TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Custo, volume e lucro no setor hoteleiro: um estudo de caso

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 15

Análise da sazonalidade numa empresa do ramo hoteleiro

1. TEMA

        Custo, volume e lucro no setor hoteleiro: um estudo de caso.

1.1 Delimitação do Tema         

        Estudo da relação Custo-Volume-Lucro através de dados financeiros coletados do exercício de 2008 em um hotel, localizado na praia de Tramandaí, RS, em duas visitas, a serem realizadas em Janeiro e Março  do ano de 2009.

2. PROBLEMA

        A rede hoteleira vem passando por mudanças e evoluções, com a entrada de algumas cadeias hoteleiras internacionais, seja por meio de investimento próprio ou franquias, com isso o mercado hoteleiro torna-se cada dia mais competitivo, consequentemente os hotéis devem procurar formas viáveis para reduzir seus gastos aumentando seu faturamento, para que isso aconteça é necessário que o empreendimento tenha uma boa gestão de custos para auxilio a tomada de decisão, principalmente devido à sazonalidade.

Diante desse contexto, buscar-se-á verificar se há viabilidade financeira do hotel manter-se em atividade durante todos os meses do ano.

3. HIPÓTESES

        É viável, em relação à redução de custos fixos, manter o estabelecimento aberto durante todo o ano;

4. JUSTIFICATIVA

As empresas trabalham visando maior lucro e menor custo, por isso torna-se necessário uma adequação contínua à realidade econômica, controles rígidos e definidos através da teoria e prática da análise de custos.

Esse trabalho justifica-se pela importância da contabilidade de custos na gestão e como forma de fundamentação teórica, servindo como ferramenta à tomada de decisão.

Para que se possa compreender com mais afinco a contabilidade de custos, faz-se necessária uma abordagem de um estudo dos seus princípios, conceitos e origens que darão uma melhor idéia para justificar o  estudo presente.

5. OBJETIVOS

5.1 Gerais

        O presente trabalho tem como objetivo subsidiar o cálculo do ponto de equilíbrio para verificar se é viável ou não a abertura do hotel em períodos de baixa temporada.

5.2 Específicos

        

        - Identificar um referencial teórico acerca de conceitos, comportamento, procedimentos e gestão da contabilidade de custos;

        - Elaborar uma contextualização da atividade econômica do turismo no Brasil;

        - Levantar os custos fixos e variáveis, preços dos serviços prestados e margem de contribuição.

6. METODOLOGIA

        A pesquisa científica constitui-se num processo de construção de conhecimento baseado em um método de coleta de dados. Lakatos e Marconi (2005) colocam que a pesquisa faz parte de um processo reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.

O método de pesquisa a ser utilizado será o Dedutivo. Sobre o caráter dedutivo, as teorias aparecem no contexto das explicações e explicar um acontecimento teoricamente equivale a deduzir um enunciado que descreve esses acontecimentos, partindo-se de algumas premissas. Assim, partir-se-á de conceitos e teorias acerca da Contabilidade de Custos e Gerencial para chegar-se a conclusões a respeito do problema proposto.

        Segundo a abordagem do problema, tem-se a pesquisa qualitativa, na qual descreve-se a complexidade de determinado problema e a interação de certas variáveis, a partir das quais possa-se buscar compreender e classificar os fenômenos vividos pelos grupos sociais e contribuir em seu processo de mudança e entendimento. O trabalho se utilizará da coleta de dados e, junto da teoria, fará inferências a respeito do tema proposto.  

        Quanto ao Objetivo Geral, a pesquisa será descritiva, que consiste na descrição de dados e características coletadas na pousada em estudo para estabelecer relações  entre as variáveis. Entre as técnicas de coleta de dados serão utilizadas as de observação e acompanhamento de processos, entrevistas com os gestores do negócio, coleta de dados financeiros de desempenho e resultado (despesas e receitas), buscando uma relação entre a teoria disponível para explicar os resultados encontrados.

        Em relação ao propósito, a pesquisa será aplicada, pois consistirá  em coleta de dados que respondam a um problema específico da organização, ou seja, a viabilidade de manutenção do negócio em períodos de baixa temporada em função da sazonalidade.

        Já em relação ao procedimento técnico, o método utilizado será o estudo de caso, que refere-se ao levantamento com mais profundidade de determinado caso ou grupo humano, sob todos os seus aspectos. Entretanto, é limitado, pois se restringe ao caso que estuda, ou seja, um único caso, não podendo ser generalizado. A pesquisa em questão será realizada em um hotel localizado em Tramandaí-RS.

Através dessa pesquisa, poder-se-á verificar o processo de seleção e de rateio dos custos de cada serviço ofertado, separar os gastos da empresa aos devidos produtos, classificar os devidos gastos e assim poder apurar os custos dos principais serviços, trazendo aos gestores auxílio à tomada de decisão.

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

7.1 Custos

7.1.1 Conceitos de custos

        Muitos dos conceitos básicos utilizados na Contabilidade de Custos são bastante aplicáveis às entidades, tanto às industriais como às não industriais.

        Martins (2003) refere-se a custos como gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, ou seja, o valor dos insumos usados na fabricação dos produtos da empresa. Salienta que o custo é também um gasto, só que é reconhecido como um custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para fabricação de um produto ou execução de um serviço.

        Sá (1995) define custos como tudo o que se investe para conseguir um produto, um serviço ou uma utilidade (no sentido amplo). Esse autor afirma, também, que a maioria dos mestres entende por custos as aplicações, para mover a atividade, sejam direta ou indiretamente, feitas na produção de bens de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com