TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação Aberta Empreendendorismo

Por:   •  17/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 3

Contexto:

A inovação aberta é definida por Lichtenthaler (2011, p. 77) “como uma execução sistemática da exploration, retenção e exploitation do conhecimento dentro e fora dos limites de uma organização ao longo do processo de inovação". Neste sentido, o exploration concetra na construção de novos conhecimentos dentro das organizações e o exploitation corresponde a aquisição de conhecimento externo a organizações (Lichtenthaler & Lichtenthaler, 2009).

Bogers et al. (2018) observam que no processo de obtenção de conhecimento interno e externo da organização, as características do capital humano possuem influência na capacidade da combinação dos conhecimentos interno e externos. E que as habilidades gerenciais consistem são recursos que desempenham papel importante para apoiar o processo de inovação aberta (Chabbouh & Boujelbene, 2020).

Neste contexto, Zhao et al (2010) afirmam que o indivíduo empreendedor possui como características a estabilidade emocional, extroversão, abertura à experiência,  consciência e propensão ao risco.

Como as características do empreendedor influenciam no processo de inovação aberta nas organizações?

Resposta:

O estudo de Chabbouh e Boujelben (2020) faz um paralelo entre o empreendedorismo e a inovação, no qual aponta que existe uma associação positiva e indireta entre o capital humano, em termos de competências gerenciais e networking, e a inovação aberta. Nesse sentido, entende-se que a estabilidade emocional relaciona-se com a inovação aberta ao passo que o empreendedor é descrito como pessoas calmas, equilibradas e resistentes, o que permite a relação não só com a inovação, como com a inovação aberta. No que tange à extroversão, empreendedores com essa característica são  pessoas enérgicas, ativas, assertivas e dominantes em situações sociais, que experimentam emoções mais positivas e são otimistas o que relaciona-se com a inovação aberta e sua relação com o mercado e sociedade. A abertura à experiência, como o próprio termo define, pressupõe que o empreendedor tenha propensão ao novo, à inovação e à inovação aberta.  A consciência descreve o nível de realização de um indivíduo, motivação no trabalho, organização e planejamento, autocontrole e aceitação das normas tradicionais, e virtude e responsabilidade para com os outros, o que está presente no processo de inovação aberta. Por fim, a propensão ao risco é algo inerente ao não só ao processo empreendedor como também à inovação aberta.

Atividade da aula: Crítica resposta

PERGUNTA: A proposta teórica da inovação holística pode ser inserida em pequenos e médios negócios de maneira semelhante ao que se observa nos casos de inovação aberta?

RESPOSTA

Um dos aspectos centrais da proposta de inovação holística está na vinculação do processo de inovação à estratégia do negócio Chen et.al (2018), em resposta aos desafios impostos pelo ambiente complexo e dinâmico, em que a maioria das organizações está inserida.

Neste sentido, a resposta poderia ser sim [grifo nosso] - na medida em que a pequena e média empresa perceba (e incorpore) a cultura de inovação como um mecanismo de sustentação de sua vantagem competitiva e de expansão de mercado. As propostas de inovação aberta ofereciam um conjunto de vantagens que poderiam favorecer este tipo de empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com