TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cap 2 Teoria, Processo E Prática. 3º Edição

Casos: Resenha Cap 2 Teoria, Processo E Prática. 3º Edição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO

Teoria, Processo e Prática.

3º edição

Resenha do capitulo 2

Foi analisado neste capitulo que os objetivos são proporcionar uma ideia das empresas, visualizando as como classes de organizações sociais e como sistema aberto analisando como determinam seus objetivos, utilizam seus recursos e como funciona sua hierarquia.

As principais características das empresas são suas enormes diversidades, pois podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais, portanto não há como existir duas empresas semelhantes, além de serem diferentes entre si elas enfrentam uma variedade de impactos e influencias. Podendo ser definida como organizações sociais. Umas das razões que explicam as enormes variedades e densidades de organizações no mundo atual e o fato de que a organização é o mais eficiente meio de satisfazer um grande numero de necessidades humanas. Existem três razões que explicam essa existência, são elas: razões sociais, mateias e acumulação do tempo. E é importante notar também que as organizações não colocam seus objetivos dentro de si mesmo, pois nenhuma organização existe apenas por existir, mais para atingir certos objetivos para os quais foi construído. Os objetivos organizacionais estão geralmente colocados fora das organizações, isto é, no ambiente que estão inseridas na sociedade que as envolve e condicionam o seu desenvolvimento. Um dos principais objetivos é produzir algo necessário á sociedade. Pois se a sociedade absorve e aceita o que é produzido é porque necessita, então a organização esta prestando função social.

As organizações são propositadas planejadamente construídas e elaboradas para atingir determinados objetivos e também são reconstruídas, isto é, reestruturada e redefinidas, descobrindo meios melhores com menor custo e esforço. Por isso não se deve nunca construir uma organização como unidade pronta e acabada, pois esta sujeita a constantes mudanças. As empresas possuem uma variedade de características visando lucro, assumindo risco e obtendo sua própria filosofia de negócios próprios e são geralmente avaliados sob um ponto de vista contábil. Elas devem ser reconhecidas pelas demais empresas e pelas agencias governamentais como um “NEGOCIO”.

As empresas como sistemas aberto consistem em entradas ou insumos, esses insumos podem entrar na forma de recursos, energias ou informação. Existem vários tipos de sistemas que podem ser fechados ou abertos dependendo das circunstancias. Cada sistema faz parte integrante de um sistema maior, que constitui o seu ambiente externo, como os gráficos (mapas e plantas) os matemáticos e os descritivos. Com a missão organizacional, em outros termos, a missão significa a própria razão de ser e de existir. Já a visão é a imagem que a organização define a respeito do seu futuro, ou seja, do que ela pretende ser.

Dentro da colocação, o objetivo empresarial tem muitas funções que são as situações futuras, fontes de legitimidade e unidade de medida. Os recursos nos processos produtivos são: a natureza, capital e o trabalho. Podemos classifica-los como físico ou materiais, financeiro e humano, mercadológicos administrativos. Normalmente, cada conjunto de recurso empresarial similar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com