TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Afro Brasileiro - O Filho de Luisa

Por:   •  10/7/2019  •  Seminário  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Estadual do Piauí[pic 1][pic 2]

Centro de Ciências Humanas e Letras

Curso Licenciatura em Letras Português

Disciplina: Literatura Afro-Brasileira e Indígena

Professora: Assunção de Maria Sousa e Silva

Bloco: 03

        

ANA PAULA S. CANTANHEDE

MARIA APARECIDA H. D. CARVALHO

MARQUILENE BORGES

        

CONTO:

O Filho de Luísa

(Gosto de África: histórias de lá e daqui, p. 9-14)

[pic 3]

Teresina, Piauí

2018

RESUMO

         O presente trabalho tem por finalidade analisar o conto O Filho de Luisa, de Joel Rufino. Para isso nós faremos uso de textos que nos defina o que é conto. Falaremos ainda sobre abolição. Dentro do mesmo trabalho faremos uma associação com os fichamentos já estudados que falam sobre a escrita do negro no Brasil, são eles: Um Território Contestado: literatura brasileira contemporânea e as novas vozes sociais, de Regina Dalcastagné e Poesia Afro-Brasileira – Vertentes e Feições, de Maria Nazareth Soares Fonseca.

Palavras Chave: Conto, Abolição

INTRODUÇÃO

        Desde a escravidão a condição do negro no Brasil sempre foi alvo de discussão por parte de estudiosos. Diante disso faremos uma análise do conto O Filho de Luísa do escritor Joel Rufino, que nos contará a história de nascimento do poeta Luís Gama.

        Ao longo do trabalho analisaremos textos que nos fale sobre essa condição. Abordaremos questões relacionadas a escravatura no Brasil e a abolição da mesma. Conceituaremos o termo conto. Falaremos ainda sobre a Revolução dos Malês e faremos associação com os fichamentos já estudados nesta disciplina.

DESENVOLVIMENTO

        O conto é uma narrativa breve escrita em prosa, que cria um universo de seres, fantasia ou acontecimentos, sendo mais curto que um romance e uma novela. É um texto que envolve enredo, personagens, tempo e espaço. A estrutura é fechada e objetiva, formado por apenas uma história, um conflito, tem início, meio e fim. Os diálogos são de suma importância pois são eles que expõem a discórdia e o conflito do conto. Partindo desse conceito faremos uma breve análise do conto O Filho de Luísa, de Joel Rufino.

        O conto começa por nos contar a história de Luisa Mahin, mulher negra, africana, que veio para o Brasil como escrava e se tornou uma líder na Revolução dos Malês.

        A Revolução dos Malês foi um movimento de caráter racial, contra a escravidão e a imposição da religião católica, que ocorreu em Salvador em 1835. Nos confrontos morreram alguns integrantes das tropas: oficiais e vários negros:

“Luísa foi presa e comeu o pão que o diabo amassou, castigada com duzentas chibatadas, teve hora que desejou ter morrido. ”

        Antes de ser presa, Luísa conheceu um português de nome Oliveira. Foi ele quem a livrou da ocasião de sua primeira prisão. Ela contou-lhe que estava grávida e eles decidiram ter a criança a quem deram o nome de Luís. Depois do nascimento da criança, Luísa foi presa novamente e o pai dele, que havia arrumado uma dívida no jogo, resolveu vendê-lo.

– Vou te apresentar a um velho amigo, no cais da Ribeira.

Quando se aproximaram desse amigo, falou: “Esse é um filho, que te falei”. Piscaram o olho. O homem, zaque! Botou algemas no garoto.

– Pai, manda ele me soltar! – pediu Luisinho.

Oliveira foi escapulindo de mansinho:

– Perdão, meu filho. Mas foi tua mãe que mandou te vender.

        A escravatura era uma prática comum no Brasil desde o período colonial até o fim do império. Os escravos eram usados para todo tipo de trabalho. A Lei Áurea, que significou a abolição da escravatura, não foi consensual porque significou uma “crise nas lavouras” para os latifundiários.

        Luís conseguiu sua liberdade, por ser filho de uma mulher livre. Foi ele que iniciou a Campanha Abolicionista:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (287.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com