TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Aberta E Formação De Capitais

Trabalho Escolar: Economia Aberta E Formação De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 2

Economia aberta e formação de capital

A economia aberta , diferentememente da economia fechada , é aquela que mantém relações de caráter comercial e financeiro com o seu exterior , ou seja , com outros países. Essa característica é algo fundamental no aumento da formação de capital já que com a participação e interação de países de diferentes áreas do globo há o aumento na diversidade de relações comerciais , ocorrendo maior captação de dinheiro e de bens e tornando a economia melhor desenvolvida .

A interação econômica com outros países é benéfica para o crescimento por inúmeros motivos . O país que possui economia aberta pode buscar em todo o mundo áreas específicas para cada uma de suas necessidades , como por exemplo uma região na qual as condições climaticas e o solo são melhores para o cultivo de determinada matéria e por isso a matéria se torna de melhor qualidade e passa a ter um custo menor de produção , ou buscar a importação de determinado produto que não é encontrado em seu próprio território como presenciamos comumente as buscas por petróleo. O fato de se permitir a entrada de outros produtos também facilita a especialização e um processo de produção altamente otimizado dos principais produtos que são feitos dentro do próprio país .

Além das inúmeras possibilidades para aquisição de melhores produtos , a economia aberta também tem como vantagem o fato de proporcionar consumidores do mundo inteiro para as empresas que habitam o território nacional , facilitando assim o crescimento e o acumulo de capital , diretamente por parte das mesmas e , indiretamente ( através dos impostos ) por parte dos governos.

Uma das tendências atuais , que é a formação de blocos comerciais , é um ótimo exemplo de economia aberta e que proporciona uma maior formação de capital . Esses grupos derrubam barreiras entre si que ocasionalmente poderiam vir a inviabilizar as trocas comerciais , se tornando algo extremamente favorável para o desenvolvimento econômico.

Diante da dinâmica capitalista atual é praticamente inevitável a adoção do modelo de economia aberta , pois é extremamente dificil ser totalmente autossuficiente mantendo a qualidade de todos os bens e serviços a nível mundial , por isso são pouquíssimos os que ainda aderem ao modelo fechado . E com a globalização as distâncias no globo foram reduzidas tornando maior a eficácia dos transportes tanto de mercadorias quanto de informações deixando o modelo aberto mais benéfico e eficaz .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com