TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOME OFFICE: Uma proposta ergonômica e organizacional para escritórios

Por:   •  1/4/2018  •  Resenha  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar o impacto organizacional e ergonômico em home offices (escritórios individuais) no desempenho dos funcionários. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Ferreira (2011), Balbino (2011), Clot (2010), Franco (2010) e Lima (2014). A metodologia utilizada foi a pesquisa (exploratória e explicativa), tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico da temática ergonômica nos ambientes de home office e sua interação com os professores tutores de ensino superior a distância pertencentes a modalidade (EAD). As conclusões mais relevantes são a identificação de valor prático para os planejadores de espaço, profissionais de design e gerentes de instalações envolvidas no desenvolvimento, concepção e funcionamento dos locais de trabalho de escritório uma concepção de espaço de escritórios em instalações empresariais, de modo a permitir que o colaborador possa executar suas tarefas de forma tão eficiente quanto possível.

Palavras-chave: Ergonomia. Produtividade. Home Office. Intervenções. Gestão Organizacional.

1 Introdução

Preocupado com a otimização dos sistemas sócio-técnica, as empresas incluem em suas estruturas organizacionais, políticas e processos, a ergonomia organizacional abrangem as principais áreas de concentração que incluem a comunicação, gestão dos recursos humanos, design de trabalho, design dos tempos de trabalho, trabalho em equipe, design participativo, ergonomia da comunidade, trabalho cooperativo, novo trabalho, paradigmas, cultura organizacional, organizações virtuais, de telemarketing e de gestão da qualidade.

Nesta conjuntura a análise de dados primários e respostas dos entrevistados que representam a situação real das perspectivas e crenças pessoais, predispõem, no entanto, de questionários estruturados para ajudar a identificar inconsistências, vestígios de

1 Pós-graduando em Lato Sensu em Ambiente Organizacional, Saúde e Ergonomia na Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB. (franciana_neves@hotmail.com).

concordância e falta de objetividade nas respostas. A amostra para limitar a extensão em que os resultados e conclusões do estudo podem ser generalizados é obtida com apoio da base amostral fixada no estudo (BALBINO, 2011). Para lidar com esta limitação prevista, selecionam-se aleatoriamente a partir de todos os departamentos identificáveis, unidades e grupos para assegurar uma representação justa e adequada. O intervalo de tempo dentro do estudo realizado define um limite à profundidade a que o estudo pode ser analisado, neste prospecto os docentes que utilizam como ambiente o home office para desenvolvimento das atividades laborais direciona o tema abordado.

Neste contexto detêm-se como objetivo geral: Avaliar o impacto organizacional e ergonômico em home offices (escritórios individuais) no desempenho dos colaboradores.

Tal temática justifica-se pela abordagem do colaborador como usuário final do ambiente de trabalho, este imperativo sobre o local projetado e equipado para atender as necessidades de suas atividades laborais (FRANCO, 2010).

Escritório com ambientes devem ser concebidos em torno da ideia de que o empregado é o mais importante aspecto a considerar durante o projeto, pois homes offices necessitam projetar, atrair e inspirar o colaborador, reforçando a evidência da necessidade e ambiente de escritório ergonômico que maximize o desempenho do empregado (BRASIL, 2015).

Como sintaxe metodológica detém-se de dois principais tipos de dados: dados primários e secundários. Os dados para o estudo foram obtidos a partir de ambas as fontes primárias e secundárias. Os dados primários foram obtidos diretamente dos colaboradores responsáveis pela docência em Ensino Superior na modalidade de Educação a Distância, através, principalmente, da administração de questionários durante o trabalho de campo. Foi também obtida de dados secundários a partir de relatórios e outros documentos com fonte literária nas classificações CAPES A1 e B1.

A ergonomia e a projeção organizacional em Home Office são um meio amplamente aceitável de proporcionar um ambiente adequado que melhor facilita empregados em seu desempenho e produtividade geral. Este estudo procurou descobrir o impacto da ergonomia no escritório e seu impacto no desempenho de funcionários responsáveis na educação à distância como análise de um estudo de caso (FERREIRA, 2011).

Os objetivos específicos do estudo foram analisar o design de escritório e acabamentos na identificação das características ergonômicas e mobiliário em termos de sua adequação e conforto dos funcionários, avaliar o impacto da ergonomia do escritório

sobre o desempenho dos funcionários de EAD (Educação a Distância). As intervenções específicas baseadas ergonomicamente com os dados para o estudo obtido são principalmente a partir da aplicação de questionários foram analisados quantitativamente usando o SPSS e Microsoft Excel e apresentado com o auxílio de distribuições de frequência, tabelas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com