TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Horario Flexivel

Monografias: Horario Flexivel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.966 Palavras (12 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Partindo do princípio de que o nome “Boticário” é um nome que existe desde o passado, por volta de 1730, e que o seu significado era que o boticário se tratava de um farmacêutico que produzia remédio e a botica era o local onde eles eram comercializados, podemos apresentar de cara a genialidade de quem criou essa marca e como esta pessoa se utilizou deste nome Boticário de forma criativa na área de produtos de beleza as antigas boticas são atualmente conhecidas como as farmácias.

A partir de como essa empresa trabalha no mercado brasileiro usando as ferramentas de gestão de marketing de forma plausível, o objetivo principal desta atividade de produção textual é expor aspectos importantes sobre gestão de marketing e uma breve explanação de todo o conteúdo trabalhado no 5º semestre apresentando como base esses aspectos trabalhados de forma clara, e de fácil entendimento, fazendo uma análise geral abordando todos os conceitos embasados através de um artigo sobre gestão de marketing em uma empresa do Brasil popularmente conhecida como o Boticário. Utilizaremos como principais fontes livros sobre conceitos de gestão de marketing, material publicitário disponível para pesquisa e que venham acrescentar mais o uso da prática do trabalho, além de ferramentas importantíssimas da internet como o Google (site de pesquisa). Na intenção que todos os elementos juntos contribuam para o melhor entendimento deste artigo.

O objetivo desse trabalho consiste na análise descrita no artigo “O boticário uma empresa certa no país certo” tendo como base, os aspectos e conteúdos trabalhados durante o período de aulas, com o foco para gestão de marketing e assim utilizar esses conteúdos para produção de um texto.

A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a público específico ou a sociedade como um todo. Este capítulo trata da importância da Comunicação Integrada de Marketing, suas definições ferramentas e objetivos.

O que é comunicação Integrada de Marketing o (CIM)? É o desenvolvimento da comunicação estratégica organizacional, junto ao mercado, promovendo, posicionando e divulgando produtos e serviços, marcas, benefícios e soluções. Tem como base um sistema gerencial integrado, utilizando como ferramenta o composto de comunicação- propaganda, publicidade, acessória de imprensa, promoção de vendas, patrocínios, venda pessoal, internet, marketing direto, eventos culturais e relações públicas. Busca atingir, com a utilização holística de todos os elementos deste composto, uma comunicação eficaz do emissor com o público-alvo.

Um grande desafio entre milhares de marcas nas prateleiras das lojas, qual é a probabilidade de um consumidor ver um determinado produto e comprá-lo? Vendo uma lista telefônica, qual prestador de serviço escolher? Os consumidores estão sem tempo, têm dinheiro contado e informação em excesso diariamente, impossibilitando a compreensão e a absorção / retenção integral das mensagens expostas maciçamente pelos veículos de comunicação. O resultado disso na maioria das vezes é unicamente a compra feita com base em preços.

A (CIM) Comunicação Integrada de Marketing, também é imprescindível para o sucesso dos planos de marketing no mercado bussiness-to-business, principalmente os relativos aos objetivos de participação de mercado e aumento de valor, buscando a maximização dos lucros.

Muitos produtos comercializados nesses segmentos estão se comoditizando. Em geral, a qualidade não difere muito de um fornecedor para o outro e os preços costumam ser semelhantes. A possibilidade de diferenciação entre os concorrentes com frequência resume-se a capacidade de compreender desejos e necessidades, comunicar, trocar informações e se adaptar com eficácias às mudanças, sugerindo inovações e gerando conveniências. Tudo isto pode ser feito por meio do atendimento diferenciado na venda pessoal.

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) abrange as seguintes formas de comunicação:

Propaganda: É um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca empresa ou política, que visa influenciar a atitude de audiência para uma causa, posição ou atuação, seu uso primário advém do contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por partidos políticos.

Uma manipulação semelhante de informação é bem conhecida: a propaganda comercial, que normalmente não é chamada de propaganda e sim de publicidade, embora no Brasil seja utilizada como sinônimo, ao contrário da busca de especialidade na comunicação, a propaganda apresenta informações, com o objetivo principal de influenciar uma audiência.

A Promoção de Vendas: Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a venda de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo em curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um serviço.

Relações Públicas:

Marketing Direto: É um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização Entre os principais meios utilizados para a construção de um marketing direto com qualidade, estão a inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas e acompanhamento e análise de retorno de investimento em marketing, como também aplicações de tecnologias como realidade aumentada, QR Codes variáveis e personalizados, geotagging e desenvolvimento de mapas variáveis ponto a ponto. Outdoors, planfetagem etc.

O marketing direto é uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contatos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto, deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes, contribuindo para a maximização da receita média por cliente. As ações desenvolvidas neste âmbito visam a satisfação das necessidades do consumidor, constituindo a base para a criação de uma relação duradoura, na conquista da sua confiança e lealdade à marca. O Marketing Direto vem dar resposta a uma necessidade crescente das empresas em satisfazerem as necessidades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com