TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao da Qualidade e Ciclo PDCA

Por:   •  7/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES AVALIATIVAS

1 – Gestão da Qualidade são atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade (CARVALHO e PALADINI, 2005). Segundo Bravo (2003), o conceito de estão da Qualidade interpreta a qualidade como associada a certas manifestações físicas mensuráveis no produto ou pelo menos detectáveis sensorialmente, todas elas capazes de atestar algum efeito benéfico. Para Carvalho e Paladini (2005), a Gestão da Qualidade consiste no conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade, englobando o planejamento, o controle, a garantia e a melhoria da qualidade. Já a Qualidade Total trata-se do modo de gestão de uma organização, centrado na qualidade, baseado na participação de todos os seus membros, visando ao sucesso a longo prazo, por meio da satisfação do cliente e dos benefícios para todos os membros da organização e sociedade. Com relação a Gestão da qualidade:

a) Construa o seu próprio conceito de qualidade:

R: Entende-se por qualidade de acordo com os conhecimentos adquiridos através de estudos direcionados a qualidade, todo e qualquer processo ao qual qualquer produto ou serviço se submete para que ocorram melhorias, de forma a gerar satisfação ao cliente/ consumidor. Qualidade é o desenvolvimento de melhorias, seja do produto ou serviço, seja da empresa/ organização, pelo empenho em satisfazer a sociedade, suprir necessidades e desejos.

b) Qual é a importância da liderança na gestão da qualidade?

R:Não é somente importante ter qualidade, mas também é de total relevância cuidar dos meios e caminhos pelos quais isso será alcançado, gerir uma organização é a tarefa mais difícil que há dentro de uma empresa, a liderança é o que define se a empresa terá ou não sucesso naquilo que se prontifica a fazer, logo na qualidade não é muito diferente disso, a liderança faz com que os colaboradores tenham um modelo a se espelhar para lutar pelo bem comum que no caso da qualidade é fazer o melhor para oferecer o melhor para aqueles que acreditam e confiam no seu trabalho.

2 - O ciclo PDCA foi criado na década de 20 por Walter Andrew Shewart, um físico norte-americano conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade. Na década de 50 ele foi popularizado no mundo todo por outro americano, o professor William Edwards Deming, conhecido como guru do gerenciamento de qualidade e reconhecido por sua importância para a melhoria dos processos produtivos nos EUA durante a segunda guerra e também por seu trabalho de consultoria com executivos japoneses. O ciclo PDCA é de aplicação geral, não importando nem mesmo a natureza da atividade ou tarefa, sendo utilizada no controle em nível estratégico, controle em nível de negócio e controle em nível operacional. Quando se atende ao Ciclo PDCA, obtêmse o aprimoramento contínuo das tarefas e a elevação do nível da qualidade do que se faz ou se produz. Descreva sobre o ciclo PDCA: R: O ciclo PDCA é basicamente um modelo de gestão que se delimita em quatro passos, a fim de ocasionar melhorias gradativas em produtos ou serviços, gerando assim a qualidade do mesmo. P- Planejar, a fase de planejamento é a base do processo, nessa fase delimita-se os processos e objetivos necessários para chegar no resultado projetado. D- Desenvolver, Executar e Dirigir, nessa fase ocorre a produção onde o produto ou serviço é desenvolvido e observado, para analisar a necessidade de ajustes futuros. C- Conferir, Checar e Analisar, nessa fase do processo os resultados são comparados ao resultado do que era esperado de acordo com as metas e objetivos do planejamento. A- Alavancar, Ajustar, Atuar e Agir, nessa fase é que verdadeiramente a peneira é passada, de forma a comparar os resultados obtidos com os resultados esperados pelo planejamento e ai sim intervir em mudanças e até mesmo no próprio planejamento, a fim de ajustá-lo para colocá-lo no mesmo nível ou o mais próximo possível do esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com