TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO DE UM PRODUTO

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 12

PLANO DE NEGÓCIO: AVANCE, PERFUMARIA

SUMÁRIO EXECUTIVO

O mercado empresarial brasileiro tem sofrido algumas turbulências nos últimos meses devido à crise econômica pela qual passa o país. Essa crise por sua vez torna o empreendimento de novos negócios mais desafiadores em um período onde investimentos estão mais escassos por medo de não obter retorno. Com esse cenário traçar metas objetivas e estar preparado para dificuldades torna o empreendedor algo diferenciado no mercado e para isso o plano de negócio serve como uma ferramenta para o as decisões que serão tomadas.

Não são raras as empresas que por falta de planejamento, coerência administrativa e um estudo do mercado referente ao segmento que deseja alcançar acabem por fechar as portas antes de conseguirem seu lugar no mesmo. Por causa disso o presente trabalho debruça-se em elaborar uma proposta de negócio que auxilie nas tomadas de decisão que serão necessárias e com isso mostrar que um bom plano de negócio é uma ferramenta adequada para entender a viabilidade de um projeto.

O setor alvo escolhido para este trabalho é referente à perfumaria, compreendendo que este é um dos que mais crescem no brasil. Os motivos para esse crescimento podem ser alicerçados primeiramente no aumento de poder aquisitivo da população brasileira nos últimos anos, devemos lembrar que mesmo com a inflação dos últimos meses o publico não deixara de consumir, mas apenas passou a pesquisar mais suas opções em busca do melhor preço ou diferenciais nos produtos escolhidos. Outro motivo que levou a escolha do segmento de perfumaria por parte deste trabalho é a mudança no pensamento sobre o cuidado com a beleza e estética. Antes estes estavam relacionados ao termo “luxo”, opulência e mesmo status, ao qual se referia aos prazeres usufruídos pela classe mais abastada financeiramente no Brasil.

Como informamos no parágrafo anterior, esse pensamento mudou, e o cuidado com a estética e a beleza passou a estar relacionada com saúde, ou seja, o cuidado com a beleza e estética virou sinônimo de saúde tanto para homens quanto para mulheres durante esses primeiros anos do século XXI. As mudanças relatadas até o presente momento pesaram muito para a escolha do referido projeto e optamos por um desafio também: renovar um produto que se encontra esquecido pelo mercado consumidor e lembrado somente para os que se recordam de seu conceito. Estamos aqui falando da marca AVANÇO que entre os anos de sucesso na mídia e os dias de hoje se encontra quase esquecido. Mas aproveitando o desafio decidimos retrabalhar esse produto e apresenta-lo sob um novo conceito e para um novo público, o feminino.

        Assim reelaboramos conceito e o nome, alterado de AVANÇO para AVANCE, com o intuito de lembrar a mulher de sua força, ousadia, vontade, disposição e também encanto qualidades que as fez mudarem o mundo. Para esse empreendimento contamos com a habilidade de cada um dos seis associados, lembrando que, para toda empreita dar certo é necessário esforço e trabalho em equipe.

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

  1.  Nome: Avance

  1. Missão: fazer
  1. Visão: fazer
  1. MOTIVOS DA ESCOLHA DO PRODUTO E SEGMENTO

O setor de cosméticos vem crescendo bastante nos últimos anos tendo obtido faturamento de quinze bilhões de reais em 2011 (AUTOR, ano). É um setor dinâmico que demanda inovação contínua e investimentos constantes no desenvolvimento de novos produtos capazes de atender a uma grande diversidade de consumidores em função de faixa etária, sexo e etnias.

O setor de cosméticos, nacional e estrangeiro, destaca-se pelo seu dinamismo. O ritmo de lançamento de novos produtos é bastante acelerado, o que mantém e atrai consumidores cada vez mais exigentes demandando uma busca contínua por inovação e melhoria da qualidade, para a consolidação e fortalecimento das marcas no mercado.

Segundo uma matéria do jornal Le Monde, publicada em julho de 2013 (colocar na bibliofrafia esse jornal), há uma crescente progressão do crescimento do consumo de cosméticos e produtos de higiene pessoal e perfumaria no Brasil. O mesmo jornal apresenta os seguintes dados: entre 2006 e 2011, a venda de produtos de perfumaria aumentou em 299%, E destaca ainda que embora o Brasil represente apenas 3% da população mundial é o primeiro na liderança no mercado de desodorantes com 12% do segmento.

Uma pesquisa conjunta da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), com a consultoria Booz & Company,(AUTOR (se tiver), ano) indica que:

  1. O consumo de produtos do setor deve crescer em torno de 5%, ao ano, em volume até 2015.
  2. Haverá um salto, em valores, de R$ 27,3 bilhões em 2010 para R$ 50 bilhões em 2015.

  1. ANÁLISE DO AMBIENTE

Reconhecer a melhor abordagem que sua empresa deve tomar frente aos desafios que irão surgir não é fácil e, tal intento só poderá ser efetuado quando reconhecidas as características que fazem de sua empresa um forte concorrente. Para isso as análises SWOT e PEST se impõem como ferramentas imprescindíveis tanto da empresa em si como do mercado no qual a mesma se estabelece. Uma vez, Munida dessas ferramentas a Avance realizou as análises cabíveis e obteve como resultado o que será exposto nos tópicos a seguir:

  1. ANÁLISE SWOT
  1. FORÇAS:

a)        Força do produto

A busca da qualidade e a pureza do produto que oferecemos é um fator que irá nós diferencia do mercado, sempre obtendo vários estudos e pesquisas antes do lançamento do produto.  

Além de uma boa exposição e visibilidade nos pontos de venda, a embalagem tentará comunicar os benefícios do produto e criar vínculos com o consumidor, oferecendo algo a mais, além do seu papel tradicional de transportar e proteger o produto.

Perfumes com matérias-primas sofisticadas especialmente para perfumaria fina. São fragrâncias que traduzem as personalidades das mulheres com muita sedução e romance especialmente para ser destaque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com