TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica De Mercado

Artigo: Logistica De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 10

4. APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA - RFID.

As Etiquetas Inteligentes, RF Tags ou Transponders são uma tecnologia já presente no mercado. Já podem ser encontradas em diversas as áreas como o controle de acesso, controle de tráfego de veículos, lavanderias, industriais, aplicações em ambientes hostis por exemplo: processo de pintura industrial e lubrificação de partes ou produtos identificados com RF Tag, controle de containeres, cuidados de saúde para monitorar pacientes, construção na gestão de projetos e equipamentos e até nos transportes para monitorar bagagem e passageiros nos aeroportos.

4.1. Aplicações Automotivas

Sistemas antifurto para automóveis.

Os dispositivos antifurto para veículos (figura 07), baseados na tecnologia da radiofreqüência, desenvolvidos em 1993 trouxeram para a indústria automobilística o imobilizador eletrônico, um chip somente de leitura que é empregado como chaveiro, ou inserido na parte plástica da chave do veículo.

Nos veículos em que o chip é instalado, quando o motorista coloca a chave no contato, um microleitor recebe o código encriptado do chip e a partida só é liberada após a confirmação deste código.

Cápsula de Vidro é um transponder somente de leitura com 64 bits. Equipou a primeira geração de sistemas de imobilização de automóveis e ainda hoje é muito utilizado e tem uma expectativa de vida ilimitada.

Magic é um transponder com Criptografia de dupla autenticação, especialmente desenvolvido para a segunda geração de sistemas de imobilização. Ele é programado internamente com uma chave de 96 bits, inacessível e virtualmente impossível de ser quebrada.

O Tag Coder combina a funcionalidade de um transponder criptografado de 125KHz com dupla autenticação com a função de controle remoto por RF. Ele é a evolução natural dos sistemas de imobilização.A funcionalidade do transponder permanece totalmente sem bateria e o mais importante, a antena é integrada dentro do Tag Coder.

O Tag Coder Lite apresenta a mesma funcionalidade do Tag Coder, mas sem a capacidade de Link de RF (controle remoto) Apresentando exatamente a mesma capacidade de memória e características de segurança, o Tag Coder Lite deverá ser nos próximos anos o padrão de sistemas de imobilização com criptografia. Apresenta hoje o menor custo para transponders de imobilizadores do mercado.

Para sistemas de acesso a veículos sem a chave (Keyless Entry System), a Sokymat desenvolveu o componente chave requerido para o cartão ou chaveiro de acesso do motorista. Isto foi conseguido com a integração de um sofisticado circuito receptor de alta performance na pastilha do Tag Coder.

Figura 07 – Modelos de Transponders Automotivos

Fonte: http://www.acura.com.br/prod_rf_tag_22.php

O imobilizador eletrônico permite à indústria automobilística armazenar junto ao código do chip dados sobre quando cada chave foi feita e quantas chaves foram acrescentadas ao sistema. A adição de novas chaves só pode ser realizada com a disponibilização do veículo pelo proprietário, diminuindo o risco para a indústria de seguros. (ACURA Technologies). (1)

4.2. Aplicações em Identificação Animal

Transponder tipo cápsula de vidro para uso animal. As medidas vão de um diâmetro de 2,12mm e comprimento de 8mm até um diâmetro de 4mm e comprimento de 34mm. Esta variedade permite o seu uso em uma série enorme de aplicações na área animal. Veja a figura 08.

transponders tipo cápsulas de vidro para uso animal. As medidas vão de um diâmetro de 2,12mm e comprimento de 8mm até um diâmetro de 4mm e comprimento de 34mm. Esta variedade permite o seu uso em uma série enorme de aplicações na área animal. Construídos em Bio-Glass, são totalmente inertes em contato com organismos vivos, não apresentando riscos à saúde dos animais. Ideais para serem injetados em animais domésticos e selvagens.

Voltado para o uso em orelhas de animais, notadamente gados bovinos, suínos e ovinos, o Button Tag é fixado no animal com um macho que o trava na orelha do mesmo. Pode ser lido a distâncias de ao menos 80cm com leitores tipo AcuProx.

O Bolus Tag é a mais segura forma de identificação de Gado, na medida em que ele só pode ser retirado no abate. Entretanto, sua aplicação apresenta certa dificuldade, pois exige muito do animal. Construído em Cerâmica especial que protege um transponder tipo cápsula de vidro, ele é inserido pela boca do animal e fica depositado na retícula, portanto, pode ser usado apenas em animais ruminantes, permitindo leituras da ordem de 80cm ou mais.

Anilhas para aves, mais conhecidas para uso em corrida de pombos, daí o nome de Pigeon Ring Tag. O design da Anilha é ao mesmo tempo prático, ergonômico, confortável para as aves e muito fácil de manipular.

Figura 08 – Modelos de Transponders de Uso Animal

(Fonte: http://www.acura.com.br/prod_rf_tag_28.php

Os Identificadores de RFID (transponders) mais comumente utilizados em animais são “passivos”. Eles não possuem baterias ou outra fonte própria de energia. Esses identificadores utilizam a energia transmitida pelos leitores (transceivers) para emitir seu sinal.

4.3. Aplicação na Saúde

Já é uma realidade o implante da RFID em seres humanos. As microplaquetas de computador, que são do tamanho de um grão do arroz, são projetadas para serem injetadas no tecido do braço. Usando um leitor especial, os médicos e a equipe de funcionários do hospital podem buscar a informação das microplaquetas, tais como a identidade do paciente, seu tipo do sangue e os detalhes de sua condição, a fim de apressar o tratamento.

Os dispositivos estão sendo aplicados nos pacientes que sofrem da doença de Alzheimer, do diabetes, de doenças cardiovasculares e outras que requerem o tratamento complexo.

Os dados médicos não são armazenados nos dispositivos. As informações são armazenadas em uma base de dados que liga os números de série originais das microplaquetas com os dados pacientes.

Veja a figura 09 um exemplo de um Chip de RFID para implante em seres humanos.

Figura 09 – Transponder em Seres Humanos - VeriChip

Fonte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com