TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IOF Sobre Estudos Do Brasil

Ensaios: IOF Sobre Estudos Do Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

O principal objetivo deste trabalho é analisar porque as altas cargas tributárias são os grandes inimigos das empresas e como os altos impostos conseguem minar a rentabilidade das empresas brasileiras. Com isso, saber quais são os melhores estados para se atuar no ramo de seguros, mensurar e quantificar os impostos que incidem sobre o preço do seguro. Demostraremos os valores com os impostos aplicados e sem eles. A carga tributária tem função social importante de redistribuição de renda, quando planejados da forma correta. O Brasil tem uma carga tributária muito alta, o que faz com que haja uma maior cobrança dos brasileiros com relação aos serviços prestados a nação, pois todos nós pagamos impostos, e o retorno e muito baixo.

Palavras-chave:Tributária; Impostos; Seguros;

1 CARGA TRIBUTÁRIA

Segundo o autor Afonso e Araújo (2012, p.48), “Carga tributária refere-se ao total da arrecadação do governo com tributos dividido pelo valor nominal do PIB em um determinado espaço de tempo”.

Segundo o G1 Economia, em 2013 a carga tributária brasileira foi uma das mais altas do BRICS com relação ao PIB, ficando atrás apenas da Argentina, atualmente ela esta com mais de 36% enquanto a margem tributaria do BRICS incluindo o Brasil é de apenas 22%.

A análise é feita tomando-se como base valores nominal, logo, uma elevação na carga tributária é o reflexo do aumento da arrecadação, em dimensão maior que o crescimento do PIB, desprezando-se para ambos os dados os valores da inflação no período. Esses constantes aumentos na carga tributária brasileira implica no crescimento do país no exterior e também no seu próprio mercado interno, por isso que hoje em dia as pessoas que tem condições preferem fazer compras no exterior, devido a essas altas taxas no Brasil.

A alta taxa tributária faz com que haja uma maior cobrança dos brasileiros em relação aos serviços prestados a nação, pois todos nós pagamos impostos e o retorno é muito baixo. Temos que cobrar uma melhor aplicação dos recursos arrecadados para que o volume de impostos cobrados da população seja revertido em serviços públicos de qualidade, como fazem as demais nações.

Para Giambiagi, no entanto, a estrutura da carga tributária que se instalou de maneira predominante foi uma alta tributação indireta, ou seja, elevação nos tributos sobre bens e serviços, representados pela variação de 40% a 45% da receita tributária total, ao mesmo tempo em que as tributações sobre o patrimônio e sobre a renda (tributos diretos) apresentaram respectivamente um patamar de 2%, e de 18% do montante total arrecadado de tributos.

2 O QUE SÃO TRIBUTOS/IMPOSTOS?

Para entendermos como funcionam os tributos e impostos, temos que saber o que são, e claro, como surgiram.

Na época da pré-história, homens viviam em abrigos naturais (cavernas) viajando com suas tribos de lugar em lugar dependendo das suas necessidades. Se o local onde estavam era muito frio, migravam para lugares com temperaturas mais amenas, se as caças e alimentos ficavam escassos, eles iam para um lugar que houvesse fartura em alimentos, água e tudo mais que necessitavam para a sua sobrevivência.

Com o passar do tempo, os homens aprenderam a fabricar roupas, plantar, domesticar os animais, e a construir sua própria moradia. Com isso aprenderam o valor ao manter um pedaço de terra.

Desse momento em diante a terra começa a ser objeto de muito valor e cobiça pelos homens, motivando guerras entre povos para conquistar mais terra e assim ter mais poder. Nessa época era muito comum, homens darem diversos tipos de presentes para seus Deuses e líderes. Essa conquista de terra favoreceu o surgimento de vários povos e civilizações como os Egípcios, Romanos, Gregos, Maias entre outros. Durante séculos, houve guerras entre povos que buscavam mais territórios e consequentemente poder.

Foi ai que os Reis, que na época era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com