TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do conhecimento histórico e cultural afro-brasileiro e indígena

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

JOÃO FÉLIX DE SOUZA JUNIOR

09.01.931

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO HISTORICO E CULTURAL AFRO-BRASILEIRO E INDÍGENA

RIO DE JANEIRO, 2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO        3

REFERÊNCIAS        4

1 INTRODUÇÃO

O racismo é um assunto muito discutido na atualidade, e vem sendo tema de debate a bastante tempo. O principal vilão é a falta de conhecimento que vem sendo arrastada desde a época da colonização, onde o povo africano era visto como inferiores por pertencerem a uma cultura diferente da europeia

De acordo com a lei 11.645/2008 fica obrigatório a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Isso implica a necessidade de abordar a temática em questão no ensino de todas as disciplinas no currículo da educação básica, que inclui o ensino fundamental e médio.

A lei vem como estratégia para tentar disseminar e garantir que todos tenham acesso a multidisciplinaridade e gerar conhecimento sobre da cultura africana e indígena.

2 DESENVOLVIMENTO

Infelizmente, ainda hoje existe o racismo. Essa forma de preconceito é fruto do etnocentrismo europeu que via as civilizações africanas e indígenas como inferior por terem uma cultura diferente da europeia. Contudo, com o passar dos anos, ocorreram diversos eventos que fortaleceram a causa dos negros e o seu movimento.

Se observarmos os episódios da história vemos que por mais que os negros adquirirem o direito à liberdade, acesso as universidades públicas, entre outros, os mesmos permaneciam numa posição de inferioridade por conta do preconceito que a sociedade tem em relação a sua cor, suas crenças, suas culturas etc.

Podemos destacar a filtragem racial, que é uma forma de preconceito por conta da cor de pele da pessoa, que ainda hoje é bastante comum juntamente com o racismo. De acordo com vídeo produzido pela ONU Brasil, no ano de 2017, a cada 23 minutos morre um jovem negro apenas por ser negro. Se fizermos uma conta simples percebemos que em um dia são 62 jovens. Esse número chama atenção, pois é elevadíssimo e insustentável.

A obrigatoriedade nos currículos escolares da temática a respeito da história e cultura afro-brasileira e indígena vem como ferramenta estratégica com o objetivo de incluir a nossa cultura em pauta, visto que a construção da identidade brasileira tem fortes contribuições da cultura africana e indígena, porém é ignorada pela idolatria a cultura dos países europeus. O acesso ao conhecimento dessa forma se tornou importante para a valorização da cultura negra e criação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Portanto é um dever de todos garantir que o conhecimento a respeito da cultura negra esteja de fato sento aplicado nas escolas, universidades, palestras, para além de garantir o cumprimento da lei, também gerar impacto na luta contra o racismo, diminuindo as suas consequências que vem causando dores a muitas famílias desde antes do descobrimento do Brasil.

REFERÊNCIAS

Raquel da Silva, A lei 11.645/08 e a sua abordagem nos livros didáticos do ensino fundamental. Entretextos, revista acadêmica entretextos@uel.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com