TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade De Marca

Ensaios: Identidade De Marca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

IDENTIDADE DE MARCA

O QUE É?

A identidade de marca é parte dos quatro pilares (ao lado de arquitetura da marca, programas de construção de marca e estrutura e processos organizacionais) para a criação de marcas fortes.

A identidade de marca é um conjunto de associações de marca que o estrategista de marca aspira criar ou manter. Essas associações implicam uma promessa a clientes feita pelos membros da organização. Como a identidade de marca é utilizada para impulsionar todos os esforços de construção de marcas, deve possuir profundidade e riqueza.

Uma identidade de marca mais rica é um reflexo mais preciso da marca

Uma identidade de marca é “aspiracional”: deve envolver toda a organização por meio de captura de culturas e valores. E pode implicar a necessidade de mudança da marca ou de sua ampliação. Em sentido fundamental, a identidade de marca representa aquilo que a organização deseja que sua marca significa.

O QUE FAZ?

O objetivo da identidade de marca é fornecer orientação real para os tomadores de decisão sobre o que a marca representa. Quando é mais completa, a ambiguidade sobre o que deve ou não ser feito é menos.

Uma identidade de marca precisa ressoar com clientes, diferenciar a marca de suas concorrentes e representar aquilo que a organização pode fazer, e fará, ao longo do tempo

A identidade de marca deve auxiliar o estabelecimento de um relacionamento entre marca e o cliente por meio de geração de uma proposta de valor que potencialmente envolva benefícios funcionais, emocionais ou auto expressivos, ou por meio do oferecimento de credibilidade para marcas endossadas. O papel do endossante é o de auxiliar na criação de credibilidade para a marca endossada em vez de oferecer uma proposta direta de valor.

Há 12 categorias de elementos de identidade de marca organizados em torno de 4 perspectivas:

- marca como produto: escopo de produto, atributos de produtos, qualidade/valor, experiência de uso, usuários, país de origem.

- organização: atributos organizacionais, local versus global.

- pessoa: personalidade de marca, relacionamento cliente/marca

- símbolo: imagem visual/metáforas e herança de marca

ESTRUTURA DE IDENTIDADE DE MARCA:

Identidade de essencial (os elementos mais importantes da identidade de marca, todos os elementos deste devem refletir a estratégia e os valores da organização. Esta identidade é a mais provável de permanecer constante à medida que a marca passar para novos mercados e novos produtos. Esta identidade é mais fácil de ser comunicadas do que a identidade plena e estendida. ) – Contem 4 conceitos: qualidade, inovação, diversão/entretenimento e valor.

identidade estendida ( é uma descrição ríspida da marca, gerando ambiguidade, assim, decisões de implementação de marca se beneficiam da textura e da completeza oferecidas oferecidas pela identidade estendida. Há elementos uteis nessa identidade como personalidade de marca e especificação daquilo do que a marca não é) – contem personalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com