TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licitações, Conceitos E Principios

Resenha: Licitações, Conceitos E Principios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Licitações

Conceito e Princípios

Licitação é o procedimento administrativo formal em que a Administração Pública convoca, mediante condições estabelecidas em ato próprio (edital ou convite), empresas interessadas na apresentação de propostas para o oferecimento de bens e serviços.

A licitação objetiva garantir a observância do principio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, de maneira a assegurar oportunidade igual a todos os interessados e possibilitar o comparecimento ao certame do maior número possível de concorrentes.

A Lei n° 8.666, de 1993, ao regulamentar o artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal, estabeleceu normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

De acordo com essa Lei, a celebração de contratos com terceiros na Administração Pública deve ser necessariamente precedida de licitação, ressalvadas as hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

0s seguintes princípios básicos que norteiam os procedimentos licitatórios devem ser observados, dentre outros:

Principio da Legalidade

Nos procedimentos de licitação, esse principio vincula os licitantes e a Administração Pública as regras estabelecidas nas normas e princípios em vigor.

Principio da Isonomia

Significa dar tratamento igual a todos os interessados. E condição essencial para garantir competição em todas as fases da licitação.

Principio da Impessoalidade

Esse principio obriga a Administração a observar nas suas decisões critérios objetivos previamente estabelecidos, afastando a discricionariedade e o subjetivismo na condução dos procedimentos da licitação.

Principio da Moralidade e da Probidade Administrativa

A conduta dos licitantes e dos agentes públicos tem de ser, além de licita, compatível com a moral, a ética, os bons costumes e as regras da boa administração.

Principio da Publicidade

Qualquer interessado deve ter acesso as licitações Públicas e seu controle, mediante divulgação dos atos praticados pelos administra- dores em todas as fases da licitação.

Principio da Vinculação ao Instrumento Convocatório

0briga a Administração e o licitante a observarem as normas e condições estabelecidas no ato convocatório. Nada poderá ser criado ou feito sem que haja previsão no ato convocatório.

Principio do Julgamento Objetivo

Esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com