TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância das atividades de armazenamento em logística

Projeto de pesquisa: Importância das atividades de armazenamento em logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.882 Palavras (20 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

Introdução……………………………………………………………………………3

Desenvolvimento……….…………………………………………….………………4

A importância da atividade de armazenagem dentro da logística..………………8

Ferramenta de auxilio a correta gestão de estoque...........……….………………10

Estratégia para melhorar a eficiência da Armazenagem e distribuição………...13

Pesquisa de Campo........................................................................................………18

Conclusão……………………………………………………………………………19

Referencias Bibliográficas.........................................................................................20

INTRODUÇÃO

Administrar materiais é uma atividade realizada nas empresas desde os primórdios da administração. Essa atividade tomou um novo impulso a partir do momento em que a logística se estendeu muito além das fronteiras das empresas, tendo como principal objetivo atender as necessidades e expectativas dos clientes.

*16% de um programa de produção não podem ser executados em virtude de falta de ferramentas destinadas à produção;

* 30% a 60% do estoque de ferramentas estão espalhados pelo chão da fábrica, perdidos, deteriorando-se ou não disponíveis;

* 20% do tempo dos operadores são desperdiçados procurando por ferramentas. Se somarmos meia hora por turno, chegaremos a mais de três semanas de trabalho perdidas por ano;

* 40% a 80% do tempo do encarregado são perdidos procurando e expedindo materiais e ferramentas.

Dessa forma, conclui-se que é de fundamental importância a administração dos materiais e patrimônio no processo produtivo, pois são recursos usualmente escassos em todas as empresas. Nenhuma empresa funciona sem matéria-prima, produtos, equipamentos, instrumentos, peças de manutenção e tantos outros materiais. E todos eles precisam ser guardados, conservados, movimentados de um setor para outro, ou seja, precisam ser administrados.

DESENVOLVIMENTO

A administração de materiais é um conjunto de atividades que tem a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço. Trata de todas as etapas de movimentação e de guarda desses materiais, e visa garantir que o investimento em estoques seja de rentabilidade segura, em termos de lucro e de atendimento às metas da organização.

Para atingir esse objetivo, os profissionais da administração de materiais devem tornar eficientes os meios de planejamento e controle, de modo a diminuir as necessidades de capital para o estoque. A função produção é necessária para transformar recursos em produtos úteis. A cada estágio de desenvolvimento do produto final, acrescenta-se valor, criando, desse modo, mais riqueza.

As empresas fabricantes estão no negócio de converter matéria-prima em algo de valor e de utilização muito maiores para o cliente do que a matéria-prima original. Madeira é transformada em mesas e cadeiras, minério de ferro em aço, em carros e latas de refrigerantes. Esse processo de conversão, chamado de fabricação ou de produção torna a sociedade mais rica e cria um padrão de vida melhor.

Rentabilidade é o grau de êxito econômico obtido por uma empresa em relação ao que nela é investido.

Capital aqui tem o sentido de riqueza, valores disponíveis.

Como é sobejamente conhecido, sem, contudo ser demais repetir, Henry Fayol diz que administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Entendemos também que a administração compreende três campos básicos: pessoal, material e financeiro.

Do acima exposto depreende-se que a administração de material é a ramificação da Administração Geral, constituindo-se um importante fator no seu conjunto.

Dentro de uma conceituação moderna, administração de material é uma atividade que abrange

A execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material

de uma organização.

A administração do material corresponde, portanto, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

A administração do material tem por objetivo:

• Preços baixos;

• Alto giro de estoques;

• Baixo custo de aquisição e posses;

• Continuidade de suprimento;

• Consistência de qualidade;

• Pouca despesa com pessoal;

• Relações favoráveis com os fornecedores;

• Aperfeiçoamento do pessoal;

• Bons registros.

Para se obter o máximo valor dos recursos, devem-se projetar processos produtivos que tornem os produtos eficientes ao máximo. Uma vez definido o processo, é necessário administrar sua operação para produzir bens de maneira mais econômica. Administrar as operações significa planejar e controlar os recursos utilizados nos processos: trabalho, capital e material.

Todos são importantes, mas é por meio de um fluxo de materiais que a administração melhor irá planejar e controlar. O fluxo de materiais controla o desempenho do processo. Se o material certo, nas quantidades exatas, não estiver disponível no tempo preciso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com