TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR

Por:   •  18/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

  1. O papel e a evolução do marketing
  2. Marketing de Relações: tudo começa com o consumidor
  3. Posicionamento no mercado: o desenvolvimento de relações
  4. O marketing da missão junto aos consumidores
  5. Proposta para tornar uma empresa orientada para o marketing
  1. Ajuda na prestação de serviços mais adaptados às necessidades dos clientes

MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR DE MATO GROSSO

Camila Gomes Ramos da Silva[1]

Elen Guimarães Sousa Simmonds[2]

RESUMO

Deve constar até 150 palavras

Palavras – Chave: de 3 a 5 palavras-chave. 

ABSTRACT


Key - Words:

1. INTRODUÇÃO

O marketing é uma análise na qual facilita detectar as necessidades do consumidor, promover produtos e/ou serviços, e projetar dentro da organização meios para que o cliente seja atendido de acordo com seus desejos.

É importante frisar que, não somente a captação é primordial para a empresa, mas também a fidelização daqueles que compram ou adquirem os serviços oferecidos, fixar um relacionamento entre empresa e cliente. No caso de uma Instituição de Ensino Superior existe uma relação de troca, a instituição proporciona a satisfação de necessidades e em troca recebe alunos, dinheiro e tempo. (KOTLER et al, 1994).

     O marketing de relacionamento é criar, manter e aprimorar fortes relacionamentos com os clientes e outros interessados. Além de elaborar estratégias para atrair novos clientes e criar transações com eles, as empresas empenham-se em reter os clientes existentes e construir com eles relacionamentos lucrativos e duradouros. (KOTLER E ARMSTRONG 2003, p. 474).

Baseado nesta premissa, esse estudo tem por objeto analisar as ferramentas que são utilizadas pela Instituição de Ensino Superior para captação e retenção de alunos, assim como conhecer suas expectativas e quais seus níveis de satisfação em relação ao marketing de relacionamento.

Neste contexto serão utilizados os métodos de pesquisa quanti-quali, por meio de entrevistas e questionário que darão embasamento necessário para identificar se as ferramentas de marketing da Instituição são suficientes para a captação e retenção de alunos.

O Marketing é um processo utilizado pelas empresas no intuito de se promoverem e anunciarem de forma positiva seus serviços, com o objetivo de atingir seu mercado-alvo, trazendo para si novos clientes, elaborando planejamentos para que possam se manter no mercado. (BERNARD, 2007). De acordo com, KOTLER, 2000, p.34 “O marketing consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo.”

Empregar o Marketing em uma Instituição de Ensino Superior (IES) é importante para buscar novas visões estratégicas, analisar as mudanças que estão ocorrendo no mercado, observar quais os impactos para as IES e como estão adaptando-se mercadológicamente.  com a utilização do marketing é possível o estreitamento do relacionamento com o seu público-alvo, proporcionando assim a captação e retenção dos alunos (NILSEN et al, 2007).

Em meados da década de 70, o marketing começou a se expandir nas instituições de Ensino Superior. Com o crescimento dessas Instituições, a competitividade aumentou, neste novo cenário. Em razão disso, a pesquisa será feita com o intuito de influenciar positivamente o desenvolvimento do marketing, levando em consideração a heterogeneidade do público, identificação as necessidades e exigências do cliente.

Neste sentido a presente pesquisa pretende analisar as ferramentas que são utilizadas pela Instituição de Ensino Superior, para captação e retenção de alunos, descrever a importância do marketing para o segmento de educação superior, compreender como são aplicadas as ferramentas para captação de alunos, identificar quais estratégias a Instituição utiliza para retenção dos acadêmicos, e analisar o desenvolvimento do marketing dentro da IES.

2. EVOLUÇÃO OU BREVE HISTÓRICO DO ASSUNTO

Inicia-se, no primeiro parágrafo, com um texto original do autor. A seguir deve confirmar esse texto original com uma citação de um autor de obra consagrada. Assim, por diante.

  1.  CONCEITUAÇÃO DO TEMA

Inicia-se, no primeiro parágrafo, com um texto original do autor. A seguir deve confirmar esse texto original com uma citação de um autor de obra consagrada. Assim, por diante.

3. ESPECIFICIDADE DO ASSUNTO

Inicia-se, no primeiro parágrafo, com um texto original do autor. A seguir deve confirmar esse texto original com uma citação de um autor de obra consagrada. Assim, por diante.

3.3 FUNDAMENTOS OU APLICABILIDADE

Inicia-se, no primeiro parágrafo, com um texto original do autor. A seguir deve confirmar esse texto original com uma citação de um autor de obra consagrada. Assim, por diante.

3.3.1 Aspectos fundamentais

4. METODOLOGIA

A devida pesquisa será de cunho qualitativo com abordagem exploratória, levantamento de dados e aplicação de questionários abertos e fechados. A pesquisa exploratória conforme a ABEC(2015) permite rever o plano de pesquisa para realização de um estudo mais aprofundado sobre o tema. E o levantamento de dados é caracterizado pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento deseja conhecer(Censo). Procede-se a solicitação de informações a grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com