TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kotler e keller 14 edicao cap 1 e 2

Por:   •  22/8/2017  •  Monografia  •  3.115 Palavras (13 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 13

Resumo capítulos 1 e 2 Kotler e Keller 14° edição

Livia Menon Prevot Dentes

PP1D

11720823

O marketing está presente em diversas ações do dia a dia e, se feito de maneira correta, pode ser considerado fundamental para o sucesso de qualquer tipo de ação.

        Isso pode ser visto na campanha eleitoral do último presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que estrategicamente expandiu seu eleitorado por meio de mensagens mais amplas e que atingissem grupos específicos de pessoas. Além disso, Obama contou com a ajuda da sua assessoria de marketing que por meio da internet fez com que o ex presidente americano arrecadasse mais de U$500 milhões junto de sua eleição.

        O bom marketing não é acidental e sim resultado de um cuidadoso processo, que utiliza técnicas e ferramentas altamente avançadas.

A importância do marketing

Em épocas de crise, o marketing desempenha um papel fundamental uma vez que é necessário que haja receita para que os resultados ocorram. Desta maneira, o lucro de uma empresa depende fundamentalmente do marketing.

        É através do marketing que os consumidores passam a conhecer o produto e aceita-lo, melhorando a vida das pessoas. É possível dizer que é ele quem inspira aprimoramentos em produtos existentes, enquanto os profissionais da área inovam para melhorar sua posição no mercado.

                Clientes fiéis, ativos e intangíveis são essenciais para o valor de uma empresa e são reconhecidos pelo diretor-presidente de uma empresa. Muitos criaram também os cargos de diretor de marketing, financeiro e de informática.

        Uma pesquisa feita com mais de mil pessoas mostrou que nem sempre é fácil tomar decisões certas no marketing, uma vez que 83% considera que o marketing e as competências de venda são prioritárias para o sucesso de sua organização.

        A famosa pizzaria Domino’s foi alvo de uma publicidade negativa quando dois funcionários postaram um vídeo no youtube enfiando queijo no nariz enquanto preparavam sanduiches, violando padrões de higiene. Apesar dos funcionários serem demitidos e do vídeo ser apagado, já era tarde demais. Mais de um milhão de downloads foram feitos e a qualidade da marca passou de positiva para negativa. Medidas incisivas foram tomadas por meio de redes sociais.

        O profissional de marketing deve ser capaz de administrar diversas áreas pela internet, onde consumidores, concorrência, tecnologia e forças econômicas podem mudar rapidamente, multiplicando suas consequências instantaneamente.

Após a confusão envolvendo a Domino’s, a lição de que na era da conectividade e de mensagens trocadas em tempo real, rapidez e firmeza são extremamente necessários. Durante e crise de 2008, no entanto, gastos tiveram de ser cortados e a área de marketing deveria se esforçar para fazer valar cada centavo investido. Já as empresas que cortaram esse investimento e deixaram de monitorar o atendimento de seus clientes e concorrentes correram altos riscos de não alcançar os resultados desejados.

O que é marketing?

Envolve a identificação e satisfação de necessidades humanas sociais. Pode ser resumida como algo que supre necessidades e gera lucro, ou seja, é a capacidade de transformar uma necessidade particular e social em uma oportunidade lucrativa de negócios.

        A administração de marketing acontece quando pelo menos uma das partes em uma relação de troca potencial procura meios de obter as respostas desejadas das outras partes. Ou seja, é uma arte ou uma ciência capaz de selecionar mercados-alvo, captando, mantendo e fidelizando clientes por meio da criação, entrega e comunicação de um valor superior para o cliente.

        O marketing pode ser definido por social por social e gerencial. O social mostra o papel do marketing na sociedade, enquanto o gerencial visa a venda de produtos.

        No entanto, o mais importante do marketing não é vender, Um dos principais teóricos da administração, Peter Drucker, apresenta a questão de venda como algo necessário, enquanto a real função do marketing é tornar supérfluo o esforço de vender. Desta forma, o produto ou serviço deve ser adequar ao consumidor e se vender sozinho.

A que se aplica o marketing?

        Os profissionais de marketing se dividem em diversas áreas, são elas:

  • Bens: constituem a maior parte do esforço de produção e marketing em todos os países, como alimentos, eletrodomésticos e automóveis.
  • Serviços: surgiu com a evolução da economia. Consiste em empresas aéreas, hotéis, locadoras, automobilísticas, cabelereiros, entre outros. Bens e serviços podem trabalhar juntos, exemplo disso são as redes de fast-food.
  • Eventos: os profissionais de marketing são responsáveis por promover eventos, sendo eles feiras, aniversários ou grandes jogos de futebol.
  • Experiência: organizando diversos serviços e mercadorias, uma empresa pode criar, apresentar e comercializar experiências, que podem ser vividas em parques de diversão, por exemplo.
  • Pessoas: cada vez mais as pessoas vem se tornando uma “marca” e procurando agencias de marketing de celebridade para se promover.
  • Lugares: visa atrair turistas, novos moradores, fabricas, sedes e empresas. Entre os profissionais da área, é possível encontrar especialistas em desenvolvimento econômico, agentes imobiliários, bancos comerciais, associações comerciais locais e agências de propaganda e relações públicas.
  • Propriedades: bens intangíveis de posse tanto de imóveis quanto de bens financeiros. Requer a ajuda do marketing para que haja compra e venda.
  • Organizações: trabalham sistematicamente para construir uma imagem solida e positiva na mente de seu público alvo. Nesse caso, empresas de todo o mundo usam o marketing para melhorar sua imagem.
  • Informações: a produção, a embalagem e a distribuição de informações constituem importantes setores da economia.
  • Ideias: toda oferta de marketing traz em sua essência uma ideia básica. Produtos são plataformas para oferta de algum conceito ou benefício.

Quem faz o marketing?

  • Profissionais de marketing e clientes potenciais

Tanto quem compra quanto quem vende podem ser considerados profissionais de marketing.

Apesar de ser uma visão um tanto quanto limitada, os profissionais de marketing estão capacitados para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa. Eles são responsáveis por gerar uma demanda que podem ser:

  1. Demanda negativa: os consumidores não gostam do produto
  2. Demanda inexistente: os consumidores não conhecem ou não estão interessados no produto
  3. Demanda latente: os consumidores possuem uma necessidade que, no entanto, não podem ser satisfeita com nenhum produto no mercado
  4. Demanda em declínio: os consumidores passam a comprar o produto com menor frequência ou até deixam de compra-lo
  5. Demanda irregular: as compras dos consumidores são sazonais ou regulam de acordo com o mês, semana ou ano
  6. Demanda plena: os consumidores compram todos os produtos existentes no mercado
  7. Demanda excessiva: a procura pelos produtos é maior do que seus exemplares disponíveis
  8. Demanda indesejada: os consumidores procuram produtos que podem ter consequências sociais indesejadas
  • Mercados

 O conceito de mercado mudou, o que antes era considerado um local físico onde compradores e vendedores se reunião para comprar e vender seus produtos, hoje é considerado um conjunto de compradores e vendedores que efetuam transações relativas a determinado produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (680.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com