TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Layout

Trabalho Escolar: Layout. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  1.457 Visualizações

Página 1 de 5

LAYOUT

TALITA SILVEIRA DA ROSA

RESUMO: O texto a seguir fala sobre os tipos de layout, que uma empresa pode usar para a sua arrumação e, por conseguinte ajudar em solucionar problemas de produção, posicionamento de máquinas, equipamentos e pessoal tendo como objetivo facilitar sempre o processo produtivo.

Palavras-Chave: Organização. Processo. Tempo

INTRODUÇÃO

Layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, tendo sempre como objetivo de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-primas. O projeto de layout é importante porque com ele pode-se:

- Tornar melhor possível as condições de trabalho das pessoas nas diversas áreas organizacionais.

- Tornar mais simples os fluxos de fabricação ou de tramitação de processos.

- Racionalizar a disposição física dos postos de trabalho, aproveitando todo o espaço útil disponível.

- Minimizar a movimentação de pessoas, produtos, materiais e documentos dentro do ambiente de trabalho.

Sendo assim, são de grande importância, em unidades industriais, seus produtos e o regime de produção, e no de organizações públicas, a origem do trabalho, seu volume e o fluxo de papéis.

LAYOUT

O Layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-primas. (CURY; 2007, p.396)

Tipos de Layout

De acordo com Cury (2007), os principais objetivos do Layout, são:

- Aperfeiçoar as condições de trabalho do pessoal, nas diversas unidades organizacionais.

- Tornar mais simples os fluxos de fabricação ou de tramitação de processos.

- Racionalizar a disposição física dos postos de trabalho, aproveitando todo o espaço útil disponível.

- Minimizar a movimentação de pessoas produtos, matérias e documentos dentro do ambiente de trabalho.

Segundo Matos (1998), existem três tipos básicos de layout, que de acordo com as necessidades existentes, podem ser misturados entre si, para a obtenção de um melhor resultado.

“Layout Posicional: Por posição fixa ou por localização fixa do material. Usado para montagens complexas. O material ou componentes principais ficam em um lugar fixo.” (MATOS,1998).

“Layout Funcional: Por processo. Agrupa-se todas as operações de um mesmo “tipo” de processo.” (MATOS,1998)

“Layout linear: Linha de produção ou por produto. O material é que se move. Uma operação imediatamente adjacente a anterior. Os equipamentos são dispostos de acordo com a seqüência de operações”. (MATOS, 1998)

De acordo com Matos (1998), usa-se Layout posicional quando forem utilizadas máquinas simples, estiverem sendo feitas poucas unidades de cada tipo, e o custo de movimentação for elevado. Usa-se layout funcional quando as máquinas forem de difícil movimentação, variedades de produtos, quando a demanda for pequena. E layout linear quando tiver grande quantidade de peças, a demanda for estável.

“Inegavelmente, e a prática o tem demonstrado, a elaboração de um projeto de layout, na fábrica ou no escritório, pode também ser facilitada com a utilização de algumas ferramentas auxiliares.” (CURY, 2007, p.400).

Um desenho ou planta baixa da área disponível, mostrando a forma e dimensões do espaço existente, a localização de facilidades como elevadores, janelas, saídas, colunas, tomadas e outros detalhes físicos.

Gabaritos ou modelos dos itens físicos, como mesas, cadeiras, armários e demais equipamentos. Finalmente, o estabelecimento, pela cúpula da organização, de padrões não só para as áreas destinadas aos gabinetes dos executivos, mas também para os demais empregados, inclusive fixando o tamanho básico dos móveis padronizados para os empregados segundo uma escala hierárquica ou outro critério qualquer. (CURY, 2007, p.400)

De acordo com um trabalho de H. T. Moore, aprovado pela American Society of Mechanical Engineers, são os seguintes os pontos principais que devem ser observados no desenvolvimento de um layout de fábrica: Estudar o programa de produção, a fim de determinar o número e variedade das unidades acabadas ou pré-acabadas a serem produzidas; fazer uma relação dos materiais e partes que integrarão o produto, separando aqueles produzidos na própria fábrica dos que serão adquiridos fora; relacionar as operações necessárias nos diferentes processos para completar uma unidade de produto; programar as operações da unidade organizacional de produção, permitindo sempre a existência de máquinas e ferramentas suficientes para atender as necessidades de produção; decidir sobre a desejada capacidade da fábrica e dos equipamentos para a linha dos produtos que serão feitos ou propostos, estimando a capacidade futura; programar as operações das unidades de produção e de montagem, fazendo com que os órgãos e equipamentos se situem de modo lógico e racional, favorecendo o estabelecimento de um fluxo progressivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com