TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica De Mercado

Pesquisas Acadêmicas: Logistica De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  7.217 Palavras (29 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 29

RESUMO

Através desta pesquisa documental, podemos verificar que o desenvolvimento do País vem contribuindo para o aumento do lixo. No meio ambiente atual, são produzidos muitos tipos de dejetos, dentre eles o lixo seco. Desta forma compreendem-se dentro desta classe o plástico, o papel e outros tipos de lixo descartados, as baterias, pilhas, lixo eletrônico em geral, não fazem parte deste tipo, pois são tóxicos e prejudicam muito mais o meio ambiente. Diante destas situações esta pesquisa busca soluções que nos conscientizem em encontrar maneiras para que possamos agir com o propósito de amenizar este problema que se torna cada dia mais grave e crescente trazendo danos irreparáveis ao meio ambiente.

Palavras-chave: Armazenagem, Classificação dos Materiais, Reciclagem.

1 INTRODUÇÃO

Há alguns anos o principal objetivo é o aumento de produção, mas sem a menor preocupação com os impactos que essa frenética demanda pode causar. Isso repercutiu num grande volume de lixo e poluição. O atual desafio é aumentar a produção e diminuir os resíduos. Juntamente com esse índice alto de produção em massa, cresceu também a propagação de aparelhos eletroeletrônicos, que por sua vez gera um grande acumulo de lixo. Parte dessa parcela desses resíduos é tóxica, merecendo destaque as pilhas e baterias. Os resíduos gerados por pilhas e baterias contribuem notavelmente para a poluição e contaminação dos recursos naturais, causando impactos também à saúde humana. As pilhas em geral contêm materiais como mercúrio, chumbo, cádmio, níquel, manganês, zinco, cobre e lítio. Esses metais pesados causam grandes impactos ambientais, bem como doenças graves devido ao fato de manuseio e descarte inadequados. O grande número de pilhas que vão para o lixo doméstico é devido à falta de informação, divulgação e preocupação de seus próprios fabricantes e também dos processos de reciclagem desse tipo de material e assim como os impactos por eles causados devido ao uso de metais pesados.

2 LOGISTICA

2.1 ARMAZENAGEM

A evolução tecnológica, como não poderia deixar de ser, estendeu seus múltiplos benefícios à área de armazenagem, tanto pela introdução de novos métodos de racionalização de fluxos de distribuição de produtos, como pela adequação de instalações e equipamentos para movimentação física de cargas. O objetivo primordial do armazenamento é utilizar o espaço nas três dimensões, da maneira mais eficiente possível. As instalações do armazém devem proporcionar a movimentação rápida e fácil de suprimentos desde o recebimento até a expedição. Assim, alguns cuidados essenciais devem ser observados:

• determinação do local, em recinto coberto ou não;

• definição adequada do layout;

•definição de uma política de preservação, com embalagens plenamente convenientes aos materiais;

• ordem arrumação e limpeza, de forma constante;

• segurança patrimonial, contra furtos, incêndio etc.

Ao se otimizar a armazenagem, obtém-se:

• máxima utilização do espaço (ocupação do espaço);

• efetiva utilização dos recursos disponíveis (mão de obra e equipamentos);

• pronto acesso a todos os itens (seletividade);

• máxima proteção aos itens estocados;

• boa organização;

• satisfação das necessidade dos clientes.

2.1.1 ARRANJO FÍSICO (LAYOUT)

O significado de layout pode ser explicado por meio das palavras desenho, plano, esquema, ou seja, é o modo pelo qual ao se inserirem figuras e gravura surge uma planta, podendo-se, por conseguinte, afirmar que o layout é uma maquete no papel. O layout influi desde a seleção ou adequação do local, assim como no projeto de construção, modificação ou ampliação, conforme o caso, bem como na distribuição e localização dos componentes e estações de trabalho, assim como na movimentação de materiais, materiais, máquinas e operários. Logo, o layout é iniciado com a aplicabilidade da elaboração de um projeto, sendo finalizado por sua concretização.

2.1.2 O LAYOUT NA ARMAGENAGEM

A realização de uma operação eficiente e efetiva de armazenagem depende muito da existência de um bom layout, que determina, tipicamente, o grau de acesso ao material, os modelos de fluxo de material, os locais de áreas obstruídas, a eficiência da mão de obra e a segurança do pessoal e do armazém. Os objetivos do layout de um armazém devem ser:

• assegurar a utilização máxima do espaço;

• propiciar a mais eficiente movimentação de materiais;

• propiciar a estocagem mais econômica, em relação às despesas de equipamento, espaço, danos de material e mão de obra do armazém;

• fazer do armazém um modelo de boa organização.

A metodologia geral, para projetar um layout de um armazém, consiste em cinco passos:

• definir a localização de todos os obstáculos;

• localizar as áreas de recebimento e expedição;

• localizar as áreas primárias, secundárias, de separação de pedidos e de estocagem;

• definir o sistema de localização de estoque;

• avaliar as alternativas de layout do armazém.

O arranjo físico é a disposição física dos equipamentos, pessoas e materiais, da maneira mais adequada ao processo produtivo. Significa a colocação racional dos diversos elementos combinados para proporcionar a comercialização dos produtos. Quando se fala em arranjo físico, pressupõe-se o planejamento do espaço físico a ser ocupado e utilizado. O arranjo físico é representado pelo layout, que significa colocar, dispor, ocupar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com