TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria de alumínio

Projeto de pesquisa: Indústria de alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 8

Apresentação

Desde a produção do primeiro lingote comercial de alumínio primário no Brasil, em 1945, a indústria do alumínio percorreu longo caminho de trabalho, investimentos e busca de competitividade, e chega aos nossos dias legando ao país a marca de 6º produtor mundial do metal e uma conquista repetida de recordes de consumo de produtos transformados de alumínio no mercado interno.

O Brasil conta com a 3ª reserva mundial de bauxita - minério do qual se extrai a alumina e o alumínio - e com grande potencial hidrelétrico, dois dos principais quesitos que levaram ao atual estágio de desenvolvimento da indústria do alumínio.

Outros insumos também são necessários à produção desse metal não-ferroso, um dos mais versáteis utilizados pelo homem: fluoretos, soda caústica, coque de petróleo, piche etc.

A indústria do alumínio, que é hoje a segunda indústria metalúrgica do país, superada apenas pela siderúrgica, produz anualmente cerca de 11,0 milhões de toneladas de bauxita (base seca), 2,8 milhões de toneladas de alumina e 1,2 milhão de toneladas de alumínio primário, enquanto o consumo brasileiro de produtos transformados de alumínio chegou às 556,0 mil toneladas em 1996.

A indústria do alumínio é formada por seis empresas produtoras de metal primário, cerca de trinta empresas produtoras de metal secundário (reciclado), aproximadamente 300 empresas transformadoras de alumínio e cerca de 35.000 pequenas e microempresas entre aplicadoras, transformadoras e revendedoras de produtos de alumínio.

Sua contribuição para a economia do País é expressiva:

Devido suas excelentes propriedades - metal que apresenta elevada resistência, não sofre corrosão, é bastante leve, possui excelente aspecto estético e pode ser infinitamente reciclado - o alumínio está presente em todos os momentos de nosso dia-a-dia: nos veículos, nos carpetes e assentos de aviões, no tratamento da água das piscinas com sulfato de alumínio, nos cabos que levam energia elétrica a todos os recantos do país, nas luminárias, persianas e numa infinidade de outras aplicações.

Produtos de alumínio

De uma forma mais técnica, a produção de transformados de alumínio abrange:

Chapas e Lâminas

. Laminação Pura (para latas de alumínio, pisos e carrocerias para ônibus e caminhões, telhas, fachadas, etc.)

. Laminação Artefatos (utensílios domésticos)

. Laminação Impactados (tubos e bisnagas para pasta de dente, aerosóis etc.)

Folhas

. grossas, finas e intermediárias para os mais diversos tipos de embalagens rígidas, flexíveis, descartáveis etc.

Extrudados

. perfis para portas, janelas, box de banheiro etc.

Fios e Cabos Condutores

. residenciais, de linhas de transmissão.

Fundidos e Forjados

. caixas de câmbio, carcaça de motores, rodas para automóveis, etc.

. tintas, produtos químicos e farmacêuticos, etc.

Usos destrutivos

. como desoxidantes na indústria siderúrgica

A cada dia novos produtos de alumínio são desenvolvidos no mundo e, sem dúvida, pela sua contribuição à preservação ambiental, poderão estar cada vez mais presentes na vida do consumidor.

Fabricação de artefatos de alumínio, produtos

Panelas, Caçarolas, Fôrmas, Frigideiras, Copos, Jarras, etc.

Descrição das etapas do processo

. Aquisição e estocagem da matéria-prima - A matéria prima, sob a forma de alumínio em discos, é adquirido do fornecedor em conformidade com o programa de produção projetada pela empresa.

No ato do recebimento, deverá passar por processo de controle visual para se detectarem possíveis irregularidades na qualidade dos discos, considerando-se, principalmente, seus diâmetros e espessuras. As irregularidades observadas serão registradas para posteriores negociações com o fornecedor, visando a reposição ou abatimento no preço da compra, se ainda for possível, ou compensação em futura.

. Fabricação da peça -Poderá ser feita manualmente em torno de repuxo, no tamanho I, em que o operador usa as ferramentas de recuo para moldar o disco de alumínio ao modelo do torno, para depois acertar a borda do artefato, deixando-a uniforme e cega através do refilamento, que consiste no processo de acabamento.

No tamanho II, este processo é feito em prensas excêntricas, conformando-se o disco com as ferramentas de estampagem. Logo após o acionamento da prensa a peça estará pronta para os procedimentos seguintes, acima descritos.

.Refilamento - A peça é colocada na refiladeira e o operário acertará a borda da peça para deixá-la uniforme e cega. Antes de retirá-la da refiladeira será lixada externamente, utilizando-se de fibras abrasivas.

. Lixação - Após a lixação externa, há a necessidade de lixar-se a peça também interiormente. Coloca-se a peça na máquina e este passo far-se-á automaticamente.

. Polimento - Algumas peças requerem polimento antes do acabamento final, caso em que este será feito manualmente, utilizando-se lã de aço e fibras abrasivas.

. Rebotamento - Trata-se da colocação de alças e cabos nas peças, com o auxílio de máquinas manuais ou de prensas hidráulicas.

. Embalagem - Nesta etapa final será feito o controle de qualidade e as peças embaladas, conforme a modalidade projetada: unidades, dúzias, etc.

Anexo

Anodização: É o processo eletrolítico de produção de uma película penetrante e integral de óxido em superfície de alumínio. A espessura e outras características da película podem ser controladas para se atender a requisitos diversos de melhoria da resistência à corrosão, melhoria da resistência à abrasão ou para fins decorativos. Pode ser fosca ou brilhante, natural ou a cores.

Caixilharia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com