TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE IDENTIDADE E MARCAS

Por:   •  25/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA 1 - SISTEMA DE IDENTIDADE DE MARCA

1.        Quais são os principais conceitos apresentados? Além de citá-los, apresente uma breve descrição.

Os conceitos apresentados no texto são:

  • Identidade de marca:  conjunto de associações que trazem um sentido, significado e finalidade a marca.
  • Armadilhas da identidade de marca- associações consideravelmente limitadas e que geram incompetência.
  • Armadilha da imagem da marca- deve dispersar a visão e o espírito da marca, evitando que os clientes as ditem.
  • Armadilha da posição da marca – é confundir a identidade da marca em posicionamento da marca, na qual é incentivada por essa necessidade de encontrar seus objetivos e isso faz com que o slogan da marca se torne em objetivo, focando nas características do produto e deixando de expressar a personalidade da marca.
  • Armadilha da perspectiva externa – As empresas deixam de reconhecer a importância da identidade de marca e faz com que as organizações entendam os seus valores e suas finalidades básicas.
  • Armadilha da fixação nos atributos do produto – A marca foca nas características do produto para criar uma determinada identidade e isso serve para gerar um interesse por parte dos consumidores, sendo que isso as deixa limitada.
  • 4 perspectivas da identidade de marca: Empresa ter profundidade, ou seja,  uma organização, um produto, um símbolo e uma pessoa. Esses parâmetros servem para auxiliar na orientação das decisões de implementação.
  • A estrutura de identidade - é separada em identidade nuclear e identidade expandida, no qual a nuclear é a essência atemporal da marca, ou seja, é o  centro que permanece depois que se descascam as camadas de uma cebola, por exemplo, ela deverá ser mais resistente para as mudanças  que os elementos da identidade expandida. A posição da marca e portanto as estratégias de comunicação podem se modificar, e com elas a identidade expandida, mas a identidade nuclear é mais atemporal; já a segunda inclui elementos que proporcionam textura e integridade a marca. A mesma completa o quadro, acrescentando detalhes que ajudam a imaginar o que a marca representa.
  • A marca como organização - Inovação e qualidade, poderão ser características relacionados ao produto, mas se as mesmas forem buscadas na cultura, nos valores e nos programas organizacionais, são assim atributos relacionados a organização. Estes podem envolver benefícios emocionais e de auto-expressão.
  • A marca como pessoa: é a personalidade da marca, ela auxilia na criação de um benefício de auto-expressão que se tornará em um veículo para o cliente poder expressar sua própria personalidade.
  • A marca como produto, associações com o produto - Ela pode implicar uma personalidade da marca e atribuição de valor. Essas associações nos momentos do uso do produto, são as que acontecem quando as marcas tentam, e tem sucesso, em deter exclusivamente uma determinada aplicação ou utilização. A atribuição de valor está ligada a qualidade.
  • A identidade expandida - contempla alguns elementos que proporcionam integridade e textura a marca” e adicionam detalhes que ajudam a imaginar o que ela representa ou quer representar. É nesse momento que a marca vai acrescentar elementos de personalidade.
  • Fornecimento de uma proposta de valor: Afirmação dos benefîcios emocionais, funcionais e de auto-expressão, oferecidas pela marca que trazem valor para o seu cliente. Conduz a um relacionamento marca e cliente.

2) O que você aprendeu de novo com a leitura?

Aprendi a diferenciar muitos conceitos sobre branding e marketing, que na minha mente pareciam ser a mesma coisa. Sobre como criar uma identidade para marca, tornando ela um diferencial e como atribuir valor a marca de diversas maneiras diferentes e sendo realmente eficaz dentro da empresa e criando valor a marca e a mente do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com