TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRIDENT: A necessidade de identidade da marca na presença digital

Por:   •  19/6/2015  •  Seminário  •  3.418 Palavras (14 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

THAMYRIS AZEVEDO PIMENTEL

TRIDENT: A necessidade de identidade da marca na presença digital

[pic 3]

Teresópolis

2015

THAMYRIS AZEVEDO PIMENTEL

TRIDENT: A necessidade de identidade da marca na presença digital

Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo de Marketing  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Planejamento e Gestão de Marketing.

Prof. Fabio Regioli, Henry Nonaka, Karen Manganotti, Gisleine Fregoneze e Luis Claudio Perini.

Teresópolis

2015



SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16














INTRODUÇÃO 

O presente trabalho destina-se à leitura do estudo de caso “Trident Gomas de Mascar”, e resposta aos questionamentos propostos pelos professores do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UNOPAR, nas disciplinas do semestre sendo estas principalmente no que compete a necessidade de reflexão para propostas da presença digital da marca Trident. O aprofundamento do conteúdo se dará, por meio da leitura dos materiais trabalhados e pesquisas em livros e na internet.
Este trabalho despertou a análise crítica do estudante sobre as disciplinas estudadas no semestre, aproximando a prática ao que foi aprendido em sala de aula. Por este estudo será possível conhecer a historia da Líder absoluta da categoria, uma marca focada apenas em fornecer um atributo, que passou muitos anos explorando apenas inovações, aprimoramento da linha de produto da marca, e que quer um ter um papel de continuar expandindo a categoria por meio de inovações surpreendentes e relevantes, fazendo com que os consumidores se sintam cada vez mais fascinados pela marca; Buscando ser um ícone que convida seus consumidores a se aproximarem de sua marca através de atributos que ela associa ao produto.
Além disso, será possível entender que apesar de todos estes pontos positivos a marca tem um grande desafio de criar uma identidade na presença digital, e que terá de escolher uma forma de dar valor a marca através dos pilares já estabelecidos e que trazem benefícios a


DESENVOLVIMENTO

Questão 1 - Planejamento de Marketing 

1.1 Qual o planejamento de marketing que você encontrou no texto “Trident”?

O planejamento encontrado no texto foi o tático, pois houve a tentativa de solucionar o marketing digital da empresa, preocupando em não mudar o que já havia sido conquistado e estava surtindo efeito.
“O planejamento tático focaliza a otimização de determinada área da empresa e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas pelo planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos previamente fixados no plano estratégico”. (TISSOT, 2008)

1.2 Quais são os pontos fortes e fracos encontrados no texto?

PONTOS FORTES
1. Portfólio de produtos segmentado por diferentes apresentações e preços ao consumidor;
2. Os consumidores são preocupados com a sua imagem e têm relação de companheirismo com a marca e seus produtos;
3. Está presente em 500 mil pontos de venda em todo o Brasil;
4. É a 1ª marca mais forte, a 2ª marca mais admirada dentre diversos segmentos, ficando atrás apenas da Coca-Cola;
5. A admiração é um indicativo de que a marca, além de ser lembrada, conhecida, é respeitada;
6. Os consumidores reconhecem a qualidade do produto e sua superioridade frente aos demais concorrentes;
7. A marca têm tradição;
8. Na segmentação proposta pela marca, são considerados os pilares relacionados e os respectivos benefícios emocionais dos produtos;
9. O sistema de distribuição reduz a possibilidade de o produto ser trocado pelos concorrentes no momento da compra.
10. Os consumidores reconhecem a qualidade do produto e sua superioridade frente aos demais concorrentes.

PONTOS FRACOS
1. A marca não é detentora do domínio que leva seu nome, principalmente, pela fragmentação na percepção de valor de marca, com diversas presenças digitais temáticas;
2. A lealdade dos consumidores é baixa, especialmente porque a compra do produto ocorre por impulso;
3. Se o consumidor vai ao ponto-de-venda e não encontra a marca,


 marca.

consome outra disponível;
4. Não se pode concluir que a alta admiração por parte dos consumidores leva à alta lealdade, pois o produto é de baixo valor e, portanto, não há grandes esforços de troca;
5. Apesar da lealdade à marca, ainda não existe a fidelidade intensa. Os consumidores interagem, mas não são proativos em relação à marca.
6. É um produto sem diferencial, funcional de extrema relevância.

1.3 E as ameaças e oportunidades?

AMEAÇAS
1. Marca fragmentada, sem necessariamente gerar uma condição de comunicação e relacionamento única, através da marca e de seus valores intrínsecos, independente da versão do produto.
2. O produto pode ser facilmente trocado no ponto de venda, por um produto concorrente, não há grandes esforços de troca.

OPORTUNIDADES
1. Cada domínio realça as características e diferenciais por produto;
2. As diversas presenças digitais são temáticas, têm conceituação criativa e posicionamento publicitário pelas propriedades especificas de cada produto;
3. O investimento em comunicação é um alavancador da lembrança da marca entre os consumidores, ampliando sua presença nas mídias existentes;
4. A associação existente a sentimentos positivos e a benefícios auxilia na criação de vinculo com a marca;
5. A comunicação e o preço da marca servem como alavancadores da percepção da qualidade de seus benefícios;
6. Há constantes investimentos para ampliação de SKUs e aprimoramento de produtos;
7. O consumidor mostra-se disposto a experimentar as novas versões de um produto cuja qualidade conhece bem;
8. O fato de ser líder no mercado, com 50% de participação e 90% entre as gomas de mascar sem açúcar são provas ainda maiores da superioridade do produto com relação aos consumidores.

Questão 2 – Administração de Vendas

2.1 Qual a importância do papel de um vendedor em um processo de vendas? 

O vendedor tem um papel muito importante para a empresa é ele quem leva o nome da empresa e seu respectivo produto até o consumidor, principalmente através do contato físico. Ele vai interagir com o público, precisando ser empático para cativar a pessoa a comprar e criar um vínculo com a empresa e seu produto. Presta apoio, tira dúvidas, auxilia na demonstração, no esclarecimento de informações e a tirar dúvidas.
“No caso de alguns produtos o papel desse profissional é Imprescindível. São produtos que tipicamente necessitam da presença de um vendedor treinado e motivado para demonstrar os benefícios que esses serviços oferecem aos clientes. Às vezes, um produto tem boa qualidade, está bem exposto e disponível no canal de distribuição adequado, no entanto o consumidor pode apresentar dúvidas no ponto de venda e precisar de mais informações para decidir-se sobre a compra. Pessoas que entraram na loja dispostas a comprar algo muitas vezes saem de mão vazias porque não tinha funcionário para dar esclarecimentos sobre produtos, preços ou qualidade. Ou seja, esse aspecto humano da compra não é e jamais poderá ser eliminado do processo mercadológico, pois a presença do vendedor é fundamental.” (GOVERNO FEDERAL)

2.2 Quais as vantagens da Venda Online? Quais as vantagens da Venda Online para a empresa? Quais as vantagens da Venda Online para o cliente?

Vantagem da venda online para empresa: Pode atingir um número de vendas bem maior em todo território onde atua, reduz inúmeros gastos como a comissão dos vendedores e seus respectivos salários. ”Empresas de comércio eletrônico pode beneficiar o marketing em mídias sociais. Envolver os clientes locais com quem você tem contato face-a-face deve envolver menos recursos do que construir relacionamentos com clientes no mundo inteiro. O dinheiro que você não gasta em publicidade em mídia de massa pode ser redirecionado para a mídia social.” (Mantuani, 2010) Uma loja virtual pode ter menores níveis de estoque do que uma loja física. 
Desvantagem da venda online para a empresa: Uma mensagem mal interpretada pode ocasionar um problema entre empresa e cliente, podendo manchar a imagem da marca. “A despesa significativa por transação para o comércio eletrônico que não existe para as lojas físicas é o transporte. Adicionando custos de envio de pacotes pequenos para a ordem total do cliente é uma forma simplista de repassar essa despesa. Mas os clientes estão acostumados a Internet e oferecer "frete grátis" às vezes pode irritar os clientes que sabe que pagarão por esses encargos de alguma maneira. É possível aumentar os preços do produto para disfarçar despesas de envio, mas as pressões de preços competitivos pode fazer desta solução um problema. Assim, pode ser preciso absorver algumas despesas como o transporte como um custo de fazer negócios.” (Mantuani, 2010)
Vantagens para o Cliente: Compra rápida, prática, sem filas, 24 horas por dia, de segunda a domingo. Comodidade, compras sem sair de casa. Produtos um pouco mais baratos, pois não tem a comissão do vendedor, despesas com aluguéis e impostos referentes ao espaço físico, dentre outras despesas, além de que se consegue encontrar produtos em promoção. É possível comprar o que se quer, com total privacidade. A variedade também é outra vantagem, pois há centenas de lojas para serem pesquisadas. E com isso se conhece ter conhecimento das novidades com mais rapidez. 
Desvantagens para o cliente: Não é possível ver o produto ao vivo, tocar e experimentar o produto que vai comprar; isso causa desilusão muitas vezes no recebimento do produto. É preciso esperar para receber o produto, algumas vezes mais do que o esperado, não existe opinião e tirar duvidas antes de efetuar a compra. Devido a variedade de opções há certa insegurança em onde fazer a compra, qual a empresa mais segura, há dificuldade em acreditar nas opiniões que estão expostas na rede sobre a empresa. As formas de pagamento podem ser uma desvantagem, porque muitas vezes as lojas on line aceitam apenas pagamento através de certos cartões de crédito, o que dificulta a compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com