TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação De Um Sistema De PPCP

Artigos Científicos: Implantação De Um Sistema De PPCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  4.391 Palavras (18 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 18

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE PPCP NA MICROEMPRESA OFICINA DE COSTURA FÊNIX LTDA.

João Paulo dos Santos

Kamila Massuqueto

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo apontar a conceituação do sistema de PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção), além de ter um interesse em descrever os benefícios da utilização dessas metodologias para as organizações que adotam tal sistema e, principalmente para os clientes dos produtos e serviços oferecidos por estas. A Microempresa analisada foi a Oficina de Costura Fênix Ltda., uma confecção que presta serviços de costura, sendo estes serviços direcionados à indústria e ao consumidor, sendo que, a empresa está localizada na Zona Leste de São Paulo. Para tanto, houve necessidade de apresentação da organização como forma de apresentar o seu negócio e de analisar, se a mesma “suportaria” o sistema referenciado. Vale ressaltar que, para se responder a essa questão, foi necessário verificar as possibilidades do PPCP. Seguindo a lógica do projeto de pesquisa confeccionado anteriormente, houve a escolha de um software com finalidade de otimizar as atividades de PPCP, no caso deste trabalho, o programa Mini PCP, um programa que alia custo e benefício. Assim, para a realização das análises e dos apontamentos, o estudo contou com levantamentos teóricos acerca do tema PPCP e também de alguns exemplos de empresas que adotaram o sistema, mesmo que essas não tenham sido citadas. Além disso, também foram feitos levantamentos acerca da empresa Oficina de Costura Fênix e, para que estas análises pudessem ser apresentadas, adotou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual foi possível a partir de estudo sistemático das informações selecionadas. É importante dizer que o estudo teve como foco o planejamento e a gestão estratégica, áreas estritamente relacionadas ao sistema de PPCP e que garantem a sobrevivência e o desempenho da empresa no mercado.

Palavras-chave: PPCP. Oficina de Costura Fênix Ltda. Mini PCP. Planejamento. Gestão Estratégica.

1. INTRODUÇÃO

O trabalho em questão foi construído após desenvolvimento de um projeto de pesquisa, o qual precedeu a construção do artigo e que teve como base a discussão acerca da adoção de um sistema de PPCP para a microempresa Oficina de Costura Fênix Ltda.

A empresa em questão, localizada na Zona Leste de São Paulo é identificada como uma confecção que presta serviços de costura para a indústria e também para o consumidor em geral. O ponto central do trabalho foi o questionamento acerca do PPCP, dos seus benefícios para a organização e para os clientes.

Segundo Chiavenato (2005), estão ocorrendo mudanças rápidas e intensas no mundo das empresas e a era da informação se incumbiu de mudar o panorama das organizações, substituindo o trabalho físico pelo mental.

Na atualidade, as empresas precisam atender com rapidez e eficiência mostrando que estão interadas com as exigências atuais, que seus métodos são bem planejados e que está preparada para lidar com qualquer eventualidade.

Dal Bosco et al. (2011) enfatiza sobre a importância da adoção de uma metodologia que seja capaz de auxiliar no planejamento, na programação e no controle da produção, ações que têm papel fundamental no sucesso da organização.

De acordo com os autores, o PPCP tem por intuito gerenciar as atividades da operação produtiva de forma a satisfazer as necessidades da empresa e atender as demandas dos consumidores.

Dessa forma, deve-se considerar que o PPCP é conhecido como uma metodologia onde está presente desde o planejamento até o gerenciamento e controle de suprimentos materiais e as atividades em nível de processo de uma organização. Contribui para que os produtos e serviços da organização atendam as demandas dos consumidores e, principalmente as expectativas da organização, a qual estará se empenhando para que o programa produza resultados satisfatórios.

Na visão de Dal Bosco et al. (2011) o PPCP garante o efetivo controle da produção, pois de certa forma, possibilita que as atividades planejadas e programadas em um certo período sejam cumpridas.

Além disso, a adoção do PPCP permite que os produtos e serviços tenham qualidade, tendo em vista que, quando a metodologia é bem aplicada, as pessoas e as máquinas operam em nível suficiente. Assim, os estoques e os custos são reduzidos e o cliente é atendido de uma forma mais eficiente.

Sob essa ótica, pode-se dizer que o PPCP tem papel fundamental no sucesso da organização, e as atividades realizadas por meio dessa metodologia servem de apoio e embasamento para o sistema produtivo, permite que as atividades sejam cumpridas no prazo determinado, reforçando o compromisso da organização com os seus clientes.

Deve- se considerar que o PPCP, em suas possibilidades, deve ser utilizado e/ou adotado visando se adequar à situação da empresa, pois cada empresa tem um sistema, principalmente, as que já estão no mercado, as quais têm um sistema pré-definido, o qual não pode ser alterado de forma imediata.

Conforme apontado por Dal Bosco et al. (2011) o PPCP tem a capacidade de trazer grandes benefícios em curto, médio e longo prazo, auxiliando o mercado econômico como um todo.

De acordo com Lopes e Michel (2007) o PPCP é importante porque permite que a empresa decida sobre a melhor forma de empregar os recursos de produção, garantindo assim, a execução do que fora planejado.

Nesse âmbito, para os autores, o PPCP pode ser utilizado em todos os momentos do processo produtivo, permitindo que esses sejam traçados e bem definidos, de modo que os recursos possam ser utilizados de maneira racional, permitindo a correção de falhas, distorções e fazendo com que os resultados sejam mais satisfatórios.

A partir daí é possível considerar que o PPCP tem por missão garantir que os recursos de produção estejam disponíveis na quantidade, no nível necessário. Dentre os recursos utilizados pelas indústrias estão, o planejamento e controle da capacidade de produção, da capacidade de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP (Material Requirement Planning) e JIT . Ainda é preciso ter capacidade para definição e execução de projetos e, principalmente o planejamento e controle de qualidade, uma vez que esse é cada vez mais exigido.

Segundo Lopes e Michel (2007) além de controlar as atividades já instituídas, o PPCP possibilita o planejamento quanto às demais atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com