TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Economia

Artigos Científicos: Introdução à Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Engenharia Elétrica

Professora: Ana Luiza

VINICYUS FRÓES RIBEIRO

2009.1.038.0057

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Resolução dos exercícios:

→ Cap. 1 – Ex. 1, 4 e 5;

→ Cap. 5 – Ex. 1 ao 4 e

→ Cap. 7 – Ex. 2 e 3.

GOIÂNIA

03 de abril de 2013

CAPÍTULO 1

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

Os problemas econômicos fundamentais originam-se da escassez de recursos de produção, pois são associados às necessidades dos homens, sendo que essas necessidades são ilimitadas, sendo assim se faz necessário saber o que produzir, a quantidade, quais bens e serviços serão oferecidos para suprir as necessidades humanas que vão surgindo.

4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

Esse fluxo é estabelecido entre as famílias e as empresas, ou seja são determinados os preços dos bens e serviços, para quem produzir, o que produzir.

5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

• Bens de Capital: São os utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. Esses bens são o ativo fixo da empresa, ou seja, as máquinas e equipamentos.

• Bens de Consumo: São aqueles diretamente destinados ao atendimento das necessidades humanas, sendo que são classificados como duráveis (geladeiras, fogões) ou não duráveis (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal).

• Bens intermediários: São aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e são totalmente consumidos durante o processo produtivo, sendo eles insumos, matérias-primas e componentes.

• Fatores de Produção: São os recursos necessários para a produção tais como mão de obra, terra, capital e tecnologia.

CAPÍTULO 5

1. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?

A função demanda de um bem ou serviço é a relação matemática inversamente proporcional entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda se entende toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.

2. Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática? Justifique.

Há uma relação inversamente proporcional entre quantidade procurada e o preço do bem. Observando os determinantes da demanda, verificamos que todos variam simultaneamente, ficando difícil avaliar o efeito que cada um exerce sobre a demanda. Da mesma forma, se quisermos saber como mudanças na renda afetam a demanda. Essa relação revela as preferências dos consumidores. Portanto a lei geral da demanda é válida, e não se pode analisar os diversos fatores que a influenciam isoladamente.

3. Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?

A função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática inversamente proporcional entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com