TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Comunicação Nas Organizações

Monografias: Importância Da Comunicação Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 10

Importância da Comunicação nas Organizações

A teoria da comunicação é influenciada pelas relações interpessoais, de tal modo que a mesma se torna a primeira área a constituir a Administração Empresarial.

Constantemente, os líderes das organizações precisam estar atentos ás mudanças no cenário político e socioeconômico, bem como a velocidade dos avanços tecnológicos.

Hoje os clientes estão mais exigentes e atualizados devido a alta tecnologia de informação, portanto, o termo qualidade não é mais um diferencial é uma obrigação.

O objetivo da empresa e suas atitudes é que irão chamar a atenção dos clientes externos e internos que se identificam com ela, gerando vários aspectos positivos como: transparência, confiança , solidez entre outros.

Os profissionais da área, no entanto, precisam reconhecer a comunicação como algo estratégico na gestão coorporativa, onde agrega valores a produtos e serviços. É através dela que conseguimos formar uma verdadeira equipe harmoniosa e motivada a promover a interação e o relacionamento entre as pessoas e os departamentos.

As organizações que reconhecem a comunicação como algo competitivo,

constroem uma imagem institucional e de credibilidade pública estreitando um relacionamento ético e de responsabilidade social.

Atualmente as organizações estão investindo fortemente nos meios de comunicação com Outdoors, jornais, revistas, rádio, TV, internet ,mala direta e assim sucessivamente. Trazendo relevância num contexto amplo de discussões que envolvem aspectos teóricos e conceituais do qual fazem parte.

Comunicar-se é uma atividade indispensável na sociedade.

Ninguém vive sozinho ou isolado do mundo, pelo contrário, todos vivem em conjunto, interagem, compartilham experiências e interesses comum.

A transferência de informação pelo locutor e a compreensão pelo ouvinte caracteriza o ato da comunicação e sem esses dois requisitos transferência e compreensão não há comunicação.

A comunicação pode trazer benefícios, como também pode trazer danos irrecuperáveis. Uma informação transmitida de forma inadequada ou distorcida pode denegrir a imagem da empresa no mercado ou trazer desequilíbrio no ambiente de trabalho. Desta forma a comunicação tem que ser passada de forma que todos possam entender e compreender, como citado no trecho acima Compreensão X Comunicação.

Vejamos abaixo o texto com cometa Harley, sendo um exemplo de má entendimento na comunicação:

O Cometa Halley e as pérolas da comunicação.

Leia neste texto como os desvios da comunicação podem alterar as mensagens enviadas.

De: Diretor Presidente

Para: Gerente

Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17:00 horas, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúnam os funcionários no pátio da Fábrica, usando capacete de segurança, quando eu explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu, sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um filme "Documentário sobre o Cometa Halley".

De: Gerente

Para: Supervisor

Por ordem do Diretor-Presidente, na sexta-feira às 17:00 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a Fábrica, a olho nu. Se chover, por favor, reúnam os funcionários, todos com capacete de segurança e os encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 78 anos.

De: Supervisor

Para: Chefe de Produção

A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley, 78 anos vai aparecer nu às 17:00 horas no refeitório da Fábrica, usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o raro problema da chuva na segurança. O diretor levará a demonstração para o pátio da Fábrica.

De: Chefe de Produção

Para: Mestre

Na sexta-feira às 17:00 horas, o Diretor pela primeira vez em 78 anos, vai aparecer nu no refeitório da Fábrica, para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre a segurança na chuva. O diretor levará a banda para o pátio da Fábrica.

De: Mestre

Para: Funcionários

Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da Fábrica na próxima sexta-feira, às 17:00 horas, pois o Sr. Diretor e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir pro refeitório de capacete na mesma hora. O show ocorre a cada 78 anos.

AVISO GERAL

Na sexta-feira o chefe da Diretoria vai fazer 78 anos e liberou geral pra festa às 17:00 horas, no refeitório. Vão estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e seus cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar até o pátio, mesmo com chuva.

Fonte: Desconhecida.

Com isso confirmamos que a má comunicação gera transtornos para a empresa.

A comunicação se bem esclarecida e administrada oferece à empresa

clareza, sendo responsável pelo desenvolvimento de seus colaboradores e da Instituição, quanto melhor a empresa se sair neste quesito mais elas poderão ser competitivas.

A comunicação, portanto, exige credibilidade e comprometimento de ambos, tendo o poder de criar valores e assim, impulsionando-a para o futuro.

Comunicação Interna nas Organizações.

A Comunicação Interna nada mais é do que a interação dos colaboradores, o processo de trocas e informações, sendo responsável por fazer circular as informações para conhecimento de todos.

Existem várias maneiras para circular a comunicação interna dentro da organização, que vão des de a informação passada de forma informal pelos colegas de trabalho e supervisores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com