TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indíces De Inflação

Monografias: Indíces De Inflação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Inflação

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai, sendo péssimo para a economia do país e quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres, pois não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

Os seus principais índices são: IPCA, INPC, IGP-M, IGP-DI, IPC.

Índices de Inflação

IPCA

Elaborado pelo IBGE em 1979, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é o indicador oficial do Governo Federal para verificar se os preços praticados no Brasil estão de acordo com as metas de inflação estabelecidas pelo Banco Central, medindo-se a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre 1 à 40 salários mínimos.

Os dados para a pesquisa são geralmente coletados na principais regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Goiânia onde são realizadas em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos. Os resultados obtidos são divulgados mensalmente e sua principal utilização está nos serviços comercializados no varejo.

INPC

Também elaborado pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor é um dos principais indicadores brasileiro da variação mensal dos preços. O índice mede a variação do conjunto de produtos e serviço bastante utilizados pela família de baixa renda e com rendimento mensal compreendido entre 1 à 5 salários mínimos mensais.

Os dados são coletados entre o dia 1 ao dia 30 de cada mês, nas principais regiões metropolitanas do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Brasília onde são realizadas da mesma forma que o IPCA. Os resultado obtidos são utilizados principalmente pelo Governo como parâmetro para reajuste em negociações trabalhista.

IGP

Elaborado no final dos anos 40, esse índice mostra medidas abrangente da circulação de preços, onde englobasse não apenas as atividades mais também seus diferentes tipos de processo. Na verdade, o IGP é a media aritmética ponderada dos índices IPA, IPC e o INCC.

Esse indicador é utilizado para mostrar a evolução dos níveis de preços no macroambiente, pode funcionar também como deflator de valores nominais amplamente compatível com sua composição, como a receita tributária e além de ser referência para a correção de preços e valores contratuais. O IGP possui duas versões especificas chamadas de IGP-M e IGP-DI.

IGP-M

O IGP-M é medido pela Fundação Getulio Vargas e registra a inflação de preços desde a matéria-prima agrícolas e industriais até bens e serviços finais. Esse índice e formado pelo IPA-M(mercado), IPC-M(mercado) e pelo INCC-M(mercado), onde a coleta de informação sobre o preço é feita entre o dia 21 do mês anterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com