TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação, Deflação E Juros

Artigos Científicos: Inflação, Deflação E Juros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

Produção de texto interdisciplinar individual

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento dos preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia: (A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (27) que houve “manipulação” dos comentários feitos.

Inflação oficial volta a acelerar e fica em 0,24% em agosto mostra IBGE.

O índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) que mede a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo, desacelerou de 0,26% em junho para 0,03% em julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pesquisa divulgou nesta quarta-feira (7). Essa variação foi à menor desde julho de 2010 que registrará 0,01%. No mesmo período de 2012 a taxa fora de 0,43%.

Com o resultado de julho segundo o IBGE, o IPCA acumulado no ano ficou em 3,43% e, em 12 meses, em 6,09% seguindo dentro da meta da inflação do governo federal, que permite o IPCA oscilar entre 2,5% e 6,5%.

Seis de nove grupos analisados pelo IBGE mostraram aceleração em julho. O grupo de alimentação e bebidas registrou variação de 0,01%(praticamente estável) em agosto, depois um de recuar 0,33% no mês anterior. De acordo com a pesquisa, o leite longa vida mesmo registrando variação menor frente a julho (de 5,06% para 3,75%) liderou o ranking dos principais impactos do mês junto coma refeição consumida fora de casa que passou de 0,21% para 0,76%.

Na análise dos produtos que tiveram seu preço reduzido em agosto, o destaque ficou com a cebola, que ficou 22,84% mais barata. Os artigos de residência apresentaram o resultado mais alto de 0,89% após ter registrado 0,28% em julho.

No grupo habitação a variação de 0,57% foi a mesma registrada no mês anterior.

Queda: já os tranportes continuaram em queda mais menos em relação a junho, passando de 0,65% para 0,06%. As tarifas de ônibus urbanos recuaram 0,20%-queda abaixo da verificada em junho, de 3,32%.

“considerando os dois ultimos meses, as tarifas dos ônibus urbanos ficaram 3,51% mais baratos” diz o IBGE em nota. Na analise regional, o maior foi registrado em Brasilia (0,46%) eo menor, em Fortaleza(-0,11%).

TAXA DE JUROS representa a razão entre o juro e o capital (I/C). O calculo da taxa de juro é responsável pela observação da rentabilidade de uma operação financeira, sendo indispensável pela tomada de decisões de investimentos, Normalmente é representada em forma percentual.

Um valor percentual é um valor q representa a taxa de juros de um capital 100u.m. Outro tem importante a considerar nas taxas de juros, é que elas sempre devem estar de acordo com o período de capitalização.

O juros são a principal fonte de renda do sistema econômico mundial, todas as operações de curto e longo prazo são computadas através das taxas de juros. Taxa de juros chega a 9% e muda a regra do rendimento da poupança.

O Comitê de Política Monetária aumentou a taxa básica de juros da economia pela quarta vez consecutiva. Houver aumento na renda da Caderneta de Poupança. Em um cenário em que a alta do dólar pode colocar ainda mais lenha na inflação, o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu por unanimidade, subir a taxa de juros pela quarta vez seguida.

A alta de 0,5 pontos percentual aumentou a taxa Selic pra 9% ao ano. Em nota, veio a mesma explicação das duas reuniões passadas: a alta de juros contribuirá para colocar a inflação em declínio para o próximo ano. A decisão aciona o gatilho para o rendimento da poupança, que volta a ser calculado pela formula antiga, de 0,5% mais TR. Quando o Selic é igual ou menor que 8,5% a regra é outra, a poupança rende 70% do Selic mais a TR.

Apesar da poupança rende um pouco mais com a ultima alta de juros, os economistas não acreditam em grandes mudanças nos investimentos.

“ A poupança em momento de incerteza como o a gente tem agora, a população brasileira é muito conservadora. Então eu diria que por conta desse risco a inflação por conta de todo o mundo fala do medo de perca de emprego. Você vai ter um mercado de trabalho que vai piorar, a população ela vai para o básico e o básico continua sendo a poupança, diz Sérgio Vale, economista chefe do MMB Associados.

TAXA DE CÂMBIO é a relação combinatória que exite entre duas moedas de países diferentes. A taxa de câmbio reflete assim, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo a taxa de venda e a taxa de cobrança. Pensando sempre do ponto de vista do banco, a taxa de venda é o preço que o preço de venda cobra pra vender a moeda estrangeira, enquuanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada.

Portanto, o câmbio é umas das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretuudo no que se refere ao comercio internacional. Nesse sentido, pode-se definir a taxa de câmbio de um país necessário para comprar uma unidade de moeda de outro país. Em outras palavras, é o preço de uma moeda em termos de outra.

O Banco Nacional da Suíça (SNB, em inglês) retirou a promessa de intervir nos mercados cambiais para evitar que a moeda local ultrapassasse a cotação de 1,20 franco suíço por euro,e alertou sobre o lento crescimento econômico do pais. O SNB também manteve o intervalo da meta para a Libor em franco suíço de três meses inalterados de zero a 0,25%. “ uma valorização de franco suíço comprometerá a estabilidade dos preços e terá serias conseqüências para a economia da Suíça”, afirmou Thomas Jordam, presidente do SNB.

a) MADIDAS DESCRITIVAS: as medidas descritivas tem o objetivo de reduzir um conjunto de dados observados (numéricos) a um pequeno grupo de valores que se deve fornecer toda a informação relevante a respeito desses dados. Essas medidas são funções de valores observados e podem ser classificados em:

. MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL ou medidas de localização ou posição: indicam um ponto central onde, em muitas situações importantes está localizada a maioria das observações costuma responder ao primeiro desafio com o uso da medida aritmética, a mediana (estatística), ou a moda. Por vezes escolhemos valores específicos da função distribuição acumulada chamamos quantis como quartis, decis ou percentis

. MEDIDAS DE NDEISPERSÃO as medidas mais comuns da variabilidade para dados quantitativos são a variação; a sua raiz quadrada, o desvio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com