TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao A Economia

Artigos Científicos: Introduçao A Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  2.512 Palavras (11 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 11

A carne feita em laboratório - (A comida do futuro - Carne de vaca criada em laboratório, dieta à base de insetos, pão sem farinha de trigo... e outras inovações que prometem virar a mesa - MARCELO MOURA – Revista Época - 18/08/2013 12h39 - Atualizado em 01/10/2013 15h53)

A carne de vaca sem vaca, que Post pretende lançar no mercado em dez anos, poderá se tornar uma alternativa para evitar uma crise alimentar digna das previsões do economista britânico Thomas Malthus. No século XVIII, Malthus defendeu o controle de natalidade para evitar a fome mundial. Não foi necessário. Ganhos de produtividade no campo atenderam à explosão populacional. Hoje, a pecuária ocupa cerca de 30% das terras cultiváveis – situação que se agrava à medida que mais consumidores emergem socialmente. Segundo um relatório divulgado em maio pela Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo de carne dobrará até 2050. Para atender à demanda por proteínas, a ONU defende alternativas como o consumo de insetos. Comparado a um grilo, o hambúrguer sintético pode até ser uma opção saborosa.

Baseado na reportagem, evidencia-se que teremos sérios problemas futuros para que a população mundial consiga se alimentar. A reportagem colocou apenas algumas das alternativas encontradas por pesquisadores, para combater a possível falta de alimentos. Qual ou quais problemas podemos encontrar neste texto que está diretamente relacionado com o conteúdo da disciplina?

Resposta:

Devido ao crescimento populacional, a demanda por alimentos cresce mais rapidamente que a oferta, a inflação do preço do alimento resultante exerce pressão severa nos governos.

Com isso a escassez de alimentos aumenta, gerando a necessidade de se desenvolver alternativas como a criação em laboratório ou o uso de insetos, por exemplo, na alimentação e as pessoa são forçadas a escolherem entre quais usos serão realizados ou não serão.Por exemplo, para os muito pobres um determinado alimento é muito necessário, já para os mais ricos não. Essa é a questão da necessidade, pois não é possível à produção de uma quantidade infinita de cada bem capaz de satisfazer completamente aos desejos humanos.

Assim quando a oferta é menor, e a necessidade maior, o bem, ou nesse caso o alimento, se torna escasso. Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos serão produzidos e em que quantidades e terá também que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção.

Sendo assim o problema econômico fundamenta-se na ideia da escassez; logo, é necessário ser definido: o que produzir, como produzir e para quem produzir.

A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica. SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (adaptado). No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos.

De que forma a Economia Nacional é afetada por problemas que ocorrem em outros países, e de que maneira pode interferir em nossas vidas?

Resposta:

Vivemos em um mundo globalizado, o que acontece em termos econômicos no mundo, inclusive as crises econômicas, também afetam o nosso País.

Sendo assim, países que normalmente compram nossos produtos acabam por diminuir a compra, resultando em uma taxa menor de exportação, o Brasil deixa de lucrar e o PIB tem uma baixa. Acaba-se por ficar com excesso de produtos.

O que ocorre também é o aumento de desemprego, a inflação sobe e os juros aumentam.

Por outro lado, as crises em outros Países trazem certos benefícios ao Brasil, que está em expansão econômica, possibilitando investimentos estrangeiros oportunizando direta e indiretamente nossa economia.

Uma outra característica da globalização que afeta nossas vidas é o melhoramento da tecnologia, a busca por uma forma de produção mais viável e barata pelas indústrias, reduzindo o custo de suas mercadorias, a facilitação das relações econômicas e a utilização da internet para serviços, como compra, transferências bancárias, ou até investimentos em bolsas de valores em nível mundial.

As vendas de automóveis de passeio e de veículos comerciais leves alcançaram 340 706 unidades em junho de 2012, alta de 18,75%, em relação a junho de 2011, e de 24,18%, em relação a maio de 2012, segundo informou, nesta terça-feira, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade, este é o melhor mês de junho da história do setor automobilístico. Disponível em: <http://br.financas.yahoo.com>. Acesso em: 3 jul. 2012 (adaptado). Na capital paulista, o trânsito lento se estendeu por 295 km às 19 h e superou a marca de 293 km, registrada no dia 10 de junho de 2009. Na cidade de São Paulo, registrou-se, na tarde desta sexta-feira, o maior congestionamento da história, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Às 19 h, eram 295 km de trânsito lento nas vias monitoradas pela empresa. O índice superou o registrado no dia 10 de junho de 2009, quando a CET anotou, às 19 h, 293 km de congestionamento. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br>. Acesso em: 03 jul. 2012 (adaptado). O governo brasileiro, diante da crise econômica mundial, decidiu estimular a venda de automóveis e, para tal, reduziu o imposto sobre produtos industrializados (IPI). Há, no entanto, paralelamente a essa decisão, a preocupação constante com o desenvolvimento sustentável, por meio do qual se busca a promoção de crescimento econômico capaz de incorporar as dimensões socioambientais. Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com