TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTO PARA APURAÇÃO E ANÁLISE DO RETORNO DO INVESTIMENTO REALIZADO POR UMA EMPRESA

Monografias: INSTRUMENTO PARA APURAÇÃO E ANÁLISE DO RETORNO DO INVESTIMENTO REALIZADO POR UMA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

PORTIFÓLIO:

ADMINISTRAÇÃO E ANÁLISE DE INVESTIMENTO IV

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (FCD) COMO INSTRUMENTO PARA APURAÇÃO E ANÁLISE DO RETORNO DO INVESTIMENTO REALIZADO POR UMA EMPRESA

O Fluxo de Caixa Descontado é um método para avaliar a riqueza econômica de uma empresa dimensionada pelos benefícios de caixa a serem agregados no futuro e descontados por uma taxa de atratividade que reflete o custo de oportunidade dos provedores de capital. O modelo de FCD determina o valor futuro estimado para os fluxos de caixa descontando-os do custo de capital apropriado.

A idéia subjacente a esta abordagem de fluxos de caixa futuros estimados é a consideração de que o valor do dinheiro hoje é mais valioso do que o valor estimado no futuro, na medida em que uma estimativa pode não se concretizar e por isso têm um maior risco do que o dinheiro que no "bolso".

A avaliação de uma empresa não pode ser feita segundo princípios de uma ciência exata. O peso que os técnicos em avaliação atribuem aos diversos fatores envolvidos no processo de avaliação não é uniforme. Isto se deve a um problema de julgamento pessoal de cada avaliador que é influenciado pela experiência que este especialista acumula, bem como pelos motivos e objetivos da avaliação para o comprador ou vendedor.

A valoração de uma empresa é complexa por envolver em seu corpo um conjunto de bens heterogêneos e destinados a produzir riqueza, dentro das mais diversas conjunturas econômicas e sociais.

Dentre as concepções de valor da empresa, destacam-se as seguintes:

- Valor Patrimonial: o valor da empresa é determinado pelo somatório dos bens que constituem o patrimônio da empresa.

- Valor Econômico: o valor da empresa decorre do potencial de resultados futuros.

Ambas as abordagens apresentam fatores embutidos dentro de suas formulações teóricas. Alguns bens que compõem o patrimônio da empresa são de difícil mensuração, principalmente quando considerados isoladamente. É o caso dos bens intangíveis como marcas, patentes, ponto comercial, reputação, organização, etc. Por outro lado, a avaliação econômica dos benefícios futuros que a empresa pode gerar depende de um grande número de fatores que ainda apresentam dificuldades quanto à sua quantificação (risco do negócio, risco financeiro, taxa de capitalização, crescimento da empresa, etc.).

O objetivo principal deste modelo é determinar o valor máximo que um potencial comprador poderá pagar pela empresa.

São as seguintes premissas básicas do modelo apresentado:

- a avaliação independe do modo como será feita a aquisição da empresa, bem como a forma de pagamento (financiamento) a ser realizado pelo comprador;

- a estrutura de capital da empresa não influencia no cálculo do valor máximo a ser pago;

Aplicam-se os seguintes passos para a análise do investimento:

- determinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com