TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto ambiental no INOXBEL

Projeto de pesquisa: Impacto ambiental no INOXBEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 7

3. INTRODUÇÃO

Neste ensaio acadêmico, iremos descrever os impactos causados no meio ambiente pela empresa INOXBEL, a empresa tem seu destaque em serviços e produtos tais como: caldeiraria industrial, estruturas metálicas, equipamentos para empresas automobilísticas entre outros. Iremos analisar como o processo de globalização das relações econômicas impulsionou o comprometimento das empresas com a questão ambiental, elas passaram a perceber a necessidade de contribuição para a proteção do meio ambiente, fazendo-o tornar-se parte das responsabilidades sociais e corporativas no meio empresarial. As práticas empresariais que anteriormente eram aceitáveis passam a ser condenadas nos dias presentes, fazendo com que as empresas adotem procedimentos mais responsáveis em relação aos efeitos ambientais das atividades econômicas. As organizações que não estão se adaptando as exigências do mercado, estão perdendo seu espaço e seus consumidores. Veremos que na empresa INOXBEL há uma enorme necessidade de focar no cumprimento das responsabilidades sociais e corporativas voltadas à sustentabilidade, para que ela consiga sobreviver na economia global, sendo assim, implantaremos a Norma de Responsabilidade Social e também a NBR de Gestão Ambiental ISO 14.001.

.

4. TEMA

O homem sempre explorou os recursos naturais da terra, e sempre ignorando que um dia esses recursos naturais poderiam ficar escassos ou até desaparecer por completo. Com isso a humanidade começou a se preocupar cada vez mais com a preservação do meio ambiente. Entre essa sociedade estão as empresas, os empresários e todas as organizações seja ela pública ou privada mas todas com o mesmo ideal a conscientização e a preservação do meio ambiente. Hoje em dia tem várias empresas que não se importam com a questão ambiental ou responsabilidade social nas organizações. Ainda existem empresas que não fazem o descarte correto dos resíduos tanto líquido ou sólido, essas organizações acabam descartando esses materiais nos rios, lagos, nascentes e ainda contribui para a poluição do ar.

A questão ambiental nas empresas virou uma realidade no mundo das organizações. Para algumas empresas isso é uma obrigação e para outros é uma questão social que valoriza o respeito com o meio ambiente e a sociedade. Em relação a questão ambiental nota se que os consumidores ou seja os clientes estão cada vez mais se conscientizando com a preservação do meio ambiente e valorizando mais aquelas empresas que se preocupam com a Responsabilidade Social e a conscientização da preservação dos recursos naturais da terra.

De acordo com BUCHHOLZ (1989, apud DONAIRE, 1999), “uma crescente atenção, por parte das organizações, tem se voltado para problemas que transcendem aos problemas econômicos das empresas, abrangendo um aspecto muito mais amplo, que envolve preocupações de caráter político social, como proteção ao consumidor, controle da poluição, segurança e qualidade dos seus produtos, assistência médica e social ...”

Contudo, essa afirmação nos mostra que as organizações hoje, tem preocupações com o meio ambiente, se preocupa com a lei de proteção e defesa do consumidor e a qualidade dos produtos que estão sendo consumidos e produzidos. E também a nossa sociedade tem se mostrado mais atenta com a postura das empresas em relação delas com o meio ambiente. A população está cada vez mais se interessando em adquirir produtos somente daquelas empresas que tem uma postura ética em relação a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social na empresa. Com isso as organizações perceberam a importância de preservar o meio ambiente, e os recursos naturais que ele nos fornece.

“A empresa deve reconhecer que sua responsabilidade para com a sociedade e para com o público em geral vai muito além de suas responsabilidades com seus clientes.” (LONGENECKER,1981, apud DONAIRE,1999, p.20).

Essa afirmação significa que as organizações além de ter responsabilidades sociais com os trabalhadores, pessoal das comunidades, os clientes, os fornecedores, também eles tem que ter consciência também da preservação do meio ambiente. Criando projetos educacionais, como preservação do meio ambiente, programas de conscientização do meio ambiente tanto para seus empregados quanto para as comunidades locais. As organizações agregando essa conduta de responsabilidade social a empresa torna-se responsável e ainda minimiza os impactos negativos que ela pode causar ao meio ambiente. Além disso, traz vantagens, e melhora a imagem da empresa, pois se os consumidores se conscientizarem que uma empresa tem responsabilidade social com o meio ambiente, pensando na preservação dos recursos naturais da terra, é claro que a clientela vai aumentar e trazendo resultados positivos para a empresa.

Agregando isso à INOXBEL uma caldeiraria industrial, onde existem duas modalidades: caldeiraria leve e caldeiraria pesada. Ambas agrupam funções como reformas em geral, manutenção preventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos, serviços de calandragem, dentre outros. Os materiais comumente utilizados nas caldeirarias industriais são: aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas. A caldeiraria deve ter uma política ambiental responsável, onde os produtos e resíduos líquidos ou sólidos não possa poluir o meio ambiente e assim contribuir para a preservação do meio ambiente. Podemos evitar que isso aconteça, tomando as seguintes medidas: Respeitar o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento sustentável; Todos os resíduos líquidos ou sólidos devem ser encaminhados para as empresas de reciclagem para a recuperação ou seu reaproveitamento para outras atividades; Todos da empresa devem colaborar para o comprimento das obrigações com o meio ambiente e sempre as atividades da empresa tem que ser monitoradas para não causar danos ao meio ambiente.

Iremos implantar na INOXBEL a Norma da Responsabilidade Social, faremos com que ela atenda a todos os requisitos regulamentares e legais nacionais e internacionais. Vamos incorporar e disseminar internamente os conceitos de Responsabilidade Social, para que façam parte da cultura da empresa, devemos estimular os clientes, fornecedores e outros participantes da cadeia produtiva a valorizar o que diz respeito à Responsabilidade Social. A princípio iremos incentivar o engajamento social dos colaboradores, fornecedores e parceiros, vamos também, promover ações sociais nas regiões em que a empresa atua.

No que diz respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com