TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDÉIA DE NEGÓCIO NO RAMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

IDÉIA DE NEGÓCIO NO RAMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Lavanderia

INTRODUÇÃO

O empreendedorismo é considerado um ramo na administração de empresas, e tem como principal característica a capacidade do empreendedor de enxergar oportunidades, captar recursos e transformá-la em negócio lucrativo.

Ser empreendedor não é somente uma questão de acúmulo de conhecimento, mas a introjeção de valores, atitudes, comportamentos, formas de percepção do mundo e de si mesmo voltados para atividades em que o risco, a capacidade de inovar, perseverar e de conviver com a incerteza são elementos indispensáveis. (DOLABELA, P.44, 1999)

Estas características têm levado cada vez mais pessoas a desenvolver uma ideia, e se tornarem donas do próprio negócio. E em uma economia que depende principalmente das grandes empresas, incentivar o empreendedorismo pode ser uma boa estratégia para reduzir os índices de desemprego.

As ideias de negócios tem se diversificado, se adaptando aos mercados e é sob esta perspectiva que a prestação de serviços vem se desenvolvendo. Neste contexto, com o estilo de vida atual onde o tempo tem se tornado um bem escasso, as atividades domésticas rotineiras tem se tornado o negócio de muitas empresas. É o caso dos serviços de higienização de artigos têxteis, popularmente conhecidos como serviços de lavanderia.

JUSTIFICATIVA

Aproveitar uma oportunidade de mercado para desenvolver uma ideia de negócio requer estudo e análises de diversos aspectos. O negócio de que trataremos aqui partiu de uma necessidade identificada no município de Brumadinho, e que evolui para ideia e agora entra no campo das oportunidades.

Atualmente há apenas uma empresa que presta serviços de lavanderia e a demanda para esse serviço é crescente em decorrência de diversos fatores entre eles: o aumento de pessoas morando em apartamentos com áreas de serviços minúsculas, aumento do número de pessoas morando sozinhas em função da oferta de empregos, escassez de mão de obra de domésticas, especialmente após a alteração da legislação, além dos benefícios proporcionados pela lavagem terceirizada como comodidade e praticidade.

Por isso é necessário antes analisar as características do negócio, e detalhar suas potencialidades e fraquezas. A seguir é apresentado um levantamento inicial com o perfil da lavanderia, análise de clientes, preço, concorrência, fornecedores, divulgação e capital.

INFORMAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO

  • Tipo de negócio: lavanderia
  • Ramo de atuação: prestação de serviços
  • Mercados de atuação: doméstico e empresarial
  • Tipos de serviços prestados pelas lavanderias: limpeza a seco, limpeza a água, passagem, tingimento, limpeza de artigos têxteis e do vestuário, inclusive tapetes, cortinas e com menor ocorrência couro e peles e reforma e reparo de roupas.

Clientes

Público do município de Brumadinho e regiões vizinhas: pessoas em geral, empresas como hotéis, restaurantes, empresas que terceirizam a lavagem de suas roupas de cama, mesa e banho, uniformes, EPI’s (equipamentos de proteção individual) e outros tipos de materiais passíveis de lavagens.

Preço

A formação de preços deve levar não somente os preços praticados pela concorrência direta, como também a sustentabilidade do negócio. Por isso o estudo dos processos pelos quais cada peça irá passar, deverá levar em conta principalmente os custos do serviço.

Concorrência

Neste tipo de negócio podemos identificar concorrentes diretos na região de interesse, mas também é importante analisar a forma de atuação destes, considerando similaridade com os serviços oferecidos, preço e disputa pelo mesmo mercado e canais de distribuição.

No município há apenas um prestador de serviços, que terceiriza as lavagens para uma empresa com sede no município de Betim. Neste sentido o principal concorrente pode se tornar um parceiro, que passe a enviar as peças para a nova lavanderia do município.

Fornecedores 

Os principais fornecedores identificados são os fabricantes de máquinas e equipamentos como lavadoras, centrífugas, secadoras, mesas de passar, embaladoras de roupas, cabines tira-manchas, geradores de vapor, acessórios para máquinas; fabricantes de produtos químicos como detergentes, corantes, sabões, tintas, cloro, amaciantes, desengomantes, antimigrantes; prestadores de serviço de assistência técnica especializada; desenvolvedores de software de gestão; fornecedores de mobiliário; fornecedores de equipamentos de tecnologia da informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com