TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPIO E CONCEITO DE MARKETING

Projeto de pesquisa: PRINCIPIO E CONCEITO DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 7

MARKETING

Taís Regina Klauck

Profª Rosangela Spontam

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Bacharelado em Administração de Empresas (ADG0102) – Prática do Módulo V

15/05/2013

RESUMO

Este trabalho foi elaborado tendo pesquisas realizada através da internet, livro e conhecimentos gerais sobre o assunto abordado, buscando conhecimento a respeito de como o marketing é utilizado nas empresas, e como o uso deste meio nas organizações traz benefícios para as pessoas e empresas envolvidas. Esse tema tem a finalidade de demonstrar como é importante no ambiente empresarial e os benefícios que trazem quando bem aplicadas em uma instituição. A importância da empresa em adaptar-se as necessidades que vem surgindo nos dias de hoje, buscando qualificação para exercer as funções que são necessárias. A preparação e as estratégias nas empresas são um grande diferencial, sendo nos dias de hoje fundamental, pois quando se investe em tecnologia de qualidade a empresa ganha, o consumidor ganha e o marketing nas empresas vem para acrescentar e alavancar tanto a oferta quanto à

Palavras-chave: Marketing. Estratégias. Necessidades.

1 INTRODUÇÃO

Vivemos em uma época onde somos cada dia mais dependentes da tecnologia, para realizarmos ate mesmo as questões mais simples. A cada instante surgem novos serviços, produtos e recursos, para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, que buscam sempre por maior comodidade.

Diante disso a informação nos é ofertada quase que em tempo real, no mesmo instante em que ocorrem os fatos. Quando essas informações são utilizadas de maneira correta pelas empresas, geram lucros, e proporcionam o crescimento da organização. E é nesse processo que utilizamos estratégias de mercado, e colocamos em pratica o papel do Marketing.

O Marketing não é mais somente usado para suprir as necessidades dos consumidores, mas principalmente para facilitar ainda mais sua vida.

Em nosso estudo procuramos entender mais sobre pesquisa de Marketing e sobre como utilizá-lo para o crescimento e sucesso de pequenas e medias empresas, sendo que as quais encontramos com maior frequência em nossa região, o norte mato grossense.

2 PRINCIPIO E CONCEITO DE MARKETING

A palavra marketing não tem uma tradução especifica para a nossa língua, mas é interpretada por vários autores conforme seu entendimento do conceito. Portanto há inúmeras definições para essa palavra. De modo geral podemos interpretá-la como toda a ação realizada no mercado, e como a área do conhecimento que diz respeito a todas as atividades relacionadas á troca, usada para a satisfação de desejos dos clientes, visando também atingir as metas da empresa.

O marketing surgiu com a percepção do homem em satisfazer suas necessidades básicas para a sobrevivência. Assim usava-se o método de troca de produtos com as comunidades vizinhas, o que originou a atividade comercial, surgindo assim os primeiros indícios de marketing.

Mas o desafio dos profissionais dessa área é maior do que imaginado por muitas empresas. Alem de ter a missão de levar ao publico os melhores produtos, saber exatamente o que o consumidor deseja, e alavancar as vendas, ele também é responsável por fidelizar esses clientes, para que passem a comprar constantemente de seus produtos, com a impressão de que ele venha suprir sempre as suas necessidades, e que outro produto de mesma utilidade, porem de outro fabricante, não lhe seja tão confiável. Para causar essa impressão é necessário compreender realmente o que é desejado pelo consumidor, pesquisar torna-se a ferramenta mais importante neste processo e traz para dentro da organização os dados que permitem criar diferenciais. Existem questões importantes a serem avaliadas no processo de fidelização, como:

• Por que sua marca foi escolhida;

• Que fatores o influenciaram nesta escolha;

• Como atender aos próximos desejos;

• Que tipo de atendimento o consumidor almeja;

• O desejo foi completamente satisfeito;

• Onde o produto será disponibilizado para o cliente;

• A comunicação foi fator decisivo no processo de escolha;

• Que informações foram importantes na escolha do produto.

Ao analisar estas e outras questões, facilita-se o procedimento que permite encontrar a forma ideal para fidelizar o consumidor, com mais informações tudo torna-se mais fácil e ao mesmo tempo permite entender a diversidade de informações que se entrelaçam na mente do consumidor.

Fidelizar é um processo onde os dois lados ganham e sentem-se bem, trazendo benefícios mútuos e permitindo estabelecer uma relação duradoura.

2.1 PESQUISA DE MARKETING

Sabendo que as pessoas procuram satisfazer seus desejos através de produtos ou serviços que julgam necessários, precisamos identificar esses produtos/serviços de alguma maneira para que possamos ofertar exatamente o desejado ao consumidor, como podemos fazer isso: utilizando investigações de mercado. O que chamamos de Pesquisas de Marketing.

Pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o profissional de marketing por meio de diversas informações. O inicio desse processo é sempre com o cliente, pois com ele identificamos o que precisamos oferecer, e passamos a fornecer, sendo ele também o fim do processo, que volta a se repetir após a compra, com a opinião do consumidor sobre tal produto/serviço.

Para identificar essas necessidades e implantar estratégias e programas que visem à satisfação do consumidor, os profissionais de marketing precisam de informações a respeito dos clientes,dos concorrentes e de outras forças que atuam na empresa [...](VIERA, 2002, p. 62).

Podemos classificar a pesquisa de varias maneiras, utilizando de diferentes métodos.

Ela pode ser Quantitativa, onde o resultado da pesquisa vem sempre representada por números;

Qualitativa, onde se procura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com