TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, KOTLER & KELLER, 14° EDIÇÃO

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  1.395 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Disciplina: Fundamentos de Marketing

Professor: Lucas Cerqueira

Resenha do capítulo 1 do livro “ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, KOTLER & KELLER, 14° EDIÇÃO”

Drielly Martins da Silva

Lauro de Freitas – Bahia

05 de Março 2015

[pic 2]

UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Disciplina: Fundamentos de Marketing

Professor: Lucas Cerqueira

Resenha do capítulo 1 do livro “ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, KOTLER & KELLER, 14° EDIÇÃO”

Drielly Martins da Silva

[pic 3]

Lauro de Freitas – Bahia

05 de Março 2015

    No capítulo 1 do livro "Administração de Marketing 14º edição", vemos qual a importância do marketing bem feito. É possível ver como nos últimos anos houve uma grande mudança no estilo de administrar o marketing. O mercado atual é diferente do que era há um tempo atrás, existe um novo estilo de vida, consumidores e empresas com propostas diferentes, e para isso é necessário ter estratégias e planos de marketing diferenciados e que tenham resultados.

   Durante todo o primeiro capítulo, os autores Philip Kotler e Kevin Keller nos traz conceitos, finalidades sobre o que é necessário para lidar com o marketing. Os autores dão ênfase quando falam do fundamental papel do marketing quando existem desafios a serem enfrentados.

   A cada exemplo citado no livro é possível vivenciar o que os autores querem nos passar mostrando como é importante a compreensão dos mais diferentes mercados. Exemplos como o da campanha do Barak Obama na edição 14, ou da Time Square na edição 12 do livro, nos mostra como o marketing está relacionado a tantas coisas do nosso dia a dia que muitas vezes passamos despercebido, mas que faz o efeito desejado pois o marketing liga o produto ao consumidor.

   Uma das características do marketing seria a constante mudança e adaptação para diversas situações, como no exemplo da rede Domino's onde é percebido como a agilidade da internet pode ajudar ou atrapalhar a visão dos clientes sobre aquela marca ou produto.

   Na leitura do livro, a frase que me chamou atenção é quando os autores dizem que deve ser supérfluo o esforço de venda, pois um marketing bem feito examina o mercado antes, e sabe a hora certa de lançar o produto/serviço.

   Kotler e Keller mostra que é possível atingir o mercado-alvo com um marketing eficaz. A empresa tem que atingir a necessidade do cliente, e o profissional do marketing deve fazer com que a empresa consiga isso. Segundo eles, o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, ou seja, a função do marketing é suprir as necessidades e gerar lucro.

   Outro fator importante que é falado nesse primeiro capítulo, nos diz como é importante estudar o nosso cliente, pois um produto ofertado na hora certa, renderá muito mais lucros, mas sempre devemos lembrar que o profissional de marketing é que será responsável pela demanda do cliente.

    Quando os autores falam sobre as percepções de valores que uma marca causa, é possível perceber como isso realmente é verdade. Se analisarmos os consumidores de uma marca conhecida como a melhor esponja de aço, vamos perceber que raramente essas pessoas chamam a esponja de aço por esse nome, elas citaram como “bombril”, outro exemplo seria as hastes de plástico com algodão na ponta, quem fala isso? Ninguém, todo conhecem como “cotonetes”. Então se por um acaso, essas marcas vierem a entrar em colapso, elas terão um marketing negativo, mas mesmo assim ainda estarão conhecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com