unidade organizacional. Já o grupo  indicadores com foco no conhecimento, muda o foco das unidades organizacionais para o conhecimento em si, engloba vários setores da organização.

Remuneração por competência: a remuneração por competência está ligada a qualificação no qual o empregado precisa demonstrar sua competência. O uso do aumento de salário, não estar vinculado à promoção como e comum nos sistemas tradicionais, esse sistema de remuneração passou a ser interessante em função de diversos fatores como, o crescimento do setor de serviços na economia, aumento da de profissionais qualificados, estimula o interesse que  fazer carreira dentro da organização etc.

Concluir-se que a gestão de competências nas organizações seria a somatória de bens individuais como conhecimentos, habilidades, experiências  que esta estreitamente ligado aos resultados que beneficiam indivíduos e organizações. A gestão por competência surge como resposta a era de avanços tecnológicos e globalizado  que cobra cada vez  mais conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com